Skip to main content
dicas de atendimento ao cliente

7 dicas de atendimento ao cliente: como criar admiradores da sua empresa!

“Os clientes se lembram de um bom atendimento durante muito mais tempo do que se lembram do preço”. Com essa frase, Kate Zabriskie, escritora, palestrante e consultora na área de negócios, aponta um direcionamento importante para as empresas que desejam fidelizar e atrair a clientela. Afinal não basta oferecer um produto com alta qualidade e preço justo. Toda a experiência de compra conta, por isso importante que você veja nossas dicas de atendimento ao cliente.

Os consumidores avaliam desde o primeiro contato até a resolução de possíveis problemas. Assim, passam a indicar ou não a sua empresa para outras pessoas. As experiências, negativas ou positivas, acabam influenciando diretamente na reputação do negócio e, por consequência, a forma como ele é visto pelo público.

Em resumo, é extremamente importante saber como garantir avaliações positivas, ou seja, admiradores para sua marca. Dessa forma, confira a seguir, 7 dicas de atendimento ao cliente

1 – Entenda a importância do atendimento

Planejamento financeiro, análise de dados, técnicas de gestão de equipe. Tudo isso é de suma importância para que o negócio dê certo e sua marca alcance uma excelente reputação no mercado. Mas, tem um fator que perpassa todos os itens e merece total atenção: o atendimento ao cliente.

Enquanto os empresários não priorizarem este quesito, todo restante pode ficar comprometido. É muito importante entender ainda que não basta colocar uma série de pessoas para o atendimento ou automatizá-lo para que ele dê respostas prontamente. O consumidor espera ser atendido em todas as suas necessidades, ou seja, exige mais do que simpatia, a empatia.

2 – Conheça a comunicação S.C.O.T

Para quem desconhece, a sigla S.C.O.T significa: segurança, clareza, objetividade e transparência. Ela será de extrema importância em um atendimento eficiente. Então, seguindo todas essas indicações aumentam muito as chances da sua empresa estabelecer um excelente contato com os consumidores.

A união de todos esses fatores faz com que o público perceba uma empresa que respeita e atende aos seus anseios. Passa a segurança de um produto ou serviço de qualidade. Demonstra clareza em todos os processos – da compra ao pós-venda. Usa da objetividade para passar informações e tirar possíveis dúvidas. Atua com transparência durante a experiência, sem omitir erros e contratempos.

3 – Adapte a forma como sua empresa comunica

Outra dica importante para o bom atendimento ao cliente é adaptar a forma como esse processo tem sido colocado em prática na sua empresa. Nesse sentido, vale observar se as respostas ao consumidor são realmente efetivas.

É preciso que as informações sejam passadas de forma clara e objetiva, mas principalmente de acordo com a linguagem do seu público consumidor. Assim, a recomendação é evitar palavras de difícil compreensão, além dos termos técnicos e respostas padrão/robotizadas. Isso deve ser premissa em todas as peças de comunicação e atendimento ao público.

4 – Acompanhe o seu cliente

Atrasos na entrega, erro na cobrança, indisponibilidade de produto. São muitos os contratempos com os quais as empresas podem ter que lidar para não frustrar ainda mais os clientes. Qualquer uma das situações citadas são motivos bastante graves e que podem gerar uma péssima avaliação no mercado.

Por isso, é de suma importância que haja o monitoramento constante de problemas com o cliente. Isso inclui atendimento rápido ao primeiro sinal de insatisfação e claro, resoluções factíveis e que realmente estejam a contento do cliente.

5 – Tenha uma equipe alinhada

O trabalho em equipe fará toda a diferença no atendimento ao cliente. Nesse sentido é preciso que todos os colaboradores estejam preparados/treinados para lidar com as mais diversas situações, dentro de suas áreas de atuação, é claro.

Assim, a equipe de marketing deve comunicar algo que o setor de entregas, por exemplo, consiga realizar. Todos precisam conhecer os objetivos da empresa, início e término de campanhas para que consigam atender o cliente, com respostas rápidas e de forma transparente.

6 – Conte com meios de contato que funcionem

Nada mais desagradável do que um e-mail não respondido ou respostas automáticas no chat do site. Assim, é fundamental que sua empresa também se preocupe com os canais de comunicação para o consumidor.

Portanto, ele deve ter acesso fácil e rápido por canais digitais como site, e-mail e redes sociais, além do telefone. Vale investir mais naqueles em que a demanda é maior, claro, cuidando sempre para atender de forma objetiva e no prazo estipulado.

Lembre-se que esses canais, principalmente as redes sociais, são públicos e, portanto, ótimas oportunidades de reverter uma situação negativa.

7 – Demonstre sempre boa vontade

Esta última dica pode parecer meio óbvia, mas é essencial que todos os colaboradores e prestadores de serviço do atendimento aos clientes desenvolvam a empatia. Mostrar disposição para ouvir já é um passo muito importante, mesmo que o problema leve mais tempo do que o esperado para ser solucionado.

Criar esse vínculo mais próximo com o cliente amenizará e, em alguns casos, até reverterá uma possível imagem negativa do seu negócio. Portanto, a paciência deve ser um dos mantras praticados todos os dias pela sua equipe.

Neste artigo mostramos trouxemos sete dicas de atendimento ao cliente que podem parecer óbvias, mas nem sempre aplicadas pelas empresas. Portanto invista nas sugestões, contanto sempre com uma boa agência de comunicação que conta com profissionais altamente capacitados para as melhores soluções.

Agora aproveite e confira também dicas para um atendimento de qualidade.


Heitor Augusto

Co-fundador e CEO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Gestão comercial e pós-graduado em Estratégias Digitais. Louco por empreendedorismo, marketing, música e filmes. - “Aprender, entender e aplicar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *