Duas pessoas dando as mãos para fechar um negócio

Faça do atendimento de qualidade seu aliado

Como fazer do atendimento de qualidade um aliado para o sucesso? Essa pergunta ronda a cabeça de muitos empreendedores. Afinal de contas, qualquer comerciante sabe a importância da relação com os clientes, não é mesmo? No entanto, nem todos conseguem transformar o bom atendimento em resultados numéricos e financeiros.

Por essa razão, você deve inovar e acompanhar as novas tecnologias. Entretanto, nunca se esqueça de adotar políticas constantes de qualificação profissional para sua equipe.

Do contrário, seus investimentos em marketing, em melhorias dos produtos e até mesmo no e-commerce de nada adiantarão. Ficou com curiosidade? Então veja neste post como um atendimento de qualidade interfere no desempenho do negócio. Confira!

Fidelize seus clientes

Um atendimento de qualidade faz toda a diferença na questão competitiva. Afinal de contas, um consumidor satisfeito volta a comprar na sua loja ou a contratar os seus serviços. Nesse sentido, fica mais fácil manter o fluxo de caixa controlado e a viabilidade financeira do empreendimento. Porém, é preciso aliar a experiência positiva com a infraestrutura.

Por exemplo: não basta um vendedor simpático e talentoso se você não tiver o produto no estoque. Afinal, o comprador de hoje tem pressa. Desse modo, tenha um ambiente confortável, harmônico e bem decorado para receber seu público. Assim, as pessoas vão se sentir em casa quando estiverem na sua loja ou revenda.

Permaneça na mente do público com o atendimento de qualidade

Quando se usa a capacidade criativa para fazer um atendimento de qualidade, é possível ficar cravado na memória das pessoas. Afinal de contas, infelizmente, as reclamações dos consumidores são muito comuns, em diversos setores.

Por esse motivo, quem faz a lição de casa ganha destaque. Dessa forma, as estratégias do Nubank, por exemplo, permitiram à startup enfrentar gigantes do sistema bancário. Assim, mais do que a solução tecnológica, a fintech tem brilhado por causa de seu relacionamento inovador com sua audiência. Além de serviços fáceis de utilizar, a empresa resolve problemas em alta velocidade e com uma simpatia extraordinária.

Fique por dentro das tendências

Quando você se dedica a um atendimento de qualidade, fica mais fácil acompanhar as mudanças do mercado. Isso porque você estará sempre atento ao comportamento do cliente. Desse modo, terá como estimar as preferências da próxima temporada ou saber mais cedo quando um novo concorrente entrar na disputa.

Diante disso, invista pesado na pesquisa de opinião. Assim, pergunte para seus consumidores quais são os funcionários mais motivados e dedicados e quais são os produtos preferidos.

Obtenha feedbacks com o atendimento de qualidade

Conforme já dissemos, um atendimento de qualidade faz o cliente voltar. Assim, ele passa a ser um comprador fiel, o que estreita seu relacionamento com o time de vendas. Dessa forma, o consumidor fica mais à vontade para fazer críticas e sugestões.

Como consequência, dá para fazer avaliações sobre a sua marca de forma constante. Em outras palavras, você terá mais fundamentos para enxergar suas vulnerabilidades. Quando você não tem essa conexão com o público, ele simplesmente procura a concorrência.

Reduza o Custo de Aquisição de Clientes

Com um atendimento de qualidade, você pode economizar com o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Afinal, um consumidor feliz é a melhor propaganda que existe e ainda por cima é de graça. Pode ter certeza: um público engajado significa menos dinheiro necessário nas ações de marketing. O raciocínio é simples: seja pelo boca a boca, seja pelas redes sociais, o cliente contente fala bem dos seus produtos e serviços. Geralmente, esses comentários vão diretamente para pessoas que ele conhece, aumentando a credibilidade do discurso. Isso porque é muito mais fácil confiar em um amigo, um parente ou em um colega de trabalho do que em um anúncio em jornais, rádios e emissoras de TV.

Como você pôde notar, o atendimento de qualidade traz inúmeras vantagens para o seu negócio. Dessa forma, com organização e disciplina, é simples se destacar no relacionamento com seu público. Assim, além de um mero consumidor, seu cliente vai virar um apreciador da marca.

Tal atributo é essencial para enfrentar a concorrência. Por falar nisso, que tal saber um pouquinho mais sobre táticas de disputa de mercado? Então acompanhe nosso post sobre estratégia competitiva!

Gardênia Nunes

Analista de Marketing da dBriefing Resultados criativos. Formada em Design Gráfico, especializada em Marketing digital com foco em estratégia e resultados. Amante da cultura pop, filmes e chocolate. - “Resultado de verdade é aquele que funciona”

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