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Marketing digital: 6 melhores estratégias para engajar o seu público

Atualmente, as estratégias de marketing digital têm sido essenciais para que as empresas tenham um engajamento maior com o público, aumentando assim a autoridade da empresa e consequentemente alavancando as vendas.

 

Isso mostra como seguir com essas estratégias pode ser benéfico para a sua empresa, independente de seu porte, seja ele pequeno, médio ou grande. Para que o seu negócio tenha sucesso, entretanto, é importante analisar quais são as estratégias e as melhores maneiras de colocá-las em ação.

 

Entretanto, saber por onde começar e em quais estratégias de marketing digital investir pode ser uma escolha difícil e que, ao mesmo tempo, pode definir o sucesso da empresa. 

 

Quer entender um pouco mais sobre o que é marketing digital? Então confira as 6 melhores estratégias para alavancar o engajamento com o público.

Por que utilizar estratégias de marketing digital?

As estratégias de marketing mudaram muito nos últimos anos, principalmente por conta do aparecimento da internet e da mudança de hábito de compra dos consumidores.

 

Por conta disso, as empresas tiveram que se adaptar para seguir essa nova tendência. O que pode ser encarado como algo positivo, principalmente para as pequenas e médias empresas.

 

Enquanto antigamente era necessário investir muito dinheiro no marketing tradicional, também conhecido como outbound marketing, para que fosse bem-sucedido, as novas estratégias de marketing digital surgem como uma oportunidade de baixo custo.

 

As principais vantagens disso é ter uma presença online, o que garante maior visibilidade. Além disso, é uma ótima maneira de fidelizar os seus clientes, ter um bom relacionamento com eles e gerar autoridade para a marca.

 

Pronto para conhecer mais sobre essas estratégias? Confira a seguir!

As estratégias

A primeira parte para qualquer investimento em marketing digital é ter uma equipe preparada para o seu planejamento. Para isso, uma das opções é utilizar o ciclo pdca.

 

Dessa forma, é possível garantir que todos os resultados esperados serão obtidos, garantindo um maior alcance da marca.

 

É essencial estabelecer quais são os seus principais objetivos, para então montar a sua estratégia em cima deles. 

 

Conheça um pouco mais sobre as principais estratégias de marketing digital, para  garantir o sucesso dos seus resultados.

  1. Invista em Inbound Marketing

Dentro do marketing digital há diferentes estratégias de marketing, cada uma com um foco diferente. Entretanto, é essencial realizar a associação de diferentes estratégias, para que o objetivo da empresa seja atingido.

 

O Inbound Marketing surgiu como uma oposição ao marketing tradicional. Também conhecido como Marketing de Atração, o seu principal objetivo é, como o nome diz, atrair os possíveis clientes para as suas páginas, diferentemente do marketing tradicional que dispara diferentes conteúdos em cima deles, sem se preocupar em qual estágio da jornada de compra os clientes se encontram.

 

Além disso, o Inbound é uma das maneiras mais eficientes de engajar com o seu público e ter um bom relacionamento com eles, através da criação de conteúdos que eduquem os seus possíveis clientes.

  1. Conheça o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo está diretamente ligado ao Inbound. Isso porque, uma das principais estratégias do Inbound é a educação do seu público, o que pode ser feito através do marketing de conteúdo.

 

Da mesma forma, essa é uma das melhores maneiras de engajar com o seu público e crescer a sua rede de clientes em potencial. 

 

Além disso, essa estratégia permite que você atraia o seu público, o envolva com bons conteúdos e gere valor para as pessoas, garantindo uma impressão positiva em relação a sua empresa.

 

É importante lembrar que existem diferentes conteúdos que podem ser produzidos. Isso pode variar de acordo com o nicho, a persona e os objetivos da empresa. 

 

Por conta disso, é essencial que os conteúdos sejam produzidos de acordo com as principais dúvidas da sua persona. 

 

Se, por exemplo, o título da sua pauta é “Como abrir um negócio próprio com pouco dinheiro”, o conteúdo produzido tem que responder a essas dúvidas da persona, pois é uma das formas de garantir uma maior autoridade.

  1. Aposte nas mídias sociais

Uma das principais maneiras de estar presente no mundo online é através das mídias sociais. Isso permite que a sua empresa seja vista pelos outros, dando uma maior relevância para a marca.

 

É importante pensar em quais redes sociais a sua empresa vai estar inserida. Como sabemos, atualmente contamos com diversas mídias sociais diferentes, o que pode ser positivo para o alcance da empresa.

 

Atualmente, as principais mídias sociais são:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • LinkedIn.

 

Entretanto, não é necessário que a sua empresa esteja em todas as redes sociais. Pelo contrário, ela deve se encontrar apenas naquelas em que há um maior alcance para o seu público-alvo.

  1. Entenda sobre SEO

Também conhecido como Search Engine Optimization, essa é uma das principais estratégias de marketing digital, principalmente quando o objetivo é criar tráfego orgânico (visitas no site conquistadas de forma espontânea sem precisar impulsionar o conteúdo com valor) com uma boa produção de conteúdo.

 

Com essa estratégia, é possível otimizar o seu site ou blog corporativo da empresa. 

 

Isso mostra a importância de não se preocupar apenas com o layout e a estética do site, mas também com as estratégias SEO, para garantir um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.

  1. E-mail marketing

Atualmente, o marketing digital percebeu a importância do e-mail marketing como uma maneira de ter um melhor relacionamento com o seu público. 

 

Através da segmentação do seu público, é possível enviar conteúdos que sejam relevantes ao que eles procuram, podendo variar desde o que vender para ganhar dinheiro, a estratégias de marketing.

 

Tudo isso pode variar de acordo com a sua persona, quais são as suas principais dúvidas e anseios e, principalmente, qual é o seu nicho.

 

É importante atentar-se a regularidade dos emails enviados. Isso pode variar entre três e cinco dias, de acordo com o que o seu público pede.

  1. Mensure os resultados

O grande benefício do marketing digital é a facilidade em mensurar os resultados obtidos com as estratégias estabelecidas.

 

Dessa maneira, é possível garantir que todas as escolhas em relação ao planejamento foram bem-sucedidas, onde é necessário desenvolver melhor as estratégias e quais planos são necessárias mudanças.

 

Isso mostra como é possível adequar as suas estratégias ao momento certo do planejamento, obtendo os resultados necessários e atingindo os objetivos da empresa.

Otimize o seu negócio!

Agora que você entende melhor sobre as estratégias de marketing digital, é o momento de colocá-las em ação e ver o seu público engajado.

 

É essencial não esquecer de realizar um planejamento prévio, para entender quais das estratégias são mais essenciais para a sua empresa. Não esqueça que elas conversam entre si, por isso, investir em mais de uma delas, ao mesmo tempo, é importante.

 

Dessa forma, é possível garantir que a sua empresa esteja presente no mundo digital, pronta para ser encontrada por diferentes pessoas, garantindo um maior engajamento e, consequentemente, maiores vendas.

 

Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Redatora no Meu Ideal

 

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Gardênia Nunes

Analista de Marketing da dBriefing Resultados criativos. Formada em Design Gráfico, especializada em Marketing digital com foco em estratégia e resultados. Amante da cultura pop, filmes e chocolate. - “Resultado de verdade é aquele que funciona”

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