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Homem enviando um e-mail marketing para o sua rede de contatos

E-mail marketing: entenda as vantagens da ferramenta e surpreenda o seu cliente

A comunicação ativa com os clientes é, certamente, um dos segredos para o sucesso de qualquer negócio. Mas, é preciso ter estratégias bem definidas para que ela seja realmente efetiva. Dessa forma, vale investir em ferramentas como o e-mail marketing.

Eles podem ser úteis para divulgar novos produtos e/ou serviços, promoções e conteúdos relevantes sobre a empresa. No entanto, antes dos disparos em massa de e-mail, é preciso refletir sobre a forma como ele será elaborado e para quem ele está sendo destinado. Do contrário a mensagem pode cair na caixa de spam e assim, não cumprirá o seu objetivo. Então, confira a seguir como aproveitar melhor essa ferramenta.  

E-mail marketing: a importância de montar um mailing eficiente

O uso do e-mail marketing iniciou na década de 70 e explodiu a partir dos anos 90. Mas, hoje os disparos de mensagem precisam se adequar a algumas regras para que não se transformem em spam – mecanismo criado para proteger os consumidores do envio massificado de e-mails.

Dessa maneira é fundamental contar com um mailing formado por clientes em potencial e consumidores assíduos. Para identificá-los será necessário recorrer aos contatos já estabelecidos. Isso inclui aquele cadastro em seu site, mesmo que a compra nunca tenha sido efetuada pelo usuário, por exemplo.

Assim, podemos dizer que o e-mail marketing é um instrumento importante para automação de leads, ou seja, a interação com consumidores em potencial, o que é fundamental para expandir os negócios e solidificar a marca.

Aqui vai uma dica importante: mantenha o mailing atualizado, descartando os endereços eletrônicos errados para manter a sua lista mais eficiente.

A importância da forma e conteúdo da mensagem

Assim como o mailing atualizado, o conteúdo da mensagem pode fazer a diferença. Mais precisamente a forma como ela será elaborada, tanto em relação ao texto como também o layout. Outro ponto importantíssimo é o título, que deve ser curto e objetivo.

Nesse sentido é válido contar com uma equipe especializada em redação publicitária e programação para que o e-mail seja realmente eficiente, despertando o interesse dos clientes.

Além disso, é importante que no e-mail esteja claro o botão de unscreble (desinscrever) para que o cliente possa cancelar o contato caso não esteja satisfeito em receber os seus e-mails. Isso porque um contato indesejado pode causar reclamações e contribuir para a reputação negativa da marca.

Os tipos de e-mail marketing e suas vantagens

Podemos destacar três tipos de e-mail marketing: o promocional, o sazonal e o destinado aos clientes inativos. O primeiro, como o próprio nome já indica, tem como função primordial anunciar ofertas. Mas, isso nem sempre significa fazer negócios diretamente, pois pode ser usado para promover conteúdos gratuitos como um e-book.

Dessa forma, esse tipo de e-mail é uma excelente estratégia para manter ativa a interação com os clientes e até mesmo aumentar as vendas.

Já o e-mail marketing sazonal é aquele utilizado em determinadas épocas do ano como datas comemorativas. Dia das Mães, das Crianças e Natal são exemplos de épocas em que o consumo dispara. Nesse sentido é importante aproveitar o momento para fazer contato com os clientes.

Então, é interessante criar um cronograma de disparos nessas épocas para atingir o maior número de clientes possível. Importante que a campanha siga uma estratégia clara, para gerar o maior número de leads possível.

Por fim, o e-mail marketing direcionado a clientes inativos tem o intuito de restabelecer o contato. Deve ser enviado quando a interação com o consumidor tiver sido interrompida.

Dessa maneira, é importante que a mensagem seja amistosa e pode até trazer um benefício especial como brindes e descontos extras.

O e-mail marketing é uma peça importante na estratégia de comunicação com os clientes. Mas, como mostramos aqui é preciso que seja muito bem elaborado e enviado para o mailing certo para surtir efeito.

Para suas estratégias de marketing conte com uma equipe especializada na área. Quer ficar por dentro de conteúdos como esse que te ajuda nas estratégias de marketing para sua empresa? Então nos acompanhe na nossa página no Facebook , Instagram, Youtube e Linkedin.


Gardênia Nunes

Analista de Marketing da dBriefing Resultados criativos. Formada em Design Gráfico, especializada em Marketing digital com foco em estratégia e resultados. Amante da cultura pop, filmes e chocolate. - “Resultado de verdade é aquele que funciona”

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