Calendário e lápis em cima de uma mesa

Datas comemorativas para promover o pet shop: aprenda a aproveitar!

Datas comemorativas para promover o pet shop representam excelentes chances de aumentar as vendas nas ocasiões propícias e de reverter o quadro ruim de períodos mais fracos.

Mas, afinal, como fazer na prática? Isso é o que muitos empreendedores do setor se perguntam. Para começar, é indispensável um estudo sobre seus consumidores. Desse modo, você descobre seus gostos e preferências e, acima de tudo, em que canais eles costumam receber mensagens.

Assim, com um pouquinho de organização e algumas ferramentas de publicidade, você divulga suas ações e atrai a atenção das pessoas. Geralmente, em feriados e dias festivos, o cliente está mais predisposto a comprar. Nesse sentido, você deve oferecer peças criativas e divulga-las com antecedência. Depois de encerrar uma campanha, aproveite a brecha para prolongar o vínculo com seu público.

Por exemplo: crie uma promoção com descontos e sorteie um produto de maior valor. Para ganhar o abatimento e participar da brincadeira, peça ao cliente que forneça seu e-mail.

Da mesma forma, você pode liberar o preço vantajoso somente para quem seguir seu comércio nas redes sociais. Mais tarde, use esses dados para fazer sua divulgação girar de forma constante. Assim, você consegue fortalecer a marca. Está parecendo difícil? Mas saiba que não é! Venha com a gente e entenda como as datas comemorativas vão ajudar a promover o pet shop!

Tenha um calendário específico para o mercado pet

Promover o pet shop com datas comemorativas ficará mais fácil se você ampliar o cronograma convencional. Por essa razão, além de ocasiões como o Dia das Crianças e o Natal, prepare-se para ter ações em datas ligadas aos animais. Veja a seguir algumas ideias para você iniciar seu planejamento de 2020!

Dia de Santo Antão

O Dia de Santo Antão, padroeiro dos animais, é celebrado em 17 de janeiro. Desse modo, você pode mandar fazer lacinhos e gravatinhas temáticos. Assim, todos os pets do banho e tosa vão sair com fitinhas em homenagem à data. Aproveite para colocar seu telefone e redes sociais nesses apetrechos.

Dia dos Velhinhos

Em 27 de fevereiro, se festeja o Dia dos Velhinhos. Por esse motivo, estabeleça descontos para as rações de cães e gatos idosos. Nesse quesito, não há limites para a imaginação: quem sabe um concurso de beleza para essa faixa etária?

Dia dos Animais

Já em março, no dia 26, se celebra o Dia dos Animais. Ou seja, você terá mais uma chance de aproveitar as datas comemorativas e promover o pet shop. Dessa forma, faça uma degustação de comida especial para os pets e ofereça pequenos brindes.

Dia Nacional da Adoção

Chega maio e tem mais oportunidades de negócios dia 25, o Dia Nacional da Adoção! Não é uma maravilha? Por isso, você pode firmar parcerias com ONGs e realizar uma feira para tentar achar uma família para cãezinhos e gatinhos abrigados. Além de ser ótimo para a reputação da marca, essa estratégia pode transformar uma pessoa comum em um novo cliente.

Dia Nacional da Imunização

Em 2 de junho, temos o Dia Nacional da Imunização, uma das mais interessantes datas comemorativas para promover o pet shop. Assim, você pode divulgar nas redes sociais a importância de aplicar as doses para proteger os bichinhos.

Estude o perfil dos seus clientes

Para realmente usufruir das datas comemorativas, é fundamental conhecer a fundo o perfil de seus clientes. Afinal, não basta listar no calendário as ocasiões importantes relacionadas a seu empreendimento.

Isso porque você precisa saber o que falar, para quem falarquando falar e por onde falar. Nesse quadro, uma dica é mandar e-mails e mensagens pelo WhatsApp aos consumidores mais antigos e fiéis. Contudo, para os clientes eventuais, é melhor tentar chamar a atenção primeiro em redes sociais como o Facebook ou o Instagram. Já que eles não são tão próximos, não corra o risco de espantá-los com excesso de mensagens.

Inspire-se em estratégias de marketing

Mais uma ideia para aproveitar as datas comemorativas e promover o pet shop é buscar motivação na propaganda profissional. Desse modo, tenha estratégias de marketing em cada uma das comemorações.

Isso significa abandonar o imediatismo: além de divulgar o evento em si, mande mensagens posteriormente agradecendo quem participou. Assim, você vai ampliando a força da relação com seu público. Além disso, produza enquetes para saber como essa iniciativa foi recebida. Com isso, nas próximas datas, você agirá com mais maturidade e alinhamento à sua audiência.

Proporcione boas ofertas e novidades de produtos e serviços

Assim como você, o cliente também tem expectativas. Por isso, não adianta só dizer “Feliz Dia dos Animais”, por exemplo. Desse modo, prepare seu estoque para aproveitar as datas comemorativas e oferecer produtos novos.

Além disso, confira se tem mercadoria encalhada ou prestes a vencer. Nesse contexto, você pode promover o pet shop com um grande saldão na loja em uma dessas celebrações. Porém, será crucial uma divulgação de marketing digital de boa qualidade para que o público tome conhecimento dessa grande chance.

Portanto, as datas comemorativas são excelentes brechas para promover o pet shop e alavancar suas vendas. Além disso, conforme seu negócio for criando o hábito de sempre ter ações desse tipo, mais visibilidade seu empreendimento terá. Dessa maneira, sua marca será fortalecida. Quem sabe você não passa a atuar em todo Brasil? Por que não? Quer mais ideias para crescer? Então leia também nosso post sobre as tendências do mercado pet!

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Akira Kawazoe

Co-fundador e CBO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Design Gráfico, com especialização em Gestão do design e cursando MBA em Branding, Nerd, gamer e apaixonado pelo mundo das marcas . - “Um mundo sem marcas, é um mundo sem negócios”.

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