logotipo

Desenvolvendo um logotipo #2

Continuando nossa série “Desenvolvendo um logotipo profissional”, trazemos o passo dois: Planejamento e Pesquisa.

Na primeira parte da nossa série falamos sobre o Briefing.  Um importante passo para a criação de um logotipo. Caso você não tenha lido, confira este artigo aqui.

Após buscarmos todos os detalhes sobre o público alvo do nosso cliente e seu conceito, chegou o momento de darmos o próximo passo da criação. Já possuímos a informações necessários, mas como utilizá-las da melhor forma?

É sempre importante dizer que a linha de criação de um designer gráfico varia de profissional para outro. Porém, um sistema mais consolidado, deve conter também os seguintes passos:

Planejamento

Este processo engloba documentar o briefing junto ao setor de criação. Neste momento é feito também o cronograma do projeto a partir desta data, e delimitação de tarefas a serem executadas.

Todas as informações colhidas na primeira etapa serão entregues para o setor de criação. É chegado o momento do Brainstorm levantando ideias que poderão ser utilizadas para o projeto.

Essas ideias são focadas principalmente no tipo de público que o cliente irá atender e no conceito que deseja passar para o mercado. Sua marca deve possuir um fundamento para que se destaque perante seus concorrentes.

Com o planejamento bem elabora, as melhores ideias selecionadas e a distribuição das tarefas para cada participante, já se pode criar um cronograma para o projeto.

Pesquisa

Neste processo é realizada a pesquisa referencial sobre o projeto.

Esta pesquisa abrange todos os quesitos visuais para o projeto, como marcas similares, marcas de mesmo ramo no mercado próximo ou internacional, marcas de ramos próximos, estilo de comunicação e entendimento sobre o ramo da marca.

Entendimento sobre o mercado, pesquisa sobre elementos chaves ou até mesmo elementos históricos que possam auxiliar o desenvolvimento da identidade ou marca.

No próximo artigo abordaremos mais alguns passos importantes para o desenvolvimento de um logotipo de sucesso. Continuem ligados!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *