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Como o blog pode ajudar na sua relação com o cliente?

É sabido que o mundo está cada vez mais digital. Afinal, basta olharmos para o nosso cotidiano. Estamos sempre checando as redes sociais, fazendo compras em e-commerces, consumindo notícias de jornais online, consultando o saldo bancário pelo internet banking. Portanto, é de grande importância aos empresários investir pesado nas ações online para manter a relação com o cliente. Entre as estratégias com ótimo custo-benefício estão os blogs. 

Nunca havia pensado na possibilidade de manter um blog para a sua empresa? Pois saiba que este é um recurso com diversas vantagens como, por exemplo aumentar a presença digital e, por consequência, ampliar a clientela, fidelizar a que já existe e alcançar melhor posicionamento da marca no mercado. Confira mais detalhes a seguir:

A importância de se ter um blog para a relação com o cliente

Assim como o mundo está cada vez mais digital, é correto afirmar que os consumidores ficaram mais exigentes. Por isso, a importância em manter uma boa relação com o cliente em todos os canais de comunicação.

O site e as redes sociais, certamente, costumam ser os recursos mais utilizados para estabelecer a relação virtual. Mas, existem outros, como o blog, no qual é possível explorar conteúdos relevantes com grande potencial de atração.

Dessa maneira, a empresa tem mais chance de se tornar referência entre os consumidores de seu segmento, pois, além dos produtos ou serviços oferece informação. Esse valor agregado, certamente, gera confiança e aumenta o interesse da clientela que, possivelmente, também passa a indicar a marca para sua rede de relacionamentos.

É importante frisar que o blog também permite a interatividade assim como as redes sociais. Isso porque no final de cada postagem, o público pode fazer comentários, sejam eles de sugestões ou críticas. Essa comunicação gera estatísticas para analisar o que o público acha de cada tipo de postagem, contribuindo para as próximas estratégias de conteúdo.

As vantagens de apostar em um blog

O fator econômico é, sem dúvidas, uma das grandes vantagens de apostar em um blog para relação com o cliente. Isso porque existem diversas plataformas gratuitas de criação como Blogspot e WordPress . Além disso, a navegabilidade costuma ser bastante simples.

Um blog faz total diferença na posição da sua empresa nos buscadores da internet como o Google. Os conteúdos, quando seguem as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), fazem com que a marca ganhe pontos e por isso apareça nas primeiras colocações.

Os conteúdos postados no blog, certamente, podem ser aproveitados para movimentar os outros canais de comunicação da empresa como as redes sociais. Estabelecer uma conexão entre os dois recursos digitais ajuda no engajamento da clientela e posicionamento digital.

O que deve ser levado em consideração na hora da construção do blog

Além de analisar as plataformas existentes de blog é importante contar com uma estratégia bem definida para que a relação com o cliente seja realmente efetiva. Dessa forma, será válido o alinhamento entre os conteúdos que serão tratados e as campanhas de marketing.

A constância é outro ponto que certamente deve ser bem estudado. As postagens podem ser semanais e até mensais, desde que apresentem informação relevante e atraente. Vale também estabelecer um formato para o texto. Dessa maneira, eles podem ser educativos, noticiosos e até no estilo tutorial, trazendo o passo a passo de como fazer algo.

Enfim, todos os formatos de postagem no blog ajudam a estreitar a relação do consumidor com a empresa, seja para reter a sua atenção ou até mesmo incitar a compra.

Aqui mostramos que o blog pode ser bastante eficiente na relação com o cliente. Além disso, tem diversas vantagens como contribuir para maior presença digital no mercado e reputação da marca. O melhor de tudo é que o custo é mais baixo que outras ações de marketing.

Veja também como alavancar as vendas da sua empresa usando o Blog como estratégia.

Heitor Augusto

Co-fundador e CEO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Gestão comercial e pós-graduado em Estratégias Digitais. Louco por empreendedorismo, marketing, música e filmes. - “Aprender, entender e aplicar”.

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