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Netflix em um fundo branco

Descubra como funciona o Inbound Marketing para a Netflix

A Netflix todo mundo conhece, mas você sabe o que ela tem em comum com o Marketing Inbound? Não? Esse é o momento certo de conhecer e usar a startup como referência para seu negócio!

A empresa de streaming é uma provedora global de filmes e séries de televisão. A empresa já ultrapassa 158 milhões de assinantes, sendo em sua grande maioria fora dos EUA. Mas, com tanto sucesso, muitos querem saber: como funciona o inbound marketing da Netflix?

O que transformou e mantém essa empresa de streaming um sucesso? Um ponto importante foi ter enxergado uma oportunidade inédita, tornando-se a primeira no segmento.

A Netflix buscou uma forma de seus clientes assistirem a filmes e séries sem precisar sair de casa, desbancando as tradicionais locadoras. Com isso, seu serviço se tornou popular por todo mundo, agregando mais e mais clientes. Quer saber como ela faz para se destacar na internet? Então veja neste post como funciona o inbound marketing da Netflix! Confira!

O que é o inbound marketing?

Para entender como funciona o inbound marketing, primeiro, é preciso compreender o conceito. Nesse sentido, trata-se de uma forma de promover seu negócio e atrair seus clientes por meio das plataformas online. Como? Por meio de conteúdo relevante com base na estratégia de funil de vendas. Você deve estar se perguntando: mas o que é isso, afinal de contas? É um instrumento comercial bem antigo que foi adaptado para o universo on line. Basicamente, a trajetória dos clientes são divididas em três etapas: topo, meio e fundo. Acompanhe nossa leitura e entenda melhor!

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo de consumo que mapeia os percursos mentais do cliente entre o interesse vago por sua empresa até o efetivo fechamento do negócio. Em cada fase desse trajeto, o consumidor se comporta de um jeito e tem necessidades diferentes.

Assim, os clientes recebem conteúdo de acordo com o estágio no qual se encontram. Veja um resumo:

  • Topo do funil: está a maioria do público. Aqui, o segredo é chamar a atenção;
  • Meio do funil: nesse ciclo, é a hora de abordar assuntos que se associem às dores e necessidades do público e que tenham relação com suas soluções de mercado;
  • Fundo do funil: descreve seus serviços como a solução para o problema ou para a realização do sonho do público.

Quais são as principais estratégias da Netflix?

Dois pontos importantes mantêm a Netflix no primeiro lugar, sendo que ambos os conceitos são aplicados diretamente no marketing inbound.

Estamos falando de números e de modos de agir. Assim, toda a tática publicitária é montada com base em estratégias e levantamentos de dados que envolvam quantidade e experiência dos usuários. Ou seja, é preciso conhecer a sua audiência para, em seguida, alimentá-la com conteúdo que saceie seus desejos e aflições. Observe uma explicação mais detalhada:

Conhecer o público

O primeiro passo da lição sobre como funciona o inbound marketing é a análise minuciosa da sua audiência. Por essa razão, um dos fatores mais importantes para a Netflix é estudar seu público. Desse modo, a empresa está sempre em busca dos gostos e preferências de seus assinantes, procurando entender as suas necessidades. Assim, não é somente seguir uma tendência de mercado, mas criar algo que agrade a maioria do seu público de interesse.

Se colocarmos em termos de marketing inbound, é encontrar a nossa Persona. Ou seja, o target que desejamos atrair para consumir nosso produto. Para isso, devemos entendê-lo e desvendar o que ele busca, achando sua necessidade.

Conteúdo interessante

Mais outro segredinho de como funciona o inbound marketing: oferecer material pertinente à audiência. Assim que a Netflix percebe o que seus assinantes estão buscando, ela inicia a criação de seu conteúdo. Para detectar esses gostos e preferências, a startup acompanha a movimentação do cliente dentro na sua própria plataforma.

Afunilando as informações adquiridas, a startup aplica esses dados em suas criações de filmes e séries. Assim surgem séries como Stranger Things, que trabalha muito o lado nostálgico dos filmes antigos.

No marketing inbound, produzir um conteúdo de qualidade é o principal objetivo. Para isso, devemos estudar o nosso público e gerar soluções para seus problemas e sonhos. Dessa forma, atraímos apenas pessoas interessadas no nosso negócio e com maior probabilidade de conversão em futuros clientes potenciais. Mas como colocar todo esse mecanismo na prática? Levantamento de dados é a resposta. Dominar como funciona o inbound marketing esbarra em fazer pesquisas. Assim, suas próprias redes sociais, site e blog podem servir de termômetro. Com base nas coisas que seus clientes acham interessantes, você criará uma forma para abordá-los com mais inteligência. Assim, falando na mesma língua do cliente, fica bem mais fácil vender mais. Observe algumas outras táticas do inbound que frequentemente são utilizadas pela Netflix!

Momento Certo

Se você quer mesmo entender como funciona o inbound marketing, vai precisar de sensibilidade. Primeiramente, é necessário um diagnóstico sobre o estágio do funil de cada tipo de cliente. Após essa confirmação, inicia-se a produção de conteúdo, sempre adaptada para cada etapa do funil.

Desse modo, entendendo o público a fundo, é possível saber quais são os melhores momentos para abordá-lo. Isso porque o cliente moderno anseia por coisas que extrapolam o atendimento de qualidade. Ou seja, é fundamental saber o momento de se conectar. Nesse sentido, a Netflix envia e-mails estrategicamente às 18 horas da sexta-feira. Assim, bem no início do final de semana, o público já confere suas atrações. Mais um ponto importante sobre a Netflix: registrar o instante em que os clientes se fidelizam. Por exemplo: na série The Walking Dead, os fãs foram conquistados no segundo capítulo.

Mídias adequadas ao público

Mais um quesito importante de como funciona o inbound marketing: a definição dos canais de atuação! Isso significa que o negócio deve saber em quais mídias e redes sociais seu público circula.

A Netflix, por exemplo, mantem páginas no Twitter, Instagram e Facebook. Isso porque boa parte de seus clientes tem perfis nessas plataformas. Além disso, a empresa usa uma linguagem mais despojada para se aproximar dos jovens. Nesse contexto, não é à toa que a Netflix está sempre fazendo o que as novas gerações mais gostam: criação de memes, respostas bem-humoradas e muita interação no Instagram, Facebook e Twitter. Afinal, não é só ter as páginas: precisa operar para que elas se movimentem e atraiam as pessoas.

Degustação dos serviços

Por fim, outro mecanismo da Netflix também ajuda a compreender como funciona o inbound marketing. Nesse caso, estamos falando da velha e boa degustação. Afinal, quem nunca aproveitou os 30 dias gratuitos da empresa de streaming? Desse modo, você pode fazer o mesmo para obter reconhecimento e conquistar a confiança dos leads.

Portanto, se você usar a Netflix como exemplo, vai ficar bem mais fácil decifrar tudo sobre como funciona o inbound marketing.

Afinal, a empresa é uma das referências nesse assunto. Agora, quer saber mais sobre o relacionamento com o cliente na internet? Então com certeza você vai gostar de ler nosso post sobre o papel do Inbound no Marketing Digital!


Heitor Augusto

Co-fundador e CEO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Gestão comercial e pós-graduado em Estratégias Digitais. Louco por empreendedorismo, marketing, música e filmes. - “Aprender, entender e aplicar”.

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