inbound marketing

Por que a sua empresa precisa do Inbound Marketing?

Por incrível que pareça muitas empresas ainda ignoram os benefícios de adotar estratégias de marketing digital. Segundo o relatório “O Estado do Inbound Marketing no Brasil” apenas 12% das corporações do país utilizam uma ferramenta de automação de marketing.

Dessa forma, as empresas que apostam nas estratégias de inbound marketing estão muito à frente no mercado nacional, com maior potencial de aproximação com o público consumidor e possibilidades de negócio.

Então, se você desconhece as vantagens desse formato de marketing, confira a seguir dados que provarão o quanto ele pode ser eficiente para sua empresa. Acompanhe.

Retorno sobre investimento é maior com inbound marketing

O marketing tradicional pode ser bastante rentável. No entanto, em diversas situações, exige alto investimento de recursos para que projetos e campanhas sejam viabilizados.

Com a adoção do inbound marketing esse problema é facilmente contornado, já que as ações estratégicas exploram as redes sociais e outros canais pela internet, oferecendo conteúdos pensados não somente nos hábitos de consumo, mas no consumidor como um todo.

Esse novo modo de pensar no público e de desenvolver as ações, trazem ótimo custo benefício para as empresas, com menos investimento e mais retorno.

Outra vantagem: gera mais leads que o método tradicional

As ações de inbound marketing tem se mostrado bastante eficientes e uma prova disso é que elas geram até três vezes mais leads que o marketing tradicional.

Diversos fatores podem explicar esse cenário como os canais escolhidos para comunicação com o cliente e o trabalho de construção da persona (perfil do potencial consumidor).

Nesse sentido, é possível concluir que as ações têm mais probabilidade de gerar o interesse de potenciais consumidores, já que as estratégias são criadas para atingir os leads com o intuito de impacta-los e persuadi-los a comprar.

Potencial real de venda é maior com Inbound Marketing

A partir das estratégias também já foi observado que 57% da jornada do cliente se completa antes de o vendedor fazer uma oferta direta. Isso significa que a venda acontece sem a necessidade dessa intervenção externa.

Isso por que essas ações de marketing são planejadas e executadas para que o cliente tenha a sensação de que está sendo totalmente atendido em suas demandas. Assim, ele se envolve com a marca e muitas vezes opta pela compra sem a necessidade de contato externo (vendedor).

Mais fácil de mensurar os resultados

O inbound marketing também sai na frente quando o assunto é o acompanhamento e apresentação de resultados. Isso porque, no meio digital, é mais fácil encontrar indicadores-chave de desempenho e métricas para avaliar o trabalho realizado.

O melhor de tudo é que esses KPIs, como são chamados os indicadores, costumam ser precisos, de fácil de compreensão e ainda exigem quase nada de investimento.

Certamente, essas medições serão fundamentais para analisar e dar continuidade às estratégias, estabelecendo novas possibilidades para um marketing mais assertivo.

As etapas do Inbound marketing

Até aqui apresentamos as vantagens do inbound marketing, mas vale, rapidamente, apontar as etapas de sua realização. Confira:

  • atração;
  • conversão;
  • venda;
  • encantamento;

Atrair a tenção do público é a primeira regra e, por isso, nesta etapa o intuito é fazer com que desconhecidos de sua marca se tornem visitantes regulares das suas redes, site, a partir de conteúdo relevante. Depois, vem a conversão e, dessa forma, é preciso transformar esses contatos em oportunidades reais de negócio (venda).

Na sequência, vem a venda, com ações que possam identificar o estágio de intenção de compra do consumidor para consumar a transação. Por fim, e esse é um passo muito importante, está o encantamento, ou seja, a relação com cliente depois da venda.

É nesse último estágio que se inicia uma jornada importante, fazendo com que o comprador se torne um promotor da sua marca, atraindo outros clientes.

Você deve ter percebido que apostar no inbound marketing tem diversas vantagens, a começar pelo fato de que muitas empresas ainda desconhecem esse modelo ou não vêm importância em adotá-lo. Vale destacar que essas estratégias, certamente, apresentam ótimo custo benefício, já que o investimento costuma ser menor, mas o retorno é mais assertivo. Nesse sentido vale contar com uma equipe especializada para garantir o sucesso das estratégias.

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