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Computador em cima de uma mesa azul

Qual rede social é a ideal para o seu negócio?

As redes sociais são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital, visando o crescimento de empresas de diversos setores de atuação. Atualmente, cerca de 130 milhões de brasileiros têm perfis ativos em pelo menos uma das plataformas, o que representa 62% da população. Além disso, o brasileiro está acostumado a passar mais de 3 horas e meia nas redes sociais, diariamente, principalmente pelos dispositivos móveis. Os números comprovam a importância da presença das empresas nas redes sociais, especialmente com a produção de conteúdos relevantes e de qualidade. 

Quando as empresas conseguem estimular o engajamento, melhoram o posicionamento e a autoridade no mercado, captando mais clientes e aumentando a lucratividade. Entretanto, é muito importante investir em estudo de mercado e planejamento antes de iniciar uma campanha nas redes sociais. Assim, a presença na plataforma correta e ações efetivas ajudam a conquistar o público.

Aos empreendedores, é válida também a compreensão sobre a importância do uso das redes sociais para a divulgação da empresa e os benefícios que o investimento nessa estratégia de marketing pode agregar.

Vantagens do marketing pelas redes sociais

Atualmente, a maioria das pessoas tem perfil em pelo menos uma rede social e, por isso, as plataformas representam uma ótima oportunidade para estabelecer uma comunicação direta com o público. Independentemente da empresa ser um negócio digital ou não, hoje em dia a presença online é essencial para o sucesso dos empreendimentos. 

Nas redes sociais, as pessoas costumam conferir as informações básicas sobre as empresas, de acordo com o interesse, como dados de contato ou recomendações de outros clientes. Dentre os benefícios do marketing nas redes sociais para as empresas, é importante destacar:

Visibilidade

Quando uma empresa se faz presente nas redes sociais, aumenta a sua visibilidade online. Isso significa que mais usuários podem ter contato com a marca.

Quando um personal trainer particular impulsiona os conteúdos, ele pode atingir milhares de pessoas que podem se interessar pelo serviço que oferece. Além de aumentar sua autoridade no segmento em que atua, isso pode ser feito de uma maneira simples e segmentada. Até porque as redes possibilitam atingir usuários com determinadas características, como localização, idade e outras preferências.

Aproximação

As páginas nas redes sociais também ajudam as empresas a se aproximarem do seu público, com uma participação mais ativa no cotidiano dos consumidores. Além da possibilidade de se fazerem presentes em diversos momentos do dia, as marcas também podem conhecer melhor as necessidades, desejos, hábitos, opiniões e comportamentos do público.

Esse conhecimento pode ajudar uma professora de curso de pilates avançado, por exemplo, a melhorar a sua própria atuação, com o objetivo de atender com mais qualidade às expectativas do público.  Assim, o conteúdo  também pode ser adaptado para cada tipo de audiência, criando um ambiente mais propício para o diálogo e aproximação.

Viralização

Qualquer pessoa que possua um perfil em rede social sabe que se trata de um ambiente muito propício para o entretenimento e o humor. 

Mais do que isso, a publicação de conteúdos diferenciados pode fazer com que eles sejam compartilhados rapidamente. Isso ocorre principalmente nos casos em que as postagens são emocionantes, curiosas ou engraçadas. Um grande exemplo disso são os “memes”, montagens que reúnem imagem e texto, com tendência para o compartilhamento em massa e muitos comentários.

Basta imaginar um profissional de transfer executivo, por exemplo, que consegue aproveitar o poder dos conteúdos virais. Ele tem mais chances de expandir o alcance da página rapidamente e conquistar mais oportunidades.

Tráfego

As redes sociais são ótimos canais para incentivar o engajamento do público com as marcas, por meio das curtidas, comentários e compartilhamentos. Contudo, também pode servir como uma espécie de “porta de entrada” para o site ou loja virtual de uma empresa.

Para isso, basta postar conteúdos com links ou botões direcionando para os endereços na web, o que contribui para aumentar o tráfego de visitantes. A consequência direta é o aumento das taxas de conversão de prospects em leads, e de leads em clientes.

Mais vendas

Todas as vantagens já citadas tendem a refletir em mais vendas ou contratações para as empresas que investem em presença nas redes sociais. Hoje em dia as pessoas já estão acostumadas a conferir produtos, fazer orçamentos e até fechar negócios pelas plataformas – que também estão cada vez mais intuitivas. Por isso, as redes sociais podem auxiliar no aumento das vendas de serviços como manutenção preventiva bicicletaTambém pode ser útil na venda de todos os tipos de produtos, como cursos online, consultorias, assessorias.

Independentemente do segmento de atuação da empresa, uma estratégia bem planejada pode ajudar na conquista dos melhores resultados, posicionando as empresas de uma maneira mais positiva em seus mercados de atuação.

Como escolher a rede social ideal para o negócio?

