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Imagem de pessoas com as figurinhas das redes sociais

Filtros do Instagram: como usar na empresa!

Efeitos que mesclam elementos virtuais e reais vêm bombando nas redes desde o final do ano passado. Afinal de contas, nesse período, foi anunciada a liberação do Spark AR Studio para todos os usuários. Desse modo, os famosos filtros do Instagram se tornaram os novos queridinhos dos internautas.

Esse aplicativo permite a criação de vídeos, fotos e stories misturando realidade virtual e física, no que vem sendo chamado de realidade aumentada.

Até então, esses truques e brincadeiras só podiam ser acessados por desenvolvedores e celebridades. Desse modo, com a permissão concedida, os filtros do Instagram ganharam o gosto do público.

Mas o que o seu negócio tem a ver com isso? É que esse instrumento também pode ser aproveitado pelas marcas. Ou seja, surge uma nova ferramenta para contribuir com as táticas para vender mais.

E que senhora ferramenta: 500 milhões de pessoas entram apenas no Stories do Instagram diariamente. Por esse motivo, é necessária uma atenção especial para esse novo comportamento do público. Quer saber mais? Então veja as vantagens dos filtros do Instagram para sua empresa! Confira!

Conquiste mais interatividade

Os filtros do Instagram oferecem aos internautas a chance de incrementar fotos e vídeos com elementos digitais. Assim, é viável fazer uma selfie, por exemplo, e colocar asas de anjinho, orelhinhas de coelho, bigodes de gatinho e até mesmo um logotipo. Por que não?

Por tudo isso, esses efeitos são canais inovadores para dialogar com o cliente de uma forma mais bem-humorada e descontraída. Assim, dá para ilustrar fotografias, vídeos, stories e lives sem entender nadica de programação. Com isso, a empresa consegue manter o público mais engajado. Afinal, ele terá mais entusiasmo para compartilhar e curtir seus posts.

No filtro do perfil da Adidas (@adidasoriginal), por exemplo, é possível inserir um layout mais retrô ao story. Nesse caso, a experiência de realidade aumentada imita uma gravação VHS. Nessa criação, o consumidor pode brincar com o logotipo da marca.

Obtenha mais seguidores

Como já dissemos, os usuários estão amando os filtros do Instagram. Diante disso, se você tiver seus efeitos próprios, poderá chamar a atenção de mais consumidores. Isso porque as pessoas precisam seguir os autores de determinada experiência AR para poder acessá-la.

Assim, ao se atualizar nesse tema, você vai reforçar sua estratégia competitiva, uma vez que nem todos os empreendedores vêm enxergando essa brecha.

Fique presente na memória do público

Os filtros do Instagram também ajudam a melhorar o posicionamento da marca. Afinal de contas, disponibilizar essas criações é algo inusitado, que impregna no cérebro. Lembre-se de que o consumidor, atualmente, quer muito mais do que atendimento de qualidade.

Além disso, você também desfruta do chamado marketing indireto. Isso porque, quando um usuário publicar seu efeito nas redes, o nome da empresa vai aparecer nessa postagem. Tal medida dá uma turbinada nas suas páginas, contribuindo para uma evolução na sua performance de redes sociais.

Descubra como fazer os filtros do Instagram

Usar os efeitos disponíveis na plataforma é algo bastante fácil. Desse modo, acesse o feed do Stories e clique na câmera do lado esquerdo. Além disso, você também pode entrar pelo ícone “+”. Depois disso, vai aparecer uma carinha do lado direito. Assim, clique nela para ver os filtros do Instagram armazenados.

Criar filtros do Instagram também é simples. Porém, para publicar sua produção, será necessário esperar uma resposta do Facebook, que costuma levar de 1 a 7 dias para ser dada. A seguir, veja um pequeno passo a passo para elaboração de filtros no Instagram:

  1. Faça download do Spark AR Studio no seu computador;
  2. Execute e instale o programa;
  3. Abra o software e vá para Create Project;
  4. Em seguida, procure a opção Scene, que fica no canto superior esquerdo da tela.
  5. Aperte Add Object;
  6. A partir daí, experimente as ferramentas;
  7. Com sua criação salva, tecle na seta na parte inferior esquerda e exporte o filtro;
  8. Quando todas as opções ficarem verdes, clique em “export”;
  9. Depois, aguarde a aprovação para publicar.

Como você pôde perceber, os filtros do Instagram são uma nova forma de se comunicar com o público. Porém, trata-se de um diálogo leve, bem-humorado e repleto de interação. Por esse motivo, investir na ferramenta pode ser o que faltava para turbinar seus resultados.

Gostou do artigo? Que tal mais toques interessantes sobre redes sociais? Então leia também nosso post com 5 dicas incríveis para aumentar as vendas com o Instagram!


Gardênia Nunes

Analista de Marketing da dBriefing Resultados criativos. Formada em Design Gráfico, especializada em Marketing digital com foco em estratégia e resultados. Amante da cultura pop, filmes e chocolate. - “Resultado de verdade é aquele que funciona”

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