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como criar um blog de sucesso

Como criar um blog de sucesso: conheça nossa fórmula secreta!

O marketing de conteúdo é, sem dúvidas, uma ferramenta eficiente para conquistar clientes e garantir melhor posicionamento no mercado digital. Mas, como todas as estratégias de comunicação e vendas será preciso analisar dados e técnicas antes de colocar as ações em prática.

Essa avaliação prévia será fundamental, por exemplo, para quem está pensando em como criar um blog de sucesso, canal essencial para o marketing de conteúdo. Aqui vai um spoiler: o primeiro passo é ter clareza dos seus objetivos!

A seguir confira todas as nossas dicas para que seu blog alcance maior popularidade.  

A importância de um blog para a estratégia de marketing da sua empresa

Criar um blog e mantê-lo ativo pode garantir benefícios que vão além da conversão em vendas para a empresa. Inclusive, o seu papel é outro. O canal está ali para envolver o público, atendendo os seus anseios, na hora em que ele precisa, com informações relevantes.

Quando o blog cumpre realmente a sua função, superando as expectativas do público, torna-se um canal cativo para leitor que, também passa a indicá-lo, espontaneamente, para outras pessoas.

Assim, diferente de outras estratégias de marketing mais pontuais para a venda direta, como os anúncios, o blog se volta para engajamento do público.

O engajamento é um ponto muito importante para as empresas se tornarem autoridade em determinado tema relacionado ao seu negócio. Além disso, contribui para a visibilidade das marcas e o seu posicionamento no mercado.

Principais pontos antes de iniciar a postagem dos conteúdos

Depois de saber a importância do blog para a sua empresa, você pode estar se perguntando como criar um blog de sucesso? O primeiro ponto é que não basta apenas procurar uma plataforma para blogs, preencher as funções e, pronto, iniciar as postagens.

Há passos importantes como pensar no objetivo desse canal. Ele servirá para gerar autoridade em determinado tema? A ideia é atrair leads e clientes para a sua empresa? Saber exatamente aonde se quer chegar é fundamental para as etapas a seguir.

A importância de ter persona

Ao definir a persona do seu blog será muito mais fácil gerar conteúdos que realmente atendam o seu público. Essa estratégia consiste em criar um cliente/leitor fictício, considerando diversas informações sobre ele.

Entre esses dados estão a idade, a profissão, o gênero, a profissão, suas áreas de interesse, o que costuma fazer no seu dia a dia, suas perspectivas. Vale salientar que todas essas informações devem estar baseadas em um estudo prévio do público da empresa ou que ela pretende atingir.

O poder das palavras-chaves

Para criar um blog de sucesso é essencial determinar palavras-chaves para os textos. Dentro das técnicas de SEO, elas ajudarão o canal a conquistar um bom posicionamento nos mecanismos de busca da internet.

As palavras-chaves podem ser escolhidas de acordo com o que o seu público mais busca na internet, tonando os seus conteúdos ainda mais atrativos.

Copywriting: faça títulos interessantes

Assim como as palavras-chaves, é imprescindível criar títulos realmente atraentes. Afinal, eles funcionam como um cartão de visitas para chamar a atenção do público.

Na elaboração do título não tenha medo de inovar. Assim, use a criatividade, mas sempre considerando a linguagem de seu público leitor. Dessa forma você aumenta as chances de que ele continue a leitura.

A pauta para o blog

Na empreitada de como criar um blog de sucesso é importante elaborar pautas que, certamente, atendam aos anseios do público. Por isso é válido analisar as palavras-chaves mais procuradas e observar a interatividade do leitor com os textos mais postados.

É recomendado que as pautas do blog tragam a persona, as palavras-chaves a serem inseridas, um breve descritivo do tema e sites de referência para o texto.

Planejamento de conteúdo

O planejamento do conteúdo, ou seja, das postagens é um dos passos mais relevantes para quem deseja saber como criar um blog de sucesso. Ter um calendário organizado e alinhado com as demais estratégias de marketing pode garantir maior eficiência para o canal.

É importante que além das datas, os conteúdos estejam organizados de acordo com a relevância dos temas. Postagens aleatórias podem detonar qualquer estratégia, fazendo o blog perder seguidores e seu posicionamento e relevância na internet.

A importância de analisar sua concorrência

Estar de olho na concorrência é outra recomendação para quem deseja um blog de sucesso. Nesse sentido, vale atentar não só para os conteúdos, mas também os formatos e periodicidade de postagens.

O olhar para a concorrência pode ser inspirador, mas cuidado para que essas referências não interfiram na identidade do seu blog.

Depois de tantas dicas sobre como criar um blog de sucesso aqui vai mais uma: invista em uma agência especializada. A dBriefing oferece serviços de marketing digital, branding, design gráfico, garantindo todo o suporte e transparência para quem deseja resultados mais eficientes.

Saiba mais sobre como o blog pode ajudar na sua relação com o cliente?


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