O planejamento das estratégias nas redes sociais se inicia com a escolha da plataforma mais adequada para o negócio. Nesse momento, é preciso ter em mente que é fundamental escolher o canal em que o público da empresa se encontra. Além disso, é mais importante se fazer presente em apenas uma rede com consistência, do que ter páginas quase abandonadas em diversas plataformas. De qualquer forma, a escolha deve ser feita com consciência sobre o cliente ideal (persona) da empresa. 

Nem todos os públicos utilizam todas as redes sociais, por isso o ideal é saber onde está concentrada a audiência da empresa.

Algumas dicas para escolher são:

 

  • Analisar os hábitos online do público-alvo da empresa;
  • Estudar os formatos de conteúdos de cada rede social;
  • Entender as possibilidades de anúncios pagos disponibilizadas pelas plataformas;
  • Compreender as possibilidades de atendimento aos clientes nas plataformas.

 

Tendo isso em mente, é preciso estudar as principais opções disponíveis no mercado, sempre com atenção às preferências do público. Dentre elas, é válido ressaltar

Facebook

O Facebook é uma das principais redes sociais da década, com mais de 127 milhões de usuários ativos mensais no Brasil. Trata-se de uma plataforma gigante, com alta capacidade de alcançar diferentes tipos de públicos, mesmo com as atualizações que priorizam relacionamentos interpessoais. O Facebook possibilita o compartilhamento de textos, vídeos, fotos e links e possui diversas ferramentas e funções para as empresas, como os anúncios patrocinados. 

Trata-se de uma boa opção para diversos segmentos de atuação, como a divulgação de serviço de gesso, por exemplo, por meio das postagens.

Youtube

O Youtube é a rede social mais utilizada pelos brasileiros, possibilitando que as pessoas assistam, publiquem e descubram vídeos. A plataforma é tão popular porque possibilita a visualização dos vídeos até mesmo pelos usuários que não possuem conta ativa. De acordo com pesquisas, brasileiros passam em média 20 minutos no Youtube em cada visita. 

Para os empreendedores que temem a criação de um canal próprio (que apesar de gratuito pode ser um pouco trabalhoso), é válido considerar a parceria com influenciadores. De uma maneira geral, essas pessoas já produzem conteúdos para o Youtube e possuem uma audiência ativa. 

Portanto, um nutrólogo para emagrecer pode escolher um produtor de conteúdo que tenha a ver com o serviço e público-alvo, para fazer uma parceria, oferecendo o tratamento em troca de publicidade.

Instagram

O Instagram é bastante popular, especialmente, entre o público jovem e feminino. O Brasil é o segundo país com mais usuários na rede social, já que a quantidade de perfis de brasileiros já ultrapassa 66 milhões. Assim como o Facebook, ele contém uma grande diversidade de funcionalidades para as empresas, facilitando o contato com a audiência. As atualizações, principalmente a retirada da quantidade de likes nas publicações, também têm mudado bastante a forma como as pessoas interagem na rede. Entretanto, trata-se de um excelente canal para a criação de um relacionamento próximo com potenciais clientes. É possível compartilhar conteúdos imagéticos sobre chip da beleza gestrinona, por exemplo, no próprio feed ou nos stories, marcando presença no dia a dia dos potenciais consumidores.

Twitter

O Twitter é uma rede social para o compartilhamento de frases curtas. No Brasil, são quase 28 milhões de contas ativas. A opção pode ser bastante vantajosa para ações de marketing digital, funcionando também como um dos diversos pontos de contato de uma empresa.

Muitos memes são compartilhados na rede, além de notícias e atualizações rápidas. Trata-se de uma rede social que, apesar de ter menos destaque do que as três anteriores, tem um público assíduo, presente e rápido.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social profissional. Diferentemente das anteriores, ela é utilizada especialmente para contatos de trabalho, como recrutamentos, contratações ou pesquisa de novos investidores. Talvez o LinkedIn não seja a rede social mais acessada pelo público diariamente, mas ainda assim conta com cerca de 29 milhões de brasileiros. É a opção ideal para o posicionamento de empresas, networking entre profissionais de diferentes áreas e atração de colaboradores para as empresas.

Devido a esse aspecto, pode ser bastante útil para empresas que realizam negócios do tipo B2B (Business to Business), entre corporações. Por isso, é recomendada para negócios como a reciclagem de caixa de papelão.

Ao final, com a escolha mais adequada para alcançar o público, é preciso priorizar a produção de conteúdo de qualidade, com a consciência de que se trata de um investimento a médio e longo prazo.

Depois de criar o perfil, todas as atenções devem ser voltadas para a criação de um relacionamento duradouro com o público. Assim, a marca será lembrada diante de uma necessidade em que ela se encaixe.

O resultado é uma empresa com mais presença online e próxima dos potenciais clientes, facilitando compras imediatas ou futuras.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Gardênia Nunes

Analista de Marketing da dBriefing Resultados criativos. Formada em Design Gráfico, especializada em Marketing digital com foco em estratégia e resultados. Amante da cultura pop, filmes e chocolate. - “Resultado de verdade é aquele que funciona”

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