Skip to main content
homem mexendo no computador

Home office: como ser produtivo e manter a qualidade!

Trabalhar de casa pode ser bastante desafiador, mas com o tempo tudo se ajusta. O home office, aliás, tem sido a opção de diversas empresas para reduzir gastos ou porque a natureza do negócio permite, como as lojas virtuais.

Para quem nunca viveu a experiência é importante seguir algumas regrinhas, pois fora do ambiente de trabalho é comum perder a concentração ou até mesmo acabar estendendo a carga horária.

Nesse sentido preparamos esse artigo com diversas dicas para ajudar os que estão enfrentando a dinâmica pela primeira vez. Confira!

As vantagens em fazer home office

Antes de abordarmos como realizar o home office de maneira eficaz vale destacar as suas vantagens. A maior delas, já mencionada anteriormente, é a redução de gastos. Mantendo funcionários e colaboradores em casa, não será necessário, por exemplo, arcar com o aluguel de um espaço físico.

Ainda que o funcionário precise ser remunerado por isso as contas de luz, telefone e internet também devem diminuir. Dessa forma, além da economia financeira, o home office pode ser menos estressante para os funcionários – já que ele não precisa sair correndo para chegar no horário ou acordar cedo demais – impactando em sua produtividade.

Na transição para o home office é interessante que a empresa já tenha solidificado sua presença digital, pois esse posicionamento facilita o trabalho remoto.

Reserve um lugar tranquilo e confortável para trabalhar

A primeira medida ao iniciar o home office é encontrar o lugar mais adequado dentro de casa para trabalhar. Ele precisa ser, sobretudo, confortável e silencioso com a finalidade de não atrapalhar a concentração.

Em geral, as áreas comuns como sala e cozinha são as menos recomendadas, principalmente para quem é casado e tem filhos. Isso porque as crianças tem dificuldade em entender que os pais estão trabalhando em casa e solicitam a atenção toda hora.

Mantenha a mesma rotina em casa

Você chegava na empresa às 8h00, lia todos os e-mails, dava alguns telefones e começava a primeira reunião do dia. Se esta era a sua rotina será importante mantê-la também em casa.

Nesse sentido vale levantar e se arrumar como se fosse sair para trabalhar. Afinal de contas o home office não é uma folga no meio da semana. As atividades precisam ser executadas com a mesma dedicação para que o negócio continue em prosperando.

Defina horários para realização das tarefas

Assim como a rotina é importante manter os horários durante o home office. Não é porque as pessoas estão trabalhando em casa que devem antecipar ou estender a carga de trabalho. Dessa forma o combinado em contrato permanece.

Vale ressaltar que se o horário de entrada é às 09h00 então todos devem estar disponíveis a partir desse momento. O mesmo serve para o encerramento das atividades. A ideia é manter a produtividade, com qualidade.

Comunique-se constantemente com a sua equipe

É de suma importância manter contato constante com a equipe durante o home office e, nesse sentido, a tecnologia faz toda a diferença. Além de se comunicar por telefone, e-mail e aplicativos de conversa por smartphone, é possível contar com outras ferramentas.

Hoje o empresário, certamente, consegue realizar reuniões com a participação de várias pessoas ao mesmo tempo por aplicativos como o Skype e o Zoom. Este último além de permitir a interação entre vários participantes, grava toda conversa.

Cuidado com as distrações, fuja delas

Quem se distrai facilmente deve evitar os cômodos com televisão. Assim o risco de parar para assistir o noticiário, ou qualquer outro programa, é muito menor.

Engatar uma conversa com a família enquanto trabalha, parar para realizar atividades domésticas ou atender ligações pessoais também são açãoes que tiram a concentração e atrapalham o home office.

Como mostramos neste artigo é possível fazer  home office de maneira eficaz e confortável de acordo com algumas dicas como escolher o local adequado, evitar distrações, manter a rotina e o horário. As empresas com presença digital, que muitas vezes optam por esse modelo de trabalho, são exemplo de como trabalhar em casa pode dar certo.

Agora que você conferiu as dicas para o trabalho home office conheça o que a dBriefing pode fazer pela sua empresa. Saiba mais no Instagram e Facebook.


Gardênia Nunes

Analista de Marketing da dBriefing Resultados criativos. Formada em Design Gráfico, especializada em Marketing digital com foco em estratégia e resultados. Amante da cultura pop, filmes e chocolate. - “Resultado de verdade é aquele que funciona”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *