Skip to main content
homem conversando com o seu cliente ideal

Cliente ideal: importância de definir o seu público para divulgar a sua empresa

As ferramentas de marketing acompanham a evolução do mercado e com isso surgem novos conceitos e mecanismos para atrair o público. Um desses recursos da atualidade é a persona, que ajuda a definir o cliente ideal.

Anteriormente, o comum era saber o público-alvo, ou seja, grupo de pessoas com potencial para consumir o seu produto e/ou serviço. Nos dias de hoje, com todas as mudanças de tecnologia e principalmente comportamento de consumo, é preciso mais detalhes sobre quem está comprando. Ficou interessado no assunto? Então continue conosco.

Afinal, o que é persona?

A persona pode ser descrita como o seu cliente ideal. Mas, ela não é criada com base em achismos ou de acordo com a preferência da empresa. Isso significa que a sua definição vem da análise de quem já consome aquele tipo de produto e/ou serviço.

Portanto é preciso encontrar pontos em comum entre os clientes (por meio de entrevistas, por exemplo)para assim estabelecer: gênero, escolaridade, condição financeira e até mesmo questões mais subjetivas como os seus objetivos de vida.

Dessa forma, toda a estratégia de marketing digital será voltada para o perfil estabelecido, proporcionando, certamente, uma comunicação muito mais efetiva.

A importância do cliente ideal para as estratégias de marketing digital

Os ganhos obtidos com a determinação da persona são diversos dentro do marketing digital. Em primeiro lugar, será possível determinar quais são as redes sociais mais interessantes para fazer a sua comunicação: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube.

Além disso, ao saber sobre o cliente ideal, é possível estabelecer uma linguagem mais correta, pois uma jovem, provavelmente, exigirá um discurso diferente de um homem idoso.

Dessa forma, com um direcionamento da linguagem e os meios certos para se comunicar, a empresa consegue empregar os seus recursos financeiros em marketing da maneira correta, sem desperdícios. Além de atingir em cheio o consumidor, aumenta suas chances de negócio.

Vantagem de falar diretamente com o público

Como mencionado anteriormente, ao criar uma persona, você torna efetiva a comunicação com o cliente ideal. Esse dado é importante porque não garante apenas uma venda ou a contratação do serviço, mas a fidelização.

Quando um consumidor se identifica com a marca, de certo são grandes as chances de ele voltar a consumi-la e, melhor, fazer propaganda dela aos familiares, amigos, enfim, toda a sua rede de contato, ainda que isso nem seja percebido por ele.

Dessa forma, podemos concluir que a comunicação com o cliente é algo precioso e certamente deve estar no topo das prioridades da estratégia de marketing digital.

Os resultados de definir o cliente ideal

Os benefícios em utilizar os recursos do marketing digital para fazer negócios são muitos e dentro das estratégias é fundamental criar a persona, ou seja, o seu cliente ideal. Como já apontamos, dessa forma, é possível otimizar os recursos financeiros e melhorar a comunicação.

Além de tudo isso há outro fator importante que é o tempo. Tentativas e erros fazem parte do caminho, mas se você já sabe onde quer chegar, encurtará a estrada para alcançar o seu objetivo. Dessa forma, podemos entender que a persona ajuda a tornar o marketing digital mais eficiente, ou seja, a atingir as suas metas.

Para tanto, vale lembrar da contratação de uma empresa especializada no ramo, que possa de fato ajudar a identificar a persona, assim como desenvolver outras estratégias fundamentais de marketing para o seu negócio.

Neste artigo você acompanhou a importância de estabelecer o cliente ideal, por meio da criação da persona, recurso imprescindível no marketing digital. Dessa forma é muito mais fácil atingir os objetivos de comunicação, otimizar o tempo e a verba da sua empresa. Com isso é possível ainda fidelizar clientes e, consequentemente, expandir os negócios.

A dBriefing oferece diversas soluções em marketing digital para o sucesso da sua empresa. Confira mais em nossa página no Facebook , Instagram, Youtube e Linkedin.


Gardênia Nunes

Analista de Marketing da dBriefing Resultados criativos. Formada em Design Gráfico, especializada em Marketing digital com foco em estratégia e resultados. Amante da cultura pop, filmes e chocolate. - “Resultado de verdade é aquele que funciona”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *