Marvel

Aprendendo estratégias de marketing com os filmes da Marvel

O filme dos Vingadores: Ultimato está prestes a estrear nos cinemas. Mas o que a Marvel faz para manter seus espectadores fiéis e como podemos utilizar isso na nossa empresa?

Já apresentamos aqui algumas técnicas de marketing digital que a Netflix trabalha através de suas séries. Se caso ainda não leu, confira o nosso artigo neste link: http://dbriefing.com.br/blog/2017/10/04/netflix-e-marketing-inbound-o-que-eles-tem-em-comum/

Hoje iremos apresentar algumas estratégias que uma das maiores empresas de entretenimento do mundo aplica em suas propagandas. Estamos falando da Marvel e seu universo cinematográfico.

Com certeza você já assistiu Capitão America, Thor, Guardiões da Galáxia, entre outros. A Marvel vem há alguns anos, ampliando o seu universo dos quadrinhos para as telonas do mundo, arrecadando mais de USS$ 15,3 bilhões de dólares com os seus filmes (de acordo com a Deadline). Isso é mais que o dobro da sua rival DC Comics.

Mas o que podemos aprender com a Marvel e aplicar na nossa empresa?

1 – Merchandising:

A Disney adquiriu a Marvel em 2009 e de lá pra cá muitas coisas mudaram. Naquele momento houveram muitas especulações de como a empresa abordaria o universo dos quadrinhos e se iria tomar cuidado em não prejudicar os fãs.

Seguindo um planejamento muito bem elaborado a Disney começou a utilizar em seus filmes o Merchandising. Podemos citar como exemplo as cenas que aparece Tony Stark, que sempre está com um carro de luxo de marcas diferentes. Ou até mesmo as propagandas que aparecem em certas situações dos filmes bem dispostas nas cenas. Esse ponto fez com que a empresa ganhasse não somente na bilheteria mas com seus anunciantes.

O Merchandising também se estendeu para a produção de bonecos. Nunca na história da Marvel se vendeu tantos bonecos de seus heróis onde muitos ainda eram desconhecidos. Isso sem falarmos em camisetas, canecas, acessórios e muitos outros.

Mas o que isso tem a ver com a minha empresa? Pense bem, é sempre importante ficar atento nas oportunidades que possam alavancar seu negócio. Explorar muitas vezes outros mercados nos quais o seu produto (ou serviço) possam estar é um passo importante para aumentar os seus resultados.

2 – Agregar valor a marca

Essa técnica tem cativado famílias sem alienar as mesmas. Com o passar do tempo a Marvel se estabeleceu como uma força cinematográfica que demonstra muita segurança.

Seus novos filmes demonstram amadurecimento de enredo, de emoção e de personagens, envolvendo o público com a trajetória. O que pode se aplicar também na construção e posicionamento de uma marca.

Para uma empresa, a gestão de sua marca permite que ela atue de forma precisa dentro do seu mercado, interagindo com seu público e atraindo o mesmo. Dessa forma, o conhecimento da sua marca irá abranger outro nichos, passando a ser conhecida por muito mais pessoas.

Dessa forma é necessário que você conheça seu público. A Marvel estudou e descobriu para quem ela iria criar seus filmes unindo seus produtos e seus materiais de divulgação focado para esse público.

Você conhece seus clientes? Temos um artigo falando sobre isso. Confira aqui: http://dbriefing.com.br/blog/2018/11/14/estrategias-de-marketing-digital-voce-conhece-seu-cliente/

3 – Storytelling

Nesta busca pelo envolvimento e entretenimento dos espectadores a Marvel usa o recurso de Storytelling (contar historia). Gradativamente seus personagens vão tomando forma dentro das telonas seguindo histórias lineares que se ramificam, criando um mundo aos olhos de seus telespectadores.

Utilizando esse recurso, empresas comuns são capazes de se conectarem emocionalmente com o seu cliente. Criar um mistério em torno do produto ou serviço, apresentar detalhes e fatores de relevância prendem a atenção do seu público-alvo e traz envolvimento com o mesmo.

Fique atento as mudanças do mercado e o comportamento de seu público. Participe de eventos que possam envolver sua empresa com sua audiência. Essas são chaves ideais para o crescimento da sua marca no mercado.

Heitor Augusto

Co-fundador e CEO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Gestão comercial e pós-graduado em Estratégias Digitais. Louco por empreendedorismo, marketing, música e filmes. - “Aprender, entender e aplicar”.

2 thoughts to “Aprendendo estratégias de marketing com os filmes da Marvel”

  1. Prezados boa tarde.
    O meu filho esta muito triste por saber que o Capitão América vai morrer.
    O sonho dele é ser o Capitão América substituto.

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