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Homem mexendo em computador em um escritório

Descubra como alavancar as vendas por meio de blogs!

Já há alguns anos, tem sido mencionado que os blogs são fundamentais para aparecer na internet com destaque. Além disso, eles são apontados como uma alternativa bem-sucedida nas estratégias de como alavancar as vendas. Afinal, com eles, a empresa vai se tornando um modelo em determinado assunto, sendo cada vez mais notada no universo online.

Como resultado, as pessoas conhecem mais a sua marca e, entre elas, certamente estará o cliente perfeito para você. Mas o que é que os blogs têm de tão importante a ponto de despertar o interesse do público? A resposta é conteúdo de valor. No entanto, fazer as engrenagens de um blog rodar exige muitos conhecimentos técnicos, disciplina e criatividade. Quer saber como alavancar as vendas com esses meios de comunicação? Então veja neste post a importância dos blogs e como nós da dBriefing Resultados Criativos podemos ajudar você! Confira!

Estabelecer objetivos

Para entender como alavancar as vendas com essa ferramenta, é preciso saber qual é a sua intenção em cada blog post, bem como os seus propósitos para o canal como um todo. Em outras palavras, você deve ter em mente qual é a conversão, isto é, o que você quer que o cliente faça ao término de uma leitura.

No entanto, é como um jogo de xadrez: qual é o próximo passo do cliente que seria mais interessante para você? Em outras palavras, qual atitude dele o deixará mais próximo de uma compra. Veja exemplos de possíveis conversões:

  • Fazer o cliente navegar em um site;
  • Induzir o consumidor a compartilhar ou curtir uma página;
  • Convencer o público a baixar um arquivo;
  • Transformar meros visitantes em leads ou fãs da marca;
  • Desfrutar de uma experiência;
  • Refletir sobre uma ideia.

Caprichar na redação

Um dos segredos de como alavancar as vendas com um blog é um texto com redação atraente. Desse modo, ele precisa ser coeso, coerente e também fácil de ler em qualquer lugar. Por isso, os parágrafos devem ser curtos e o mesmo deve acontecer com as frases. Além disso, a linguagem tem que ser adaptada para o público. Afinal, não se fala com adolescentes da mesma forma que se conversa com juízes ou professores acadêmicos.

Planejar o conteúdo

Bom, como já dissemos, o conteúdo é peça-chave para alavancar as vendas com blogs. Porém, antes de definir quais são os temas, você precisa conhecer bem a fundo seus clientes para, assim, entender o que eles desejam e os problemas que os afligem.

Nesse sentido, nós aqui da dBriefing Resultados Criativos achamos seus consumidores no ambiente digital para favorecer sua performance. Mais do que isso: podemos interagir com eles em seu nome, fazendo todo o planejamento do seu conteúdo com base em levantamento de dados. Desse modo, nosso planejamento será elaborado em alicerces sólidos, sustentados por pesquisas de mercado minuciosas. Veja exemplos de informações que encontramos para sua empresa antes de definir o conteúdo de um blog:

  • Qual é o perfil dos seus consumidores?
  • O que eles querem saber?
  • Que problemas dessas pessoas a sua empresa pode resolver?

Definir com quem falar

O blog e suas publicações demandam destinatários adequados. Lembra do estudo que acabamos de mencionar? Com base nele, vamos montar as personas da sua empresa. Ou seja, são figuras fictícias, mas desenhadas com inspiração nos seus clientes reais. Esses personagens acabam se tornando a representação de seu consumidor perfeito.

Proporcionar vantagens

As pessoas não são bobas. Diante disso, você deve ter a consciência de que não tem como alavancar as vendas com blogs sem oferecer benefícios para o público. Funciona assim: você pede que seja feita uma ação e, em troca, entrega algo valioso e importante para o cliente. Sua conversão pode ser baixar um arquivo mediante preenchimento de dados. Já a moeda de recompensa para o consumidor pode ser um e-book gratuito com tema de interesse dele.

Chegar ao topo do Google

Uma das melhores formas de como alavancar as vendas na internet é conseguir uma posição de destaque nos buscadores como o Google. Isso vale tanto para os blogs, como para sites e demais páginas web.

Mais um ponto importante é saber que as pesquisas nesses mecanismos são divididas em pagas e gratuitas. Neste último caso, elas são denominadas de orgânicas. Para ranquear as páginas online, robôs do Google, por exemplo, rastreiam as informações disponíveis, sempre focando na experiência do usuário.

Nesse contexto, muitos atributos levam um blog post para o topo da lista: conteúdo de qualidade, bons títulos, palavras-chave, entre outros recursos que aplicamos aqui na dBriefing Resultados Criativos.

Esse conjunto de técnicas e ações é chamado SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca).

Veja como colocamos a NF Pet no 1º lugar do Google

Em menos de um ano, com nossos métodos de SEO, conseguimos colocar a NF Pet, fabricante e distribuidora de acessórios para animais, no primeiro lugar do Google. Para tanto, levamos um conteúdo rico para o blog da empresa. Nosso objetivo foi atrair empresários veteranos e novos investidores do setor.

Assim, conseguimos conduzir um público maior e mais qualificado para o site e para o blog. Desse modo, entregamos mais contatos para a equipe de vendas.

Também reformulamos a identidade visual, com um logotipo de traços mais suaves e uma tipografia mais agradável para a leitura.

Assim, a imagem da empresa também começou a se destacar mais na internet, o que chamou mais visitas para o blog. Como resultado, a NF Pet saiu de um quase anonimato virtual para se tornar uma autoridade em seu nicho de atuação. Em 2018, a empresa registrou aumento de 30% nas vendas.

Portanto, os blogs são estratégias muito interessantes de como alavancar as vendas. Afinal, você obtém mais visibilidade no meio digital, inclusive nos buscadores, e amplia seu relacionamento com o público. Ficou interessado? Então fique à vontade para buscar mais informações aqui na dBriefing Resultados Criativos.

Estamos no WhatsApp: (11) 99408-2604 e você também pode ligar neste número: (11) 4735-1451. Além disso, se preferir, pode enviar um e-mail (contato@dbriefing.com.br) ou então entrar em contato com a gente!


Gardênia Nunes

Analista de Marketing da dBriefing Resultados criativos. Formada em Design Gráfico, especializada em Marketing digital com foco em estratégia e resultados. Amante da cultura pop, filmes e chocolate. - “Resultado de verdade é aquele que funciona”

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