Estratégias de marketing digital

Estratégias de Marketing Digital: Você conhece seu cliente?

Sim, parece uma pergunta estranha, mas na verdade é um dos principais problemas de muitos empresários. Nas Estratégias de Marketing Digital, entender e conhecer o cliente é um dos fatores mais importantes. Um dos pontos chave para qualquer negócio melhorar suas oportunidades de vendas. Além disso, é claro, aumentar o nível de satisfação deles.

Como já dizia John Hicks, ganhador do Nobel de Economia de 1994 “Quem garante todos os empregos não são os empresários, os sindicatos ou os governantes. São os consumidores”.

Mas o que isso tem a ver com as minhas estratégias de marketing digital?

Para iniciar qualquer estratégia no ambiente digital é necessário descobrir onde seu cliente está. Isso evitará que você gaste tempo e recursos em ferramentas que não lhe trarão nenhum resultado.

Quanto mais informações você possuir sobre eles, melhor será o desempenho de suas campanhas, ou seja, seus anúncios estarão em pontos que eles acessam, aumentando sua visualização e destaque.

Para que você consiga atrair um Lead para que ele converta em uma oportunidade de venda é necessário nutri-lo com informações relevantes e para isso você tem que conhecê-lo. Descobrir seus gostos pessoais e profissionais podem proporcionar a sua estratégia de marketing digital caminhos para alcançar seus objetivos de forma eficiente.

Como conhecer melhor o meu cliente?

Comece com os que você já atende. Busque características parecidas entre eles para definir um perfil de cliente ideal. Chamamos esse ponto na estratégia de marketing digital de Personificação de Público-Alvo ou Criação da Persona.

A Persona possui nome, idade, gênero, objetivos pessoais e profissionais, sonhos que deseja alcançar. Tudo isso formalizado pelas traços comuns entre os perfis de seus clientes. Com uma Persona definida não quer dizer que você terá 100% de acerto na sua estratégia de marketing digital, mas a probabilidade de erro será muito menor.

Outro ponto importante no processo de Personificação do seu Público-Alvo é descobrir quais mídias digitais ele consome. Com isso em mãos você saberá onde investir seus recursos em marketing para trazer o melhor resultado possível.

Para facilitar a definição da sua Persona, faça um checklist com perguntas chaves que consigam levantar dados importantes sobre seus clientes. Quanto anos tem? Quais as mídias digitais que mais utilizam? Quais conteúdos gosta de ler na internet? Entre outros.

Seguindo isso tenho certeza que você conseguirá levantar dados e entender melhor o seu consumidor, fazendo suas estratégias de marketing digital mais eficiente.

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Heitor Augusto

Co-fundador e CEO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Gestão comercial e pós-graduado em Estratégias Digitais. Louco por empreendedorismo, marketing, música e filmes. - “Aprender, entender e aplicar”.

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