Logotipo gratuito

Logotipo gratuito: Por que não usar?

Sabe aquela história de que a primeira impressão é a que fica?! Pois bem, em se tratando do visual de uma marca ela deve ser levada muito a sério. Nesse sentido é fundamental criar um logotipo que transmita a mensagem desejada pela empresa e que, por consequência, impacte positivamente o público.

Na construção da identidade visual, muita gente tem optado pelos aplicativos de logotipo gratuito. De fato, eles são uma mão na roda para ganhar tempo, além é claro de ter o benefício do custo zero. Mas, será que eles realmente oferecem todos os recursos para a criação de um design eficiente? A resposta, certamente, é não e a seguir vamos apontar o porquê. Confira:

A importância do logotipo

Já demos algumas pistas no início deste artigo da importância do logotipo na construção e no posicionamento da marca, mas vale aprofundar um pouco mais. A identidade visual é como um cartão de visitas, ou seja, o primeiro contato do consumidor com a empresa.

Portanto, é fundamental que o logotipo traduza a essência da marca e desperte a curiosidade, a confiança e a sensação de estar diante de algo diferenciado no mercado. Assim, o design deve causar impacto e permanecer na memória do público.

Para chegar nesse resultado, a equipe de designers realiza um amplo estudo e é por isso que apostar em um aplicativo de logotipo gratuito, certamente, não será a melhor escolha.

O logotipo gratuito tem limitações

Optar por um logotipo gratuito é como customizar um desenho pronto. O trabalho envolve montar um logo a partir de algo que já existe. Dessa maneira, não são levados em consideração, por exemplo, aspectos técnicos e de suma importância para identidade visual como o público e o tipo de produto ou serviço oferecido. É possível encontrar diversos desenhos bonitos, mas nada funcionais.

Nem de longe esse recurso se aproxima do trabalho desenvolvido por uma equipe de especialistas que estuda a empresa, entendendo os seus pontos fortes, anseios e a mensagem que ela deseja transmitir. Portanto é o tipo de economia com alto potencial de prejuízo, pois imagina precisar redesenhar o logotipo?

Além disso vale destacar a capacidade criativa do profissional da área, ou seja, sua sensibilidade e conhecimento técnico para produzir uma identidade visual única e, portanto, mais assertiva.

O risco de encontrar um logo parecido no mercado é grande

Certamente este é um dos principais motivos para esquecer a ideia de um logotipo gratuito. Afinal, se a proposta é diferenciar-se no mercado e conquistar a credibilidade junto ao público nada pior do que ter a sua marca comparada com a concorrência ou mesmo com uma empresa de um setor totalmente diferente.

Além de causar confusão entre os consumidores, certamente, um design parecido a tantos outros não fixa na memória do público. Isso também afeta a forma como a empresa é vista no mercado, impactando em sua credibilidade. Afinal, não houve nem a preocupação em como ela se apresenta publicamente.

Esse cuidado na construção do logotipo vale não só para as grandes empresas, mas também para os pequenos negócios. Inclusive, pode ser um ponto importante para ganhar terreno e expandir a atuação no mercado.

Como montar um logotipo eficiente

A construção de um logotipo faz parte do branding, conjunto de ações alinhadas com o posicionamento da marca, seus valores e propósitos. Portanto exige um completo entendimento dos anseios e dos objetivos do cliente.

Além disso é fundamental que siga um projeto técnico, o qual estará apoiado em padronizações, normas, estudo da psicologia das cores, policromia e monocromia, por exemplo. Isso sem contar o desenvolvimento de um manual de uso, para aplicação correta do logotipo nas peças publicitárias e canais e comunicação.

Como mostramos aqui um logotipo gratuito dificilmente atenderá aos anseios do cliente. Afinal não se trata de algo personalizado e sim customizado. Além disso, há o risco de encontrar o mesmo design na concorrência o que é um prejuízo enorme. Por isso vale contar com uma equipe especializada que desenvolverá um estudo técnico para garantir todo o diferencial e efetividade à marca.

Agora que tal saber tudo para construção de um logotipo de sucesso?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *