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Marketing de conteúdo em tempos de crise: devo continuar investindo?

Em momentos de crise econômica é comum que as empresas revejam o orçamento e passem a eleger as suas prioridades, reduzindo os gastos de tudo o que consideram dispensável, nem que seja por um determinado período de tempo. Em geral, a comunicação é um dos primeiros departamentos a sofrer com o corte de investimentos, especialmente do marketing de conteúdo.

A questão é que esse é um recurso muito mais valioso do que as empresas imaginam e, certamente, pode ser essencial nas estratégias para conter e atrair novos clientes. Portanto, o marketing não é uma despesa dispensável, mas sim um investimento com alto potencial para reverter um cenário de instabilidade.

Marketing é investimento, não um gasto

A fim de que o marketing de conteúdo realmente seja um investimento e não somente uma despesa da empresa é necessário utilizá-lo da forma correta. Isso significa que ele precisa ser estratégico, seguir métricas claras, com processos e prazos definidos.

Assim, existem formas de identificar os ganhos com o marketing, calculando o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o Return over Investment (ROI), no português Retorno sobre Investimentos.

No primeiro caso você mensura quantas pessoas entraram para a sua base de clientes em um mês, levanta os custos com a captação de prospecção, conteúdo e Adwords. Então, depois, basta somar os valores investidos e dividir pela quantidade de novos clientes.

Para o cálculo do ROI você levanta os gastos com o marketing e o quanto obteve de receita no mesmo período – o seu faturamento. Então, na sequência é só fazer a conta: receita por investimento.

Dessa forma você, certamente, identifica o quanto consegue obter de retorno com as estratégias de marketing.

Investimento em marketing de conteúdo é baixo

Identificar os custos do marketing e seu retorno para empresa é bastante simples, mas tem outra vantagem maior ainda que é o valor de investimento. Em geral, tudo começa com a criação de um blog que, aliás, é uma ferramenta bastante acessível e com alto potencial para atrair clientes.

Outro ponto importante é que com o marketing de conteúdo será possível responder diversos questionamentos do público e orientar o time de vendas. Além disso é uma excelente ferramenta para busca orgânica mais em conta que os links patrocinados.

No entanto, é importante ressaltar que o resultado depende da qualidade do conteúdo. Dessa forma, será imprescindível determinar a persona do seu negócio e claro implementar todas as estratégias de SEO.

Melhore o custo de venda com o marketing de conteúdo

Além do baixo investimento, ainda é possível melhorar as vendas com o marketing de conteúdo. Isso porque ele pode ser usado para a empresa se comunicar com o cliente em diversas etapas do processo.

Utilizando palavras-chave você consegue atraí-lo para responder dúvidas e apontar soluções para o problema dele. Além disso, o faz considerar o que a sua empresa tem para oferecer e ainda o converte em cliente potencial, encurtando o caminho da venda, sem exigir a busca ativa, por meio de contato telefônico, por exemplo.

Em resumo é uma forma de atrair o seu cliente sem gastar o mesmo que um processo de venda comum.

Aproveite o aumento das pesquisas digitais com a pandemia

Em meio a crise mundial gerada pela pandemia do novo coronavírus, certamente, os hábitos de consumo modificaram. O distanciamento social impulsionou ainda mais o mercado online que já estava em ascendência. Dessa forma, investimentos em marketing de conteúdo se tornam ainda mais potentes para atrair a atenção dos clientes.

Vale destacar ainda que o cenário não deve modificar após a crise. Uma pesquisa do Instituto Locomotiva sobre as tendências de consumo online pós pandemia, aponta que grande parte dos entrevistados pretende continuar comprando pela internet. As maiores porcentagens estão relacionadas aos setores de: livrarias, papelaria, perfumaria, pet shops e artigos para crianças.

Dessa forma, as empresas que não investirem no marketing digital podem estar perdendo uma fatia de consumidores importantes do mercado.

Como mostramos aqui, o marketing de conteúdo é um investimento que, certamente renderá bons resultados para a empresa. Ainda mais em tempos de crise e a consequente ascensão do consumo online, seja para pesquisa ou efetuar uma compra. Para a construção de estratégias eficientes a dica, certamente, é apostar em uma agência qualificada que possa desenvolver o melhor planejamento, entregando resultados satisfatórios.

Confira agora mais informações importante sobre o relacionamento com o cliente.

Gardênia Nunes

Analista de Marketing da dBriefing Resultados criativos. Formada em Design Gráfico, especializada em Marketing digital com foco em estratégia e resultados. Amante da cultura pop, filmes e chocolate. - “Resultado de verdade é aquele que funciona”

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