As 10 melhores dicas para economizar dinheiro

Em qualquer ramo de negócios, os custos merecem atenção redobrada. Afinal, não tem o menor sentido alcançar cifras milionárias se as suas despesas estiverem em um mesmo patamar ou mais altas. Por isso, economizar dinheiro deve estar entre as prioridades.

Até mesmo gigantes como a Airbus, o Wall Mart e a Microsoft mantêm fortes políticas para controle de gastos. Isso porque uma poupança significa melhor capacidade para enfrentar períodos difíceis. Além disso, é fundamental ter recursos financeiros para aproveitar novas oportunidades. Quer saber como atingir uma situação financeira estável? Então confira as nossas 10 dicas para economizar dinheiro!

economizar dinheiro

1. Tenha políticas de consumo sustentável na loja

Hoje em dia, está muito em alta apostar no consumo sustentável, que nada mais é do que usufruir de produtos e serviços de forma consciente. Assim, crie programas para um uso mais racional da água e da energia elétrica.

Além de poupar com essas contas, você ainda colhe vantagens para a marca da empresa. Afinal, os clientes também estão aderindo a esse modelo de compras.

2. Renegocie os serviços de internet e telefone

Um outro caminho para economizar dinheiro é mudar de operadora de internet e telefonia. Frequentemente, as fornecedoras desses serviços proporcionam vantagens para novos clientes. Por esse motivo, procure a concorrência da sua operadora atual a cada semestre. Dessa forma, é bem provável conseguir uma condição mais vantajosa.

3. Faça uma gestão de estoques eficiente e poupe recursos financeiros

Um gerenciamento descuidado do estoque contribui para desperdícios. Nessa situação, é muito comum os produtos vencerem sem serem ofertados em promoções. Outro problema corriqueiro é a ausência de mercadoria quando o cliente a procura.

Por outro lado, uma administração de ponta nos itens do depósito ajuda a fazer as próximas aquisições de modo mais estratégico. Afinal, você compra aquilo que tem boa saída. Ou seja, vai conseguir poupar com mais facilidade.

4. Supervisione as despesas para economizar dinheiro

Um grande erro de gestão é não ter um controle minucioso das retiradas de caixa. Isso acontece principalmente com os gastos menores e variáveis. Por esse motivo, fique de olho até mesmo nos valores muito baixos. Afinal, quando somadas, as pequenas despesas podem se tornar enormes. Além disso, com esse cuidado, é viável descobrir novas formas de economizar dinheiro.

5. Explore os descontos e guarde mais verbas

A maioria dos fornecedores tem iniciativas de abatimento nos preços conforme o volume e a frequência das compras do lojista. Questione seus parceiros sobre descontos e procure por outros antes de renovar o estoque.

6. Mantenha o pagamento das contas em dia

Mais uma alternativa para economizar dinheiro é não fazer pagamentos com atrasos. Desse modo, você evita gastar com juros e multas. Embora essas taxas pareçam irrelevantes, se o atraso virar um hábito, sua saúde financeira estará em risco. Isso porque o Brasil tem uma das mais altas tarifas do planeta nesses quesitos.

7. Engaje seu time e reserve capital

Em muitas questões, é preciso a participação dos colaboradores para fazer os gastos caírem. Esse é o caso da luz, do papel e da água. Por essa razão, estabeleça benefícios para recompensar esse comportamento.

8. Invista em qualificação

Seus funcionários precisam ser qualificados para que atuem de forma veloz e eficiente. Assim, garanta que eles tenham cursos sobre estratégia de vendas e sobre os produtos comercializados no seu negócio. Dessa maneira, o atendimento ao cliente é agilizado, o que evita horas extras, bem como perda de consumidores. Ou seja, você vai economizar dinheiro mais uma vez.

9. Foque no relacionamento com os clientes

Philip Kotler, considerado o pai do marketing, afirma que conquistar um novo consumidor custa de 5 a 7 vezes mais do que conservar os atuais. Nesse cenário, é muito inteligente ter táticas de fidelização.

Mande e-mails nos aniversários, dê descontos para quem sempre compra na loja e estabeleça vantagens para o pagamento à vista. Desse modo, você vai economizar dinheiro com a aquisição de novos clientes, uma vez que terá mais chances de ter sucesso no boca a boca.

economizar dinheiro

10. Aproveite o marketing digital para economizar dinheiro

Com a propaganda online, você individualiza a comunicação com sua audiência. Isso porque o marketing digital possibilita mandar conteúdo e promoções para cada cliente. Tais abordagens são feitas com critérios, isto é, com base em dados valiosos, como o histórico de navegação e as preferências.

Dessa forma, o gasto com propaganda cai sensivelmente, uma vez que suas intervenções serão focadas em pessoas que já têm um prévio interesse em seu negócio. Mais uma recompensa é que esse tipo de ferramenta publicitária é mais barata do que anunciar em rádios, TVs e jornais. Além disso, o inbound marketing ajuda a estabelecer vínculos com seu público por meio de redes sociais, de e-mails, do registro de um site de qualidade etc.

economizar dinheiro

Como você já deve ter notado, economizar dinheiro em um empreendimento comercial requer algumas estratégias. No entanto, com disciplina e organização, você vai perceber que não é nada de outro mundo. Quer saber mais sobre como poupar? Então leia nosso artigo Design: gasto ou investimento?

 

Siga-nos nas Redes Sociais e Compartilhe:
error0

Heitor Augusto

Co-fundador e CEO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Gestão comercial e pós-graduado em Estratégias Digitais. Louco por empreendedorismo, marketing, música e filmes. - “Aprender, entender e aplicar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *