Naming

Você sabe o que é Naming?

Você está pronto para abrir sua empresa, mas será que o nome que você escolheu para ela é o certo? Será que seu público entenderá o que você quer transmitir com esse nome?

Naming é a palavra certa para qualquer negócio que está se iniciando. Iniciar uma empresa com um nome fraco e não funcional, pode alavancar um marketing negativo.

Naming é uma área do Branding* que tem uma das tarefas mais difíceis do marketing: nomear marcas, produtos e serviços, traduzindo sua essência, princípios, posicionamento e valores.

Em um país onde, entre janeiro e março de 2017 foram criados 581.000 novos empreendimentos, será que todos passaram por essa etapa? Será que dentre esse milhares, o Naming foi utilizado nomear suas marcas?

Um dos primeiros passos na estruturação da identidade de uma marca é definir o nome que a acompanhará. O Naming é, neste contexto, um processo criativo e interdisciplinar de desenvolvimento de nomes. A sua função é encontrar um nome alinhado à essência da marca, seu núcleo de significado e propósitos futuros.

Etapas do Naming

– conhecimento e definição da estratégia, onde surgem conceitos e valores que se quer transmitir;
– brainstorming de nomes e pré seleção dos nomes com menor potencial de acordo com os valores definidos;
– avaliação da sonoridade;
– verificação jurídica e disponibilidade de domínios;
– nova avaliação conceitual.

Naming x Identidade visual

Muitas pessoas confundem a criação da identidade visual da empresa que abrange diverso elementos como: logotipo, cores, tipografia, entre outros; com Naming. De fato, ele pode até se tornar uma etapa do processo, mas podem ocorrer de forma separada.

O Naming é o ponto inicial para qualquer novo produto ou empresa que está surgindo no mercado. Somente após seu desenvolvimento segue-se para a criação da identidade visual, mantendo a comunicação e os elementos da criação do nome. Será a identidade que reforçará a transmissão do conceito definido para o nome da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *