Mão de uma pessoa segurando um cartão em um fundo roxo

Estratégias de marketing digital do Nubank: como aproveitar no seu negócio!

Em 2013, quando o Nubank foi fundado, ninguém poderia imaginar o quanto ele cresceria. Afinal, a startup disponibilizava somente um cartão de crédito sem taxas de anuidade e nada mais. Apenas 6 anos depois, com suas estratégias de marketing digital inovadoras, todo mundo associa a marca à sua mais do que famosa cor roxinha. Desse modo, o sucesso é tanto que o Nubank alcançou 15 milhões de consumidores.

Nesse contexto, a simplicidade do cartão de crédito chamou a atenção do público. Isso porque esses usuários estavam acostumados com um setor recheado de operações burocráticas e de juros altíssimos.

Mas a fintech não se acomodou: ampliou sua carta de serviços com contas virtuais, empréstimos e pagamento via débito, entre outras novidades. Mesmo diante do esforço da empresa, não há como questionar: como ela conquistou o êxito em uma área tão acirrada e cheia de corporações colossais?

Esse espaço foi ocupado por motivos que vão bem além das comodidades de seu software. Acontece que as estratégias de marketing digital do Nubank são fortes, criativas e inéditas. Com elas, a startup aprendeu a dialogar melhor com sua audiência. Tais características se tornaram marcantes em suas táticas publicitárias.

Mas o que você tem a ver com isso? A resposta é simples: é possível aplicar os mesmos recursos do Nubank para ajudar seu negócio a crescer. Quer saber como? Então acompanhe este post!

Diálogo com mais humanidade

Uma das primeiras estratégias de marketing digital do Nubank foi fazer uma comunicação completamente diferente da concorrência. Afinal, a startup deixou de lado a formalidade típica dos bancos para falar de finanças de um jeito que o povo entende.

Para isso, primeiro, foi construído um plano de marketing para descobrir a identidade dos clientes. Dessa forma, com um conhecimento amplo de quem são essas pessoas, ela passou a estabelecer relações próximas com essa gente na internet.

Ou seja, falando como um amigo do Facebook, a marca foi se fortalecendo cada vez mais. Por esse motivo, muitos especialistas em publicidade afirmam que o Nubank é um exemplo concreto de Marketing 4.0.

Afinal, a fintech deixou de focar tanto nos anúncios em TV, jornais e revistas e decidiu agir com mais intensidade nas plataformas online. Assim, ela criou uma ligação intimista e eficaz com seus usuários.

Em outras palavras, o banco conversa com as pessoas como se fosse aquele carinha descolado das redes sociais. Para isso, ele investe em uma linguagem despojada, cheia de piadas, interatividade e memes atraentes. Desse modo, a empresa percebeu que a propaganda virtual  derruba muros e permite que marcas e clientes conversem como velhos conhecidos.

Ousadia

Enquanto muitas instituições financeiras guardam a sete chaves seus próximos investimentos, o Nubank sempre preferiu a sinceridade. Diante disso, a empresa adotou entre as suas estratégias de marketing digital a divulgação nua e crua de suas ambições.

Dessa forma, logo que surgiu, a startup já dizia aos quatro cantos que planejava ampliar seus serviços. Assim, a fintech afirmou com todas as letras que viria para ocupar uma parte do mercado dos bancos tradicionais.

Liberdade tecnológica

As estratégias de marketing digital do Nubank também têm como meta tornar a vida das pessoas mais prática. Por essa razão, a startup oferece tecnologia para o consumidor cancelar o próprio cartão, emitir um novo, modificar seu próprio limite etc.

Isso tudo sem precisar ligar para as cansativas centrais de atendimento. Além de proporcionar essas vantagens de fato, isso é largamente explorado nas redes sociais.

Engajamento com inovação e simplicidade

O principal valor do Nubank é focar no cliente. Nesse contexto, surgiram os famosos WOWs, que são pequenos mimos enviados para a casa das pessoas em situações inusitadas. Com essa prática singela, o grupo faz quem recebe se sentir especial. Por outro lado, quem ainda não ganhou fica com a curiosidade sobre a empresa mais aguçada, o que ajuda a impulsionar a marca.

Mais um detalhe: os WOWs são acompanhados de cartas escritas à mão. Dessa maneira, com um mecanismo simples de volta ao passado, o cliente entende que está mesmo interagindo com uma pessoa. Assim, a ferramenta fica muito mais humana.

Afora isso, o Nubank está sempre de olho em maneiras de fazer os WOWs bombarem na internet. Desse jeito, a empresa conseguiu mais de 50 mil curtidas no post “Catiora”. Essa história começou com um atendimento comum: um cliente pede um novo cartão porque sua cadelinha, Belinha, havia mastigado o primeiro documento.

Ao invés de apenas remeter o objeto solicitado, o Nubank enviou um WOW: um brinquedo para a cachorrinha poder morder, roxo, é claro. Na carta, uma funcionária chama Belinha de “Catiora” para fazer uma brincadeira com o perfil “Catioro Reflexivo”, um sucesso no Facebook.

Portanto, com essas estratégias de marketing digital, o Nubank abriu caminho para vender mais seus serviços e conquistar cada vez mais adeptos.

Desse modo, a empresa está sempre atuando em três pilares: experiência do cliente, atendimento humanizado e compreensão profunda sobre seu público.

Por falar nisso, você conhece bem seus consumidores? Tem dúvidas sobre isso? Então leia também nosso post Estratégias de marketing digital: você conhece seu cliente?

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Gardênia Nunes

Analista de Marketing da dBriefing Resultados criativos. Formada em Design Gráfico, especializada em Marketing digital com foco em estratégia e resultados. Amante da cultura pop, filmes e chocolate. - “Resultado de verdade é aquele que funciona”

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