imagem com ícones do Instagram like, comentário, salvamento e compartilhamento

6 dicas de como aumentar o engajamento no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares no mundo. Segundo dados da própria plataforma já superou 1 bilhão de usuários ativos. Os brasileiros estão entre os que mais interagem por esse canal digital e é por isso que tantas empresas e profissionais querem saber como aumentar o engajamento no Instagram.

Se esse também é o seu objetivo, a seguir vamos apresentar seis dicas de como melhorar o engajamento. Afinal, contar com um grande número de seguidores e, mais que isso, de curtidas, comentários, troca de mensagens diretas e repost das suas publicações é sinal de sucesso nas redes socais. Então, confira, curta e compartilhe!

O que é engajamento

Antes de apresentar as seis dicas é importante ter clareza do que é o engajamento no Instagram. Grosso modo é a interação do público com os conteúdos postados no perfil da rede. Então são as curtidas, os comentários, compartilhamentos e trocas de mensagens diretas.

Quanto mais o público reage às postagens maior a probabilidade de alcance do perfil na rede. Além disso, é um bom indicativo de que as estratégias digitais têm funcionado.

Qual é a importância do engajamento

Seguindo o raciocínio acima, se o seu perfil se mostra atraente a ponto de os seguidores interagirem com os conteúdos é por que as postagens estão atingindo o seu objetivo.

Portanto é um indicativo essencial para manter, ampliar e traçar as novas estratégias de redes sociais. Além disso, é maior a probabilidade de crescimento dos seguidores e, no caso das empresas, de converter a comunicação em venda de produtos e/ou serviços.

Como aumentar o engajamento no Instagram

1 – Use sempre hashtags

As hashtags são os termos que na frente trazem o símbolo #, que cria um hiperlink com outros conteúdos que também o utilizam. Portanto é uma ferramenta que ajuda a aumentar o alcance do seu perfil.

Mas, para que as hashtags atinjam os objetivos é preciso pesquisar as que realmente se aplicam ao seu conteúdo e possuem uma boa frequência nas redes. Uma dica é utilizar a sessão explorar do Instagram para que o algoritmo selecione as mais relevantes para você.

É possível também criar hashtags usando a sua marca ou evento que estiver divulgando, por exemplo. Com isso os usuários vão conhecer cada vez mais o seu negócio.

2 – Interaja com os seguidores

Se o público está interagindo com as suas postagens é importante que você faça o mesmo diante das reações. Por isso, sempre que couber, responda as mensagens e curtidas.

A falta de comunicação direta com os seguidores pode ser fatal para o engajamento, fazendo com que alguns até deixem de acessar os conteúdos pela falta de respostas. Os usuários gostam desse envolvimento, pois se sentem valorizados.

3 – Utilize CTA

Para garantir uma reação aos seus conteúdos também será importante agir. Assim a recomendação é não esquecer das CTAs ou Call to action em suas postagens.

Convidar os seguidores para curtir, comentar, compartilhar, salvar na coleção, também são formas de aumentar o engajamento. É algo simples, mas que tem efeito.

4 – Publique com frequência

Quem é visto é lembrado. Pode ser clichê, mas a ideia é essa mesma se você pretende aumentar o engajamento no Instagram. Quanto maior forem o número de postagens no seu perfil, mais o público se sentirá envolvido pelos seus conteúdos.

Mas cuidado, é preciso ter critério com a frequência, já que quantidade também não é sinônimo de qualidade. Por isso vale estabelecer uma rotina, mas com conteúdos realmente relevantes.

5 – Busque o melhor horário para postar

Assim como a frequência, também é importante atentar para os horários em que você publica os posts no Instagram. Afinal de nada adianta publicar em momentos que o seu público não está na rede.

É possível utilizar ferramentas de analytics para isso, mas você também pode realizar a sua própria análise. Faça um teste, por alguns dias, publicando em horários diferentes para identificar em qual deles há maior engajamento.

6 – Utilize as ferramentas que o Instagram oferece

Não se prenda ao feed. O Instagram tem outros recursos muito interessantes para que as suas postagens atinjam maior engajamento.

Nos stories, por exemplo, é possível promover enquetes rápidas, se comunicando de uma maneira bem espontânea com o público. O IGTV pode ser usado para conteúdos mais aprofundados que no feed, enquanto o reels é uma ótima ideia para criar vídeos divertidos.

Aqui trouxemos alguns exemplos de como aumentar o engajamento no Instagram, rede social que faz a diferença nas estratégias de marketing digital. Por isso, aplique já essas ideias para que sua marca tenha um alcance cada vez maior no mercado.

Aproveite e agora confira também como conseguir seguidores no Instagram.

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