Logotipo

Desenvolvendo um logotipo #1

Esse artigo é o primeiro de uma série sobre o desenvolvimento de um logotipo profissional. Nessa etapa abordaremos o passo inicial: o Briefing

No Brasil, muitas empresas são abertas todos os dias. Para se ter uma ideia, de acordo com G1, no ano passado foram cerca de 1.199.373 empresas abertas em variados segmentos. Desde o setor comercial e varejo, até o industrial.

Quando uma empresa é aberta, muitos de seus donos esquecem de um dos principais pontos importantes da sua criação. Não estamos falando de caixa, localidade ou dinheiro para iniciar o negócio, mas sim, do logotipo.

O que todos deveriam se ater é que o logotipo é a primeira parte da empresa a entrar em contato com seu público. Será ele que refletirá as características positivas da empresa e dará a primeira imagem. Pense em uma marca de celular, ou de refrigerante, quais as marcas que surgem primeiro em sua mente?

Mas para isso acontecer é necessário que o logotipo seja funcional. Que demonstre com clareza ao seu público o que ele estará adquirindo ao seu envolver com a sua empresa.

Aqui demonstramos o primeiro passo para o desenvolvimento de um logotipo profissional:

O Briefing

A primeira parte da construção de um logotipo é o Briefing (Resumo em português). Um conjunto de informações coletados para desenvolver um projeto.

É nesse ponto que o designer gráfico irá entender o seu negócio e o seu público. Com essas informações, ele poderá levantar características para iniciar a construção do seu projeto.

Perguntas básicas devem ser respondidas como: qual o gênero que deseja atender? Elementos restritos que não queira que esteja no seu logotipo? Elementos obrigatórios? Cores? Entre outros.

O Briefing é a chave fundamental para o designer gráfico entender qual caminho ele deverá seguir em sua criação. A falta de informação ou de entendimento das partes nesse processo, poderá acarretar em um logotipo totalmente fora do público que ele deverá interagir.

 

Siga-nos nas Redes Sociais e Compartilhe:
error0

Heitor Augusto

Co-fundador e CEO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Gestão comercial e pós-graduado em Estratégias Digitais. Louco por empreendedorismo, marketing, música e filmes. - “Aprender, entender e aplicar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *