LinkedIn

LinkedIn: o que devemos fazer no final de cada ano?

O ano está acabando e o perfil do seu LinkedIn ainda continua o mesmo de quando começou. Como atualizá-lo da melhor forma para o novo ano que se aproxima?

O LinkedIn é uma das redes sociais mais utilizadas por empresas e profissionais para aumentar o seu networking e gerar novas oportunidades de negócio. Porém, poucos são aqueles que atualizam suas informações em seus perfis ao decorrer do ano.

Uma boa sugestão é fazer isso sempre ao final do ano, em dezembro. Assim é possível começar o novo ano com um perfil e uma estratégia de networking atualizados. Aqui trazemos algumas dicas que podem lhe auxiliar nesse processo:

Atualize sua foto
Trocar a sua foto anualmente é um bom hábito para adquirir. Você pode ter mudado o penteado ou adotado um novo estilo de se vestir – ou talvez apenas seja hora de uma foto nova. Quando você atualizar, lembre de nomear o arquivo como “seunome.jpg” antes de carregá-lo. Isso vai fazer com que o seu perfil apareça na primeira página do Google com o seu nome e também na pesquisa de imagens do buscador. Uma boa dica é fazer uma sessão de fotos profissionais e demonstrar sua preocupação com seu visual.

Revise seu currículo
Revise seu currículo e atualize-o se for apropriado. Talvez você tenha um novo cargo voluntário para adicionar ou algum prêmio que recebeu. Assegure-se de que seja autêntico e, ao mesmo tempo, inspiracional, para mostrar que você está pronto para o próximo emprego que busca ter.

Atualize sua entrada de experiência atual
Você completou mais um ano de experiência no trabalho. Mesmo que você esteja no mesmo cargo, você provavelmente tem algumas conquistas empolgantes e novas habilidades sobre as quais contar. Atualize o campo da experiência com onde você está e aonde você quer chegar em sua carreira.

Avalie seus grupos
É importante observar se você está engajado nos grupos dos quais participa. Questione-se se são os espaços certos para você, se estão gerando valor. Busque novos grupos onde você deveria estar. Avalie sua estratégia nesse sentido, no mínimo, uma vez por ano. Pense nos grupos como associações profissionais e pergunte-se se a sua participação ainda é valiosa e se o prepara para o próximo cargo que você busca.

Torne seus conteúdos atuais
Se você tem adicionado pessoas em sua rede em tempo real à medida em que você as conhece, muito bem! Se você não tem feito isso, é hora de tornar suas conexões atuais. Um processo de três passos pode tornar seus contatos completos:

1. Faça uma busca reversa em seu email, identificando novas pessoas com quem você se comunicou e que gostaria de adicionar à sua rede de contatos. Então, adicione-as;

2. Observe o seu calendário do ano e identifique pessoas novas pessoas com quem você interagiu em reuniões, eventos etc. Inclua-as se você ainda não tiver feito isso;

3. Identifique pessoas da sua equipe, da sua empresa e da sua comunidade de trabalho que você conheceu no último ano, como aquelas às quais você foi apresentado em sessões de treinamento, novos clientes ou novos parceiros de negócios. Assegure-se de que todas essas sejam conexões no LinkedIn.

Atualize também o perfil da sua empresa. Essa é uma ótima oportunidade de mostrar para seu mercado que você está sempre em atividade e se preocupa com a exposição positiva da sua empresa. Veja algumas dicas aqui no nosso blog.

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