Homem lendo sobre como fazer um webinar

Como preparar um webinar para estreitar o relacionamento com o seu cliente

Se você ainda não sabe o que é webinar talvez seja a hora de conhecer mais esse recurso digital. De forma simplificada trata-se de um seminário online, que pode ser gravado ou transmitido ao vivo para milhares de pessoas. Como a ferramenta permite a interatividade com a audiência é um ótimo termômetro para identificar o interesse do público pelos seus conteúdos assim como aumentar a clientela.

Além de ser um recurso de baixo custo, ele certamente pode originar outros materiais como infográficos, e-book, posts nas redes sociais, podcasts, entre outros. Quer saber como fazer um webinar? A seguir trazemos algumas dicas. Confira:

O que é o webinar  

Como já explicamos o webinar é um seminário online, com o qual o público pode interagir via chat. Entre as plataformas mais utilizadas para a veiculação do conteúdo estão Youtube Live, WebinarJam, GoToWebinar e o Zoom.

Algumas delas são gratuitas, enquanto outras tem custo, dependendo do tempo de exibição e número de participantes. Ainda assim, o valor costuma ser abaixo ao destinado para a produção de outros materiais de geração de leads como os e-books, por exemplo.

Para que serve um seminário online

Agora que você já sabe o que é um webinar deve estar se perguntando, para o que ele serve de fato. Pois, bem. O recuso pode ser utilizado para as mais diferentes finalidades, dentro das estratégias de marketing como, por exemplo, tratar de um tema amplo relacionado ao negócio, atraindo e gerando leads.

O seminário também pode trazer um conteúdo mais avançado para aumentar os leads no funil de vendas, ou ainda apresentar um produto para conquistar clientes.

A ferramenta é uma boa oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes e assim fideliza-los. Importante lembrar que, por ser uma plataforma interativa, é preciso um plano bem estruturado sobre o conteúdo a ser transmitido.

Diante disso é preciso definir o tema, ter uma lista de convidados efetiva, agendar os participantes, criar o conteúdo e, por fim, convocar o seu público.

O passo a passo de como fazer webinar

Agora é hora de colocar em prática cada um dos itens que apontamos anteriormente. Em primeiro lugar é importante definir o tema com antecedência. Dessa forma, quatro ou três semanas antes da exibição é um bom prazo.

Depois será necessário definir quem vai conduzir a apresentação, ou seja, os palestrantes. O horário e a data também devem ser escolhidos nesse momento da execução do webinar. Quinze dias antes da apresentação, será necessário criar o evento na plataforma escolhida. É nesta fase também que você pode montar a landing page para que o público efetue a inscrição no webinar, inserindo dados como e-mail. 

Na sequência a dica é iniciar a divulgação por e-mails promocionais, anúncios pagos e avisos (CTAs) no site da empresa e principalmente nas redes sociais. Faltando uma semana é hora de preparar a apresentação (roteiro) e finalizar possíveis materiais de apoio como PDFs e slides que acompanharão a exibição. Então, depois de todos os passos é válido fazer testes com a internet, checar todos os itens e, por fim, iniciar a exibição.

O que fazer na transmissão

Já falamos como fazer webinar, mas é importante atentar também para alguns pontos como responder as questões enviadas pelos participantes e avisar que, se não for possível na transmissão ao vivo, um e-mail será encaminhado posteriormente. Importante atentar para ruídos externos a fim de não atrapalhar o áudio.  O palestrante deve cumprir com o tempo determinado.

No final você pode sugerir um questionário para saber o que o público achou da apresentação. É interessante gravar o webinar, que pode ser disponibilizado posteriormente no site da empresa.

Gostou de saber o que é webinar e como montar o seu? Pois então agora é só colocar as dicas em prática e preparar uma apresentação bem elaborada para atrair mais leads e gerar negócios.

Que tal compartilhar todas as dicas sobre webinar? Aproveite.

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