como enfrentar a crise da sua empresa. Imagem de mulherer pesquisando na internet alternativas para enfrentar a crise

Estratégias de marketing em tempos de crise

É muito comum que empresas enfrentem turbulências, de naturezas diferentes, ao longo de sua trajetória. Elas podem ser desencadeadas por fatores internos como problemas operacionais ou externos devido a instabilidade econômica do país. O fato é que é preciso saber como enfrentar a crise.

Nesse sentido é importante a manutenção de estratégias bem definidas de marketing em tempos de crise. Ao contrário do que muitos gestores ainda imaginam, o marketing vai além das ações de propaganda e publicidade. Ele desempenha um papel fundamental na construção e solidificação da marca, desenvolvimento de produtos e serviços, e na relação entre a empresa e o consumidor. Ficou curiosa? Continue a leitura!

Saiba a importância do Marketing em tempos de crise

Embora o marketing sempre tenha sido associado às ações de publicidade e propaganda, tem uma função muito mais ampla e cada vez mais necessária no mercado. Os parâmetros de consumo mudaram e hoje as escolhas não são mais feitas apenas pelo bom preço dos produtos, serviços ou reputação da marca.

Consumidores estão em busca de novas experiências e atentos a forma como as empresas se comportam no mercado. Até mesmo o posicionamento diante das crises externas, sejam políticas, econômicas ou sociais, é levado em consideração.

Dessa forma, o marketing em tempos de crise pode ser uma forma de inovar e mostrar um diferencial no mercado. É preciso uma resposta rápida, mas bem desenhada, para momentos de instabilidade.

Entre as possibilidades estão as estratégias: campanhas promocionais, foco nos produtos ou serviços com o melhor custo-benefício para empresa (reduzindo o portfólio) e um relacionamento mais humanizado com o consumidor.

Atenção para o marketing de conteúdo e relacionamento

O mundo está cada vez mais digital e por isso o marketing de conteúdo pode fazer a diferença em tempos de crise. Como já mencionamos os consumidores de hoje não se restringem ao bom preço de um produto para efetuar a compra. Ele quer mais. Dessa maneira, agregar conhecimento é uma vantagem interessante.

A partir dos materiais de marketing de conteúdo, o consumidor estabelece outro tipo de relacionamento com a marca, pois está sendo impactado além da finalidade comercial. Para empresa ainda é uma oportunidade de atrair um público qualificado.

O marketing de conteúdo reúne métodos de otimização para motores de busca, o chamado SEO, e é uma forma menos invasiva do que a publicidade convencional para chamar a atenção de novos clientes e fidelizar os já existentes.

Vale ressaltar que a estratégia permite mensurar resultados, não exige grande investimento e ajuda a fortalecer a marca no mercado, especialmente no universo digital.

Ainda sobre relacionamento é importante abordar o papel das redes sociais, pois elas são fundamentais para divulgações, análise do mercado e contato direto com o consumidor.

Cuide da sua base de clientes

A cautela é uma boa conselheira em tempos de crise. Por isso vale cuidar da base de clientes ao invés de focar apenas na atração de novos consumidores. Nesse sentido o marketing, mais uma vez, terá papel essencial.

Estratégias de pós-venda como pesquisa sobre o atendimento, a qualidade do produto e da entrega ajuda a mensurar a satisfação e dessa forma determinar outras ações para fidelizar o consumidor. Essas estratégias de marketing em tempos de crise também servem para estreitar o relacionamento e dessa maneira garantir que o cliente, na dúvida, opte pela sua empresa.

Afinal, ele sente confiança de que terá um bom serviço e canal de comunicação direto caso não esteja de acordo com qualquer ação tomada pela empresa.

O marketing em tempos de crise pode ser fundamental para uma empresa superar os desafios de um momento tão complicado e por isso não deve ser deixado de lado. Aliás, as estratégias como o marketing de conteúdo e o relacionamento ativo nas redes sociais podem fortalecer ainda mais a marca. Nesse sentido é importante buscar especialistas na área para um planejamento sólido e com bons resultados. Pense nisso!   

Depois de conferir a importância do marketing em situações adversas saiba mais sobre Home office: descubra como ser mais produtivo e manter a qualidade!

Heitor Augusto

Co-fundador e CEO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Gestão comercial e pós-graduado em Estratégias Digitais. Louco por empreendedorismo, marketing, música e filmes. - “Aprender, entender e aplicar”.

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