site responsivo

As principais vantagens de um site responsivo

Você sabe qual a importância do site responsivo? Comprar, vender, checar os e-mails, ler o noticiário. Hoje é possível realizar essas e muitas outras atividades pelo telefone celular com acesso à internet. Para 58% dos brasileiros, inclusive, o aparelho é o principal meio de conexão com a web. Os dados são da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesse sentido, as empresas devem estar atentas aos seus canais de comunicação digital, mas não somente com relação aos conteúdos. É preciso, por exemplo, ter um site responsivo, que garanta o mesmo nível de qualidade da navegabilidade, a partir de qualquer aparelho eletrônico com acesso à internet, especialmente os smartphones.

Para quem ainda desconhece o assunto, neste artigo vamos abordar o que é e como tornar o seu site responsivo. Confira:

Mas afinal, o que é um site responsivo?

De modo geral, um site responsivo é aquele que tem os seus conteúdos adaptados ao formato de tela de qualquer aparelho com acesso à web. Isso significa que, ao visualizar o endereço de internet pelo telefone, computador ou tablet, por exemplo, o usuário vivenciará a mesma experiência.

Para que fique ainda mais claro, independente do aparelho utilizado, será possível conferir todas as informações, de forma legível e atrativa. Isso porque o design da página – entre fontes e imagens – segue parâmetros que permitem a adaptação de acordo com o tamanho da tela de visualização.

Atenção: site mobile não é responsivo

Essa é uma dúvida muito frequente e por isso já adiantamos que há diferenças entre os conceitos. Como explicamos, o site responsivo se adequa a qualquer tamanho de tela, a partir de uma estrutura única. O mobile, por sua vez, funciona como um outro site, projetado exclusivamente para ser acesso via telefone celular.

Assim, mesmo que os dois ofereçam uma experiência semelhante ao usuário, exigem uma estruturação bem diferente e, nesse contexto, vale apostar no site responsivo. Quer saber o motivo? Explicamos.

 As vantagens do site responsivo

O Google garante a preferência para os sites responsivos. Isso significa que o seu endereço eletrônico tem mais chances de aparecer no topo das pesquisas se seguir este formato. Esse é um ponto muito importante porque, quanto mais bem posicionado, maior a chance de aumentar o tráfego na página e gerar negócios.

Vale destacar também que grande parte dos consumidores realiza compras pela internet por meio do telefone celular. Assim, fica fácil concluir que a visualização e a navegabilidade devem ter qualidade para que o usuário não recorra à concorrência, ou seja, diminui a possibilidade de rejeição.

Outro aspecto importante é que uma boa experiência garante maior tempo de permanência do usuário na página. A tecnologia avança todo tempo e contar com um site responsivo é também uma medida para que ele se adapte a qualquer dispositivo futuro.

O que fazer para ter um site responsivo

A primeira recomendação é buscar por profissionais especializados. Nem sempre aquela ideia do “faça você mesmo” é a melhor opção, ainda que existam ferramentas na internet para a criação de site responsivo.

O profissional vai elaborar um design que realmente se adequa a qualquer tamanho de tela, pensando na espacialidade da página, no formato das imagens, nas fontes de texto mais versáteis, entre outros aspectos importantes para que o acesso do usuário seja de qualidade.

Como você deve ter percebido, contar com um site responsivo só traz vantagens para o seu negócio. Por isso, se ainda utiliza outros recursos como o mobile para adaptar a sua página a qualquer dispositivo eletrônico, é hora de procurar pelos especialistas e investir nessa reformulação.

Você quer tornar seu site mais responsivo e gerar mais tráfego? Entre em contato com a dBriefing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *