Planejar um bom conteúdo de vídeo

4 dicas para planejar um bom conteúdo de vídeo

Atualmente você já deve ter visto a força que os vídeos representam na internet.

Vídeo aulas, vlogs, tutoriais, entretenimento, tudo está unificado com o intuito de gerar mais conteúdo para um público alvo.

É um mercado bastante dinâmico e muito competitivo, assim, a criatividade deve ser o seu grande diferencial. Expor um conteúdo de forma profissional exige não somente qualidade, mas sim planejamento. Mas como planejar um conteúdo que engaje minha audiência? A dBriefing traz aqui 4 dicas para você melhorar o seu desempenho nesse assunto:

1 – Brainstorm

Para planejar um bom conteúdo de vídeo, nada melhor que começar com o famoso Brainstorm (chuva de ideias). Reunir e organizar as ideias é o primeiro ponto para um planejamento de conteúdo para vídeos.

Junte sua equipe ou se estiver sozinho, anote todas as suas ideias. Busque informações sobre o que seu público está procurando. Compare com seus concorrentes e descubra o que eles estão falando. A intenção é se diferenciar dos demais.

2 – Organize suas ideias

Depois do Brainstorm, chegou a hora de você filtrar suas ideias. Risque aquelas que achar desnecessárias, comece pelas mais procuradas pelo seu público, mesmo que seus concorrentes estejam utilizando elas também. Crie formas de apresentações diferentes.

3 – Planeje suas datas

Sim! Vamos colocar datas nisso! Não adianta juntar várias ideias e não conseguir coloca-las na prática. Organize esse ponto seguindo por tempo de gravação,  edição e a data que você irá publicar.

Mesmo que isso seja estranho no inicio, o legal é você conseguir enxergar um panorama em tudo isso. Observar tudo que irá abordar durante seus dias ou meses.

4 – Escreva um roteiro

Apesar de muitas vezes parecer um processo desnecessário e acabar caindo na desvalorização de muita gente, a partir do momento que você começa a fazer uso de roteiros, é possível perceber uma diferença absurda, principalmente, em dois momentos da sua produção: a gravação e a edição do vídeo.

Planejar um bom conteúdo de vídeo com um roteiro em mãos permite que você otimize seu tempo, além de desenvolver seus vídeos com mais qualidade.

  • Descrição do cenário e do vestuário (quando necessário);
  • Descrição breve das cenas;
  • Indicação de efeitos sonoros e trilha musical;
  • Indicação para edição (como o corte, o tipo de transição, a inserção de animação, legendas, lettering…);
  • Sugestão de posicionamento de câmera.

Heitor Augusto

Co-fundador e CEO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Gestão comercial e pós-graduado em Estratégias Digitais. Louco por empreendedorismo, marketing, música e filmes. - “Aprender, entender e aplicar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *