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arte sobre logotipo e marca

Logotipo e Marca, qual a diferença?

Ainda é muito comum a confusão entre logotipo e marca. Ambos comunicam ao público os produtos e/ou serviços de uma empresa, organização ou instituição. Entretanto são conceitos bem diferentes.
O logotipo é uma representação gráfica, ou melhor, o elemento visual que identifica a sua empresa. Assim, quando alguém bate o olho neste símbolo já sabe a organização ao qual ele pertence. Já o conceito de marca é mais abrangente e complexo. Pode ser entendido como o conjunto de qualidades e defeitos, que geram a percepção do público sobre a instituição.
Compreender essas diferenças será de suma importância para as estratégias de comunicação e marketing e por isso apresentamos mais detalhes a seguir. Aproveite!

Logotipo e Marca

Logotipo, logo ou símbolo, todos esses termos são associados ao elemento visual que representa sua instituição. Por exemplo, o desenho da maçã, para representar a Apple; as três listras, para a Adidas; o “M” do Mc Donald’s ou o Escudo da Ferrari.

Todos esses elementos são representações gráficas das empresas e nos ajudam a identificá-las em meio a seus concorrentes. Apesar de serem elementos com muita força dentro do mercado, o logotipo ou o símbolo da empresa ainda é uma coisa volátil, ou seja, pode ser alterado com o decorrer dos anos ou com a mudança de tendências do mercado.

O logotipo também auxilia na construção da sua identidade visual. Isto é, ele define padrões visuais que serão aplicados em toda sua instituição, ou seja, cores, formas, formato de letras e demais itens que podem auxiliar na identificação da sua empresa mesmo quando o logotipo não aparece. Por fim, o logotipo também pode auxiliar a preservar a individualidade da sua marca e diferenciá-la em meio a centenas de concorrentes.

Por sua vez, marca é algo muito mais complexo. Quando falamos de marca estamos falando da percepção que o consumidor tem da sua empresa. Sendo assim a marca é o conjunto de qualidades, defeitos, credibilidade, forças e fraquezas que a sua empresa possui.

Ao contrário do logotipo, a marca em si não é volátil e não costuma ser alterada com o passar dos anos, ou seja, a marca assume um posicionamento dentro do mercado e ele tende a ser permanente por décadas, se não por toda a vida da empresa.

Entendendo de forma fácil a diferença de marca e logotipo

Para simplificar o que é de fato, uma marca ou logotipo, basta fazer um exercício consigo mesmo.

Pense na sua marca favorita de carros. Agora mentalize a marca líder de maionese. Pense também na marca mais tradicional de sandálias. Note que você conseguiu consolidar 3 marcas diferentes sem a necessidade de eu expor qualquer informação sobre as mesmas. Isso se dá ao fato de que essas marcas que você pensou, já se firmaram em sua percepção esses atributos. Ou seja, assumiram um posicionamento no mercado.

Agora falando de Logotipo, vamos fazer o mesmo exercício.

Pense em um logotipo verde, com uma sereia, de uma empresa de café. Provavelmente você pensou em Starbucks. Que tal um logotipo de motocicleta, laranja, com um escudo. Harley Davidson veio a sua mente agora. Por fim, mentalize um logotipo de refrigerante, vermelho e branco. Não pensar na Coca-cola é quase impossível. Note que para que exista a percepção do logotipo é necessário dar características visuais dos mesmos, isso por que eles foram criados com base nestas características e necessitam delas para serem lembrados.

Esses exercícios resumem a importância de conceber uma marca forte e um logotipo que realmente traduza os objetivos da empresa. Lembrando que com o tempo, um logotipo pode e em alguns casos até deve passar por um processo de reformulação.

Alterar um logotipo pode ser fundamental para que ele se adeque ao momento atual e reflita um eventual novo posicionamento da empresa. A Coca-cola que citamos acima, é um bom exemplo. Com o passar das décadas fez pequenas modificações no desenho deixando o logo mais atrativo e moderno.

Outro exemplo é a Fiat que em 1899 apresentava um logotipo bem rústico e, completamente diferente do que observamos hoje, a qual apresenta um logotipo monocromático mais “flat”.

Trabalhando em conjunto

Por fim, vale lembrar que uma empresa de sucesso precisa do trabalho em conjunto de logotipo e marca. Ou seja, a empresa precisa ter uma marca bem construída e com uma boa estratégia para que alcance um posicionamento fixo no mercado. Inclusive já falamos mais sobre esse assunto neste post aqui.

Tendo esta estratégia de marca bem consolidada a mesma deve ser transmitida visualmente através do seu logotipo e identidade visual, para que ela se fixe mais na mente de seus consumidores. Já falamos também sobre construção de logotipos neste post aqui.

Sendo assim, tendo uma marca com uma boa estratégia e um logotipo bem construído, a sua empresa passa a ter maiores chances de ser relevante no mercado e ser realmente diferente de todas as demais concorrentes. Ou seja, passa a assumir um posicionamento forte e gerar credibilidade com o seu consumidor.

Agora que você já sabe a diferença entre logotipo e marca, aproveite para conhecer o nosso portfólio e entre em contato com a dBriefing para obter o melhor conceito e design para sua empresa.


Akira Kawazoe

Co-fundador e CBO da dBriefing Resultados criativos. Formado em Design Gráfico, com especialização em Gestão do design e cursando MBA em Branding, Nerd, gamer e apaixonado pelo mundo das marcas . - “Um mundo sem marcas, é um mundo sem negócios”.

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