registro

Passo a passo para o registro do seu website no Registro.br

Fazer o registro do domínio do seu website no Registro.br é indispensável para garantir uma presença segura no universo online. Afinal, na atualidade, empresas sem um endereço eletrônico oficial são até desacreditadas no mercado.

Mas o que é o Registro.br? Trata-se de um setor do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), responsável por cadastrar os domínios que utilizam a extensão “.br”.

Desse modo, tanto pessoas físicas como jurídicas podem se inscrever nesse órgão, desde que tenham CPF e CNPJ válidos junto ao Ministério da Fazenda. Mais um dado importante: o interessado escolhe a nomenclatura do seu domínio, desde que ela esteja disponível. Ou seja, é preciso que não haja outra organização ou cidadão já usando a denominação que você pretende inscrever.

Além disso, há diversas categorias dentro do campo “.br”. Por exemplo: os sites que terminam com “com.br” são os que desenvolvem serviços comerciais. Há duas opções para obter a licença: diretamente ao Registro.br ou por meio de empresas de hospedagem.

Mas, afinal de contas, o que é o domínio na internet? Esse registro é um grupo de caracteres utilizado nos navegadores para que um website seja achado. Por isso, ter o domínio é indispensável para que o negócio legitime a sua existência digital.

Aliás, é bom lembrar que a ausência na rede pode comprometer o sucesso do empreendimento no mundo real. Isso porque muitos consumidores desconfiam de empresas que não têm sites ou mantêm sites de má qualidade. O Facebook, por exemplo, conta com o domínio “facebook.com”.

E tem mais: o domínio e o endereço eletrônico são fundamentais para aproveitar os benefícios do inbound marketing. Quer saber mais? Então veja neste post um passo a passo para tirar o seu registro. Confira!

Conheça as regras para criar o registro

Na hora de escolher a nomenclatura do seu domínio, você vai precisar respeitar alguns regulamentos. Entre as imposições está a quantidade de caracteres, que pode variar de 2 a 26. Contudo, esse teto não inclui as letras que remetem às categorias.

Por exemplo: em um domínio abcd.com.br, só vão contar para esse limite as quatro primeiras letras (abcd). Desse modo, o “.com.br” não será somado nesse cálculo. Além disso, são válidas as letras de a até z e a numeração de 0 a 9.

Também é permitido aplicar o hífen, sob a condição de que esse sinal não esteja no começo nem no final do registro. Você também tem o direito de colocar os seguintes representações com acentos: à, á, â, ã, é, ê, í, ó, ô, õ, ú, ü, ç. No entanto, não se esqueça de que, quanto mais simples for esse nome, mais fácil seus clientes o acharão na rede.

Veja quanto custa inscrever o domínio

O valor cobrado pelo domínio é comercializado conforme o período de licença. Quando esse prazo expira, é preciso fazer uma renovação. Tome cuidado para não deixar o tempo passar e perder a sua nomenclatura. Confira os preços a seguir:

  • 1 ano R$ 40,00
  • 2 anos R$ 76,00
  • 3 anos R$ 112,00
  • 4 anos R$ 148,00
  • 5 anos R$ 184,00
  • 6 anos R$ 220,00
  • 7 anos R$ 256,00
  • 8 anos R$ 292,00
  • 9 anos R$ 328,00
  • 10 anos R$ 364,00

Saiba quais são os procedimentos

Tanto o pedido como o gerenciamento dos nomes são feitos por meio do sistema de registro. Para submeter um conjunto de caracteres à aprovação, é necessário obedecer as regras do órgão, sendo que há orientações sobre elas no campo “cadastrando novos domínios”. Veja um resumo do passo a passo:

  1. Entre no site registro.com.br;
  2. Vá para a opção CRIAR CONTA;
  3. Faça o preenchimento do formulário;
  4. Entre no seu e-mail para pegar seu ID de usuário (O Registro.br manda mensagem para você);
  5. Acesse a sua conta com usuário e senha para se logar;
  6. Busque o link PESQUISAR E REGISTRAR DOMÍNIO;
  7. Escreva o domínio que você quer, sem o www;
  8. Caso já existam empresa ou pessoa com esse nome, vai aparecer o aviso “não disponível para registro”;
  9. Tente várias vezes até conseguir uma nomenclatura acessível;
  10. Quando encontrar um nome desimpedido, clique em REGISTRAR.

Descubra por que cadastrar seu website

Efetuar o registro do domínio é a primeira etapa para pôr o site no ar. Essa inscrição corresponderá ao nome do seu negócio no ambiente digital. Por essa razão, você não aparece na internet sem ele.

Quando você adquire um registro brasileiro, sempre estará vinculado ao Registro.br, ainda que escolha obtê-lo por meio de empresas de hospedagem. Com esse procedimento regularizado, você pode conservar no mesmo local todos os seus domínios “.br”, inclusive e-mails. Também é possível redirecionar seu domínio para outra URL, como páginas em redes sociais.

Entenda a influência do registro “.br” no marketing digital

Ao concretizar o registro do seu domínio, você terá mais chances de conseguir um bom posicionamento no Google e demais buscadores. Dessa forma, sua empresa impede que terceiros tentem utilizar a mesma marca que a sua no universo online.

Aliás, é muito comum que outras pessoas tenham a mesma ideia de caracteres. Por esse motivo, é sempre bom ter certa pressa para finalizar essa inscrição. Afinal, do contrário, alguém pode chegar na sua frente e inscrever o nome que você tanto quer.

Além disso, o marketing digital faz a divulgação do seu site na internet. Com a propriedade do domínio, é possível utilizar outros canais —como blogs e plataformas sociais — para encaminhar os usuários ao seu site. Desse modo, os clientes terão muito mais acesso a seus produtos e serviços.

Mais visibilidade no mercado

Por isso, o registro do domínio é muito importante para ampliar a sua visibilidade no mercado. Isso é ainda mais necessário se você tem ambições em nível nacional. Até porque não dá para estar presente fisicamente em todos os estados de um país continental como o Brasil.

Por essas razões, sem um site, não há como entrar para o marketing digital e aproveitar o consumo pela internet, que cresce a cada dia. Sete em cada dez consumidores compram pelo smartphone.

Mais uma vantagem é que o marketing digital aplica a técnica de funil de vendas para abordar possíveis compradores. Com essa estratégia, você economiza dinheiro com publicidade. Isso porque as intervenções são segmentadas, isto é, feitas de acordo com o interesse das pessoas em seu negócio. Em outras palavras, ao invés de intervir em uma massa enorme de público, você foca sua propaganda em quem já tem alguma necessidade ou desejo relacionados com seu empreendimento. Desse modo, diversas táticas são aplicadas para atrair a audiência ao seu website. Agora, se você não tiver um, a publicidade online não vai poder ajudá-lo.

Como você já deve ter constatado, o registro do domínio “.br” tem um peso enorme nas relações com seus consumidores. Afinal, esse nome é a sua vitrine na internet. Por essa razão, ao ter um site, seu público terá informações sobre seu negócio ao alcance das mãos, pelo celular, tablet ou desktop. Isso significa estar disponível 24 horas!

Além disso, com esse cadastro, você pode desfrutar de vários benefícios do inbound marketing. Quer saber quais? Então leia também nosso artigo sobre as vantagens do marketing digital!

Siga-nos nas Redes Sociais e Compartilhe:
error0

Akira Kawazoe

Co-fundador e CBO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Design Gráfico, com especialização em Gestão do design e cursando MBA em Branding, Nerd, gamer e apaixonado pelo mundo das marcas . - “Um mundo sem marcas, é um mundo sem negócios”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *