Imagem com as siglas da análise FOFA (SWOT)

O que é Swot e como essa análise pode ajudar seu negócio?

Devido à sua fama no mundo dos negócios, muitos empreendedores andam se perguntando: O que é Swot? Diante disso, resolvemos falar sobre essa técnica, que é um instrumento para planejar a gestão, para estudar a viabilidade de novos projetos ou até mesmo para desenhar as estratégias de marketing.

Na verdade, Swot vem da sigla em inglês Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por isso, em português, esse mecanismo também é conhecido como FOFA (Força, Oportunidade, Fraquezas e Ameaças).

Uma das táticas mais bem-vistas no mercado, trata-se de uma maneira de julgar cenários internos e externos. Para quê? Para que seus projetos tenham mais chances de êxito e menos perigo.

Desse modo, a Swot pondera os prós e os contras de qualquer investimento. Você deve estar pensando: mas isso eu já faço! A diferença está em um modelo prático para ordenar o raciocínio. Quer saber mais? Então veja neste post o que é análise Swot!

Saiba o que é Swot e como fazer

A Swot é um processo para avaliar circunstâncias empresariais, saber o que é viável e o que não é. Em outras palavras, é feito um diagnóstico das ambições de uma corporação, levando em conta fatores externos e internos. Acompanhe um passo a passo para produzir a sua análise Swot!

Agende um brainstorming

Quando o assunto é entender o que é Swot, você precisa pensar fora da caixa. Por esse motivo, a melhor forma de começar é com um brainstorming, no qual as ideias criativas são estimuladas.

Ou seja, chame funcionários de vários setores e deixe-os bem à vontade. Assim, vão aparecendo novos pensamentos e constatações sobre o negócio.

Mapeie as condições interiores

Em seguida, para de fato entender o que é análise Swot, faça um levantamento sobre a situação do negócio internamente. Afinal, você vai precisar descobrir suas forças e fraquezas. Desse jeito, é possível perceber, por exemplo, que existe uma enorme necessidade de impulsionar a marca. Observe alguns dados para levar em conta:

  • Experiência;
  • Imagem no mercado;
  • Recursos de pessoal;
  • Atual condição econômica;
  • Capacidade produtiva;
  • Presença na internet.

Pondere sobre a conjuntura externa

Nessa parte da sua lição sobre o que é Swot, providencie análises externas em dois recortes: micro e macro. No primeiro caso, estude um pouco sobre sua relação com os clientes, com fornecedores, com as entidades representativas etc.

Em seguida, dê uma boa olhada nos agentes globais: como está a economia? Ela favorece seu segmento? Existem ameaças tecnológicas? E na política e na legislação? Algo novo pode melhorar ou piorar o posicionamento?

Elabore a matriz

Por fim, o último passo é produzir a sua matriz, que deve ser um resumo objetivo. Assim, quando o planejamento estratégico estiver em montagem, todos poderão acessar a tabela de uma maneira prática.

Além disso, existe um padrão: os fatores internos devem ser colocados nos patamares superiores do gráfico. Por outro lado, deixe os quadrantes de baixo para os elementos de fora da empresa: novas chances e perigos.

Descubra como potencializar as forças

Agora que você já sabe o que é análise Swot, é hora de partir para cima. Desse modo, verifique seus atributos e tente enxergar brechas para usá-los a favor do crescimento.

Nesse sentido, se você tem uma equipe de vendas muito boa, coloque esse time para aumentar os negócios em datas comemorativas. Um bom exemplo foi a Cacau Show. Afinal, a rede de lojas aproveitou um fato que não era segredo para ninguém: as pessoas amam chocolates!

No entanto, a grande sacada foi vender chocolates refinados a preços acessíveis. Ou seja, faça o casamento entre as suas qualidades e as chances disponíveis. Uma dica é acompanhar as movimentações do líder do seu segmento. No que ele está investindo? Quais são as forças dele? São parecidas com a sua?

Aprenda a afastar as fraquezas

Por fim, a última etapa da lição “o que é Swot” é criar suas táticas para afastar ou eliminar os riscos. Por esse motivo, o acompanhamento da economia, das regras do jogo da sua área e das negociações políticas é fundamental.

Em junho deste ano, os canudos de plásticos foram proibidos em São Paulo, com um imenso impacto para os fabricantes do acessório. Porém, as negociações sobre essa decisão já vinham acontecendo há dois anos. Desse modo, empresários do setor poderiam economizar dinheiroinvestir em uma versão reciclada do produto ou encontrar qualquer outra saída. Fica o alerta!

Portanto, entender o que é Swot pode fazer muita diferença no seu desempenho financeiro e operacional. Desse modo, você tem mais segurança para tirar suas ideias do papel. Além disso, a técnica pode servir de sinal para investimentos nebulosos.

Quer saber mais sobre empreendedorismo? Então leia nosso post sobre 4 dicas de marketing digital para sua startup!

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Heitor Augusto

Co-fundador e CEO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Gestão comercial e pós-graduado em Estratégias Digitais. Louco por empreendedorismo, marketing, música e filmes. - “Aprender, entender e aplicar”.

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