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Como o trabalho do social media fortalece as marcas no mercado?

Nos últimos anos, as redes sociais e a internet pelo celular revolucionaram a cultura, comportamentos e até mesmo as relações de trabalho. Diante disso, não seria diferente com o consumo. É aí que nasce o social media!

Afinal, as plataformas sociais se tornaram um novo elo em todo mundo. Nesse cenário, surgiu uma inovadora forma de expandir os negócios: dialogar com os clientes nesses espaços! No nosso país, esse fenômeno é ainda mais promissor, já que o brasileiro é campeão em tempo online.

Mas quem vai administrar tudo que acontece nessas mídias, planejar o conteúdo de páginas nas redes, blogs e postagens? Se você respondeu o social media, acertou! Esse especialista trabalha como se fosse a identidade da empresa no ambiente virtual. Dessa forma, ele gerencia a movimentação da marca e fala em nome dela nesses canais.

Por isso, essa ocupação é uma peça-chave no marketing digital. Quer saber na prática o que o social media pode fazer por seu negócio? Então leia este post!

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Contato constante com seus consumidores para fortalecer o vínculo

Um bom social media não pode ser um adolescente que improvisa só porque passa horas na internet. Pelo contrário, um colaborador nessa função precisa ter conhecimento sobre mercado e sobre estudos de cases de sucesso e de fracasso. Outra habilidade é saber planejar.

Afora esses atributos, ele também é criativo, conta com facilidade para se relacionar e é veloz para responder às circunstâncias de risco. Mais uma incumbência desse trabalhador é definir uma linguagem específica e adequada para falar com cada tipo de público e de mídia.

A Netflix, por exemplo, tem sido considerada de ponta quando o tema é a performance do social media. Desse modo, ela encontrou uma forma muito peculiar de conversar e conquistar seu público por meio de memes recheados de humor. Assim, de maneira mais despojada, ela vem se destacando nas redes. Ou seja, as pessoas ficam interessadas no que ela tem a dizer, resultado de uma atuação de social media bem-executada.

Investigação de interesses do público para ações de marketing mais focadas

Mais uma tarefa do social media é investigar quais são os desejos e demandas dos seus consumidores. Desse modo, ele planejará o conteúdo dos seus perfis com estratégia e inteligência comercial. Como resultado, amplia-se o conhecimento sobre a marca na meio online.

Afinal, cada passo nessas plataformas será dado com base no que sua empresa quer dizer para o público, bem como naquilo que essa mesma audiência gostaria de ouvir. Desse modo, as abordagens ficam muito mais focadas, o que possibilita uma economia de verbas nos gastos com publicidade. Isso porque os preços da mídia tradicional são bem mais elevados e, além disso, ela atinge uma massa enorme de pessoas, mas a maioria delas está desinteressada nos seus produtos.

Na mídia online, a proporção entre tentativas e resultados é muito maior e pode ser mensurada. Depois, a partir dessa pesquisa, o profissional cria um cronograma de atividades: datas comemorativas, temas de interesse da companhia, periodicidade de postagens, melhores horários etc.

Gerenciamento das redes para fidelização dos clientes

Uma das principais vantagens do marketing digital é a reação imediata das pessoas, que curtem, reclamam, compartilham e marcam outros possíveis clientes. Para que essa movimentação não perca seu ritmo, não basta postar o conteúdo.

É preciso responder ao público. Essa é mais uma atribuição desse posto. E o que mais essa gestão inclui?

De tempos em temos, ocorrem modificações no algoritmo de empresas como o Facebook e o Instagram. Em palavras simples, o algoritmo seria as regras que definem o que vai ter mais ou menos visibilidade. O social media fica de olho nessas alterações a fim de garantir a fidelização permanente dos consumidores.

Assim, a empresa consegue ficar em evidência nas mídias sociais e também em buscadores como o Google.

Avaliação de resultados para crescimento no mercado

Outra missão do social media é providenciar análise de dados sobre o desempenho das ações. A partir disso, ele desenha o plano para as futuras campanhas. Desse modo, se necessário for, esse especialista troca os temas abordados, modifica a linguagem, altera as datas e os horários do post e assim por diante.

Como você já deve ter percebido, o social media é praticamente um dos pilares de sustentação do marketing digital. Por meio dele, a empresa se torna mais conhecida na internet, principalmente nas redes sociais.

Assim, abrem-se novas portas para o crescimento, inclusive nacionalmente, já que o universo online não é limitado por fronteiras. Por isso, para fazer sucesso nesse meio, é indispensável estabelecer parcerias com quem oferece bons profissionais de social media.

Nesse contexto, que tal conhecer mais a fundo as possibilidades comerciais no mundo virtual? É muito fácil: leia nosso post sobre a dBriefing, a completa e criativa agência de marketing digital em Mogi das Cruzes!

 

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Gardênia Nunes

Analista de Marketing da dBriefing Resultados criativos. Formada em Design Gráfico, especializada em Marketing digital com foco em estratégia e resultados. Amante da cultura pop, filmes e chocolate. - “Resultado de verdade é aquele que funciona”

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