Skip to main content
mídia paga

Mídia paga: Por onde começar a investir?

As empresas que investem na mídia paga sabem que os resultados costumam ser bastante positivo. Afinal, o número de consumidores na internet só cresce com o passar dos anos. No entanto, as estratégias devem ser revistas de tempos em tempos, já que comportamentos de consumo mudam.

Apostar em mídia paga é um exemplo. Apesar do marketing de conteúdo ainda ser uma ótima solução para engajar e atrair o público, pagar por anúncios na internet, certamente, melhora a visibilidade de qualquer marca.

Mas, isso não significa que as empresas devam simplesmente abandonar qualquer estratégia de inbound marketing e apenas investir recursos em anúncios. A ideia é que uma ação possa complementar a outra, garantindo maior potencial de sucesso. A seguir vamos explorar mais o assunto, acompanhe:

O que é mídia paga

Mídia paga é exatamente o que você deve estar pensando: qualquer promoção dos produtos ou serviços de uma empresa nos canais de comunicação, em troca de pagamento. Sabe aquele anúncio de ofertas no Instagram ou Facebook?! É exatamente isso.

Embora os canais tradicionais como a televisão e os impressos ainda surtam efeito, a internet têm uma abrangência que merece ser explorada.

Quais são suas vantagens?

Se a produção de conteúdos digitais, como artigos e materiais ricos, têm sido tão eficientes dentro das estratégias de marketing e ainda exigem pouco investimento, por que voltar a pagar por anúncios?

Se essa pergunta está ecoando na sua mente, saiba que uma ação não anula a outra. Então é importante entender que a mídia paga é um recurso a mais, especialmente para quem está chegando ao mercado e precisa de retorno rápido.

Essa estratégia atente aos consumidores da internet, que buscam informações sobre produtos e serviços de forma rápida e prática. Além disso, pode atrair públicos diferentes, com a extensiva exposição a marca.

Vale destacar ainda que existem diversos formatos de mídia paga, das tradicionais até redes sociais. O importante, nesse sentido, é avaliar qual deles garantirá melhor retorno.

Quais são os principais canais de mídia paga

Entre os canais de mídia paga com maior índice de retornos positivos recomendados para empresas de todos os segmentos e porte estão: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn.

O Google Ads, é uma plataforma para anúncios pagos, que também ajuda a ranquear as empresas nas primeiras posições de busca, segundo as estratégias de Search Engine Optimization (SEO) ou otimização, com o uso de palavras chave.

O Facebook Ads oferece vários formatos de anúncios. É possível ainda segmentar o público-alvo e direcionar esses anúncios, de acordo os perfis que a empresa quiser. Já o Instagram Ads permite a criação de mídia de performance, com ênfase no visual. Assim, a ideia é promover compartilhamento de imagens e vídeos dinâmicos de curta duração.

O LinkedIn é outro canal recomendado para mídia paga. O Sponsored InMail, que é um recurso de mensagem patrocinada na caixa de entrada, configura como o tipo de anúncio mais comum.

Principais métricas para análise

O investimento em mídia paga permite com que a empresa obtenha métricas para análise. Essa avaliação é muito importante para definir novas ações de estratégias de marketing e, claro, conferir se os resultados atingiram o objetivo esperado.

O Custo por clique (CPC), por exemplo, serve para identificar os melhores canais e as palavras-chave que proporcionam os resultados mais efetivos. O cálculo envolve a divisão do valor de cada campanha ou anúncio pela quantidade de cliques efetuados.

Com a Taxa de cliques (CTR) é possível verificar a porcentagem de cliques que o anúncio teve, na comparação com o número de vezes que ele foi exibido. Já o Custo por 1.000 impressões (CPM) envolve o valor total do ad, que é dividido pelo total de impressões vezes mil.

O Custo por Lead (CPL), por sua vez, é um cálculo baseado no valor total da campanha dividido pelo número de leads convertidos. Já o Custo por aquisição (CPA) calcula o total de investimento dividido pelo número de conversões.

Conheça a dBriefing

Contar com uma empresa especializada em branding, marketing digital, design, como a dBriefing pode ser essencial para a aplicação correta dos investimentos em mídia paga.  Isso por que ela conta com um time de especialistas que estuda cada etapa do processo, traçando as melhores opções.

O trabalho é personalizado, transparente e leva em conta todas as características da empresa, bem como os seus objetivos e potenciais resultados.

Investir em mídia paga faz parte das estratégias de marketing, pois aumenta a visibilidade da marca de forma mais rápida e prática. Com isso a marca aumenta o tráfego de potenciais consumidores em seus canais de comunicação. Para conseguir resultados ainda mais efetivos, com investimento nas mídias certas e análises de métricas, vale contar com uma agência especializada.

Então, depois de saber um pouco mais sobre mídia paga, entre em contato conosco!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *