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Pesquisa para marketing digital: 7 razões para fazer

Investir em uma pesquisa para marketing digital pode ser benéfico tanto para os empresários que estão iniciando um negócio como os que já possuem larga experiência no mercado. Isso porque ela fornecerá dados relevantes para, por exemplo, traçar estratégias de venda, fidelizar os clientes e otimizar os investimentos no ambiente virtual.

Dessa forma, investigar o mercado está longe de ser algo supérfluo. Além disso, diferente do que muitos empresários imaginam a pesquisa não consiste em um gasto, mas sim num importante investimento, com resultados positivos. A seguir confira 7 razões para fazer o seu levantamento e solidificar a presença digital.

1 – Queda nas vendas é motivo de pesquisa para marketing digital

Uma das formas de identificar falhas nas vendas é investigando como a empresa está sendo vista no meio digital. Por isso, nesse momento, vale investir em uma pesquisa para marketing digital.

Por meio do levantamento, a empresa, certamente, conseguirá identificar junto aos clientes em qual etapa do processo estão as falhas. É o preço? As formas de pagamento? Com essa avaliação é que as estratégias de recuperação podem ser aplicadas.

2 – Levantamento ajuda na tomada de decisões

O resultado de uma pesquisa para marketing digital pode auxiliar na tomada de diversas decisões. Sobretudo do investimento em uma ou outra rede social, assim como a mudança de estratégias de comunicação com o público.

Isso significa que o empresário, por meio de diversas ferramentas digitais de diagnóstico – o analytics, por exemplo – conseguirá dados importantes para determinar suas próximas ações.  

3 – Permite saber como está o mercado

Outra vantagem de recorrer à pesquisa é que ela ajudará a trazer uma análise do mercado digital. Dessa maneira identifica os produtos e serviços mais consumidos e de que maneira isso acontece.

A pesquisa pode revelar, portanto, o comportamento de consumo como o fato de as pessoas estarem comprando mais ou menos no ambiente digital e se fazem comentários nas redes sociais, recomendando os produtos e a loja.

4 – Pesquisa ajuda a identificar quem são os concorrentes

Uma pesquisa para marketing digital também contribui para identificar a concorrência. Isso porque, ao analisar o mercado, fica perceptível como as outras empresas têm se posicionado no meio virtual.

Por meio das redes sociais de consumidores e dos perfis das empresas é possível identificar, principalmente, de que forma a comunicação está estabelecida, se o engajamento tem resultados positivos e que recursos são utilizados para isso.

5 – Contribui para definição do público-alvo

Se tem um ponto extremamente positivo em investir numa pesquisa para marketing digital este é a definição do público-alvo. O empresário pode até já ter definido, mas com o levantamento tem a chance de perceber que outro caminho é mais viável.

O público é aquele para o qual o seu serviço ou produto está destinado, mas não significa que não tenha serventia para os demais. No entanto, é imprescindível saber com qual parcela da sociedade está dialogando, pois cada uma tem as suas especificidades.

6 – Pesquisa de marketing digital ajuda a criar a persona

Se o público-alvo determina o grupo para o qual a empresa vende, a persona é o detalhamento do cliente. Dessa forma, estabelecer esses critérios ajudarão a entender o perfil do consumidor de uma forma mais profunda.

Por exemplo: o público é o feminino, mas a persona tem idade na faixa dos 30 anos, é casada e tem filhos. Dessa forma, certamente, comunicar-se com ela não será a mesma coisa que falar com uma jovem de 20 anos e solteira.

7 – Mostra em quais mídias investir

Ao identificar onde e como se comporta o seu público-alvo fica mais fácil definir os investimentos em marketing, ou seja, as mídias que mais devem receber os recursos.

Assim, a empresa realmente estará se comunicando e da maneira adequada, para conquistar o engajamento e por consequência a realização e projeção do negócio.

Uma pesquisa para marketing digital pode revelar dados importantíssimos como mostramos aqui. Entre eles os nichos que estão em alta no mercado, quem são os seus concorrentes e até mesmo ajuda a definir as melhores mídias para investir. Dessa forma vale apostar em empresas especializadas para tornar a presença digital da sua empresa mais efetiva.

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Heitor Augusto

Co-fundador e CEO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Gestão comercial e pós-graduado em Estratégias Digitais. Louco por empreendedorismo, marketing, música e filmes. - “Aprender, entender e aplicar”.

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