Inbound Marketing

Inbound marketing: o que é?

Por muito tempo, o Outbound marketing (marketing tradicional) dominou as estratégias das empresas. Mas agora, estamos na era do Inbound, uma nova forma de se fazer marketing.

O conceito de marketing surgiu em 1950, no pós guerra, no momento de avanço da industrialização mundial.  Naquele tempo, o simples processo de produção e venda do produto com qualidade já não era o suficiente. Era necessário mudar.

O marketing surgiu como uma ferramenta que demonstrava os diferenciais de uma empresa para outra. Dessa forma, o mercado mudou e os produtos iniciarão suas inovações, destacando através dessa ferramenta suas particularidades para seu público.

O conceito de Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos em 2009.  Ele foi atrelado ao lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

A ferramenta ganhou força com o tempo através das mídias digitais que se propagaram pelo mundo. Atualmente, este tipo de marketing é o mais praticado pelas empresas, gerando mais vendas e reforçando sua marca no mercado.

Como funciona o Inbound Marketing?

Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing significa: marketing de atração. É nesse ponto que encontramos sua principal diferença em relação ao marketing tradicional.

No Inbound são realizadas ações com o intuito de atrair o seu potencial cliente para seu blog, seu site ou suas redes sociais. A partir desse ponto é feito o processo de relacionamento e envolvimento com esse público, criando conteúdos personalizados que mantenha o interesse deles em sua empresa.

Esse conteúdo servirá em forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformando-a em referência em seu mercado.

Através do Inbound Marketing, nós também conseguimos mensurar corretamente o quanto uma ação de marketing gerou de resultados. As plataformas digitais concedem relatórios de envolvimento de seus anúncios e permite identificar os resultados positivos.

Heitor Augusto

Co-fundador e CEO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Gestão comercial e pós-graduado em Estratégias Digitais. Louco por empreendedorismo, marketing, música e filmes. - “Aprender, entender e aplicar”.

2 thoughts to “Inbound marketing: o que é?”

  1. Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!

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