Mulher com telefone na mão e fone de ouvido

Podcast impulsiona as marcas! Veja como aproveitar!

Embora não seja novidade, o podcast vem ganhando a atenção de empresários e sendo aplicado como uma alternativa a mais para se comunicar com o público. Mesmo que você não saiba exatamente o que é, provavelmente já ouviu sobre ele.

Na verdade, o podcast se parece muito com os programas de rádio, só que é transmitido pela internet. Desse modo, os áudios rodam em computadores de mesa, smartphones, tablets e notebooks.

Com tamanha flexibilidade, as pessoas consomem o conteúdo quando e como bem entenderem. Além disso, ao contrário dos vídeos, o podcast não exige que o cliente pare o que está fazendo para prestar atenção.

Ou seja, essa categoria de mídia permite ser ouvida na academia, enquanto se lava uma louça, no trânsito e até mesmo na hora do almoço. Outro benefício é que é possível fazer o download e salvar o arquivo em quaisquer hardwares. Com isso, o público tem a opção de apreciar as sonoras até mesmo off-line.

Por tudo isso, o podcast  vem ajudando cada vez mais os comerciantes no engajamento da sua audiência. Com isso, aumentar as vendas se torna mais fácil. Quer saber como faz para produzir um e aproveitar essa chance? Então acompanhe nosso post!

Fale com seu público sem atrapalhar

Você não tem curiosidade de saber por que os empreendedores estão tão interessados nesse canal? Bom, é que ele tem feito muito sucesso entre o público e, por essa razão, vem sendo considerado um instrumento concreto para ampliação de negócios.

Afinal, sua linguagem simples, que imita o apelo sonoro do rádio tradicional, aproxima os clientes da marca de um jeito fantástico. Desse modo, ele contribui para fortalecer e construir as relações com os consumidores. Isso significa que o podcast é como um blog falado.

Esse atributo que mencionamos no início do post — possibilitar o acesso enquanto se faz outras atividades — é como ouro hoje em dia. Tal valorização se dá por causa da falta de tempo.

Quase todo mundo está sempre na maior correria, não é mesmo? Por isso, você consegue dialogar com sua audiência sem atrapalhar.

Anuncie seus produtos com despesas baixas

Mais uma vantagem do podcast como agente estimulante dos negócios é que ele é barato. Por essa razão, você consegue gastar menos dinheiro com outras alternativas de publicidade. Pense em um tema que você entenda e que seja do interesse dos seus clientes.

Assim, aos poucos, você vai chamar cada vez mais atenção até se tornar uma marca referência em seu segmento.

Capriche na objetividade

Um podcast precisa de muita objetividade e de um jeito simples de falar. Por essa razão, mesmo que seja um assunto de seu domínio, não faça de improviso. Afinal, você não é um locutor ou locutora profissional, não é mesmo?

A objetividade tem a ver com coerência, com seguir uma linha de raciocínio. Por isso, escreva um roteiro antes de gravar. Imagine que você queira aproveitar datas comemorativas para aumentar as vendas pontuais.

Suponha também que você seja do ramo de cosméticos. Com a chegada da temporada de Primavera/Verão, você pode produzir um conteúdo com dicas de maquiagem no calor. Assim, muitas mulheres vão se interessar.

Outra coisa que enriquece o podcast são os convidados. Para esse tema da make em dias quentes, você pode chamar um maquiador profissional. Em troca, você divulga o trabalho dele em sua sonora. Veja a seguir umas dicas para pôr no roteiro:

  • Vinheta para começar o programa;
  • Apresentação dos locutores;
  • Exibição do assunto abordado com um resumo;
  • Vinhetas rápidas para separar os blocos;
  • Encerramento (aqui, você pode fazer um Call to Action, ou seja, convidar o leitor para uma atitude. Pode ser ir até a loja para conhecer maquiagens à prova d’água).

Garanta a qualidade do aúdio

A clareza é outro item fundamental para um podcast de sucesso. Por isso, o som não pode estar abafado ou ser interrompido por barulhos da rua. Porém, isso não significa ter que gastar rios de dinheiro em equipamentos.

Afinal, basta um headset com microfone de qualidade e uma sala silenciosa. Mais uma dica é ler algumas vezes em voz alta antes de iniciar a produção. Desse modo, você ensaia as melhores entonações.

Selecione um software de edição

Um bom podcast também requer um software de edição. Com esses programas de informática, você corrige defeitinhos, muda a sequência das falas e acrescenta efeitos de sonoplastia, bem como as vinhetas ou músicas. Se quiser, também dá para cortar trechos. Existem muitos aplicativos desse tipo que são de fácil manuseio, isto é, você aprende a mexer de modo muito simples. Confira:

  • Audacity;
  • Easypodcast;
  • Huffduffer;
  • Evoca.

Esteja por dentro do futuro do Google

Neste ano, o Google anunciou que vai começar a inserir o podcast nas suas pesquisas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca). Você sabe o que é SEO?

Trata-se de um agrupamento de estratégias para que páginas na web sejam vistas nas primeiras colocações quando um internauta faz uma busca. Em outras palavras, são ações para enquadrar arquivos de modo que eles fiquem bem posicionados nos rankings orgânicos, isto é, sem pagamento de anúncios.

Com isso, uma empresa aumenta a quantidade de visitantes em suas redes sociais, blogs, sites e afins. Hoje em dia, vídeos já surgem como resultado de pesquisas, até mesmo com o apontamento do ponto das imagens em que o usuário achará o que procura.

Além disso, o podcast seria um apoio extra para as procuras por voz, como é o caso do Google Home. Dessa forma, você já deve pensar em como produzir seus programas de som de forma adequada aos principais buscadores. No momento, abrir uma conta no Google Podcast será de grande ajuda. Confira a seguir os atributos que seu podcast deverá oferecer para se destacar:

  • Sonoras limpas e claras;
  • Bons scripts;
  • Divisão do programa em blocos;
  • Assuntos bem definidos;
  • Material condizente com o nome do podcast e sua descrição;
  • Informação que desperte o interesse da audiência.

Faça uma divulgação estratégica

Depois de pronto, você deve fazer a divulgação estratégica do seu podcast. Dessa forma, publique no seu site e demais páginas na internet. Além disso, vale a pena expor seu arquivo em plataformas especializadas nesse tipo de mídia. O Spotify, o Itunes e o Soundclound são bons exemplos de apps nesse estilo que têm grande procura de público.

Portanto, o podcast é uma excelente ferramenta para chamar a atenção da sua audiência em uma época na qual as pessoas não têm muito tempo. Além disso, ele pode se transformar em um canal a mais para manter a relação com seus consumidores. Isso sem falar no baixo investimento.

E aí? Que tal conhecer outras táticas para aumentar as vendas? Então leia também nosso artigo “Estratégias de Marketing Digital: você conhece seu cliente?”.

 

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Akira Kawazoe

Co-fundador e CBO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Design Gráfico, com especialização em Gestão do design e cursando MBA em Branding, Nerd, gamer e apaixonado pelo mundo das marcas . - “Um mundo sem marcas, é um mundo sem negócios”.

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