arte sobre infoprodutos

O que é infoproduto? Descubra aqui!

Provavelmente, você já ouviu falar em e-book, podcast, webinar e whitepapers. Pois bem, todos eles são exemplos de o que é infoproduto, ou seja, produtos informativos e digitais.

Cada vez mais comuns, esses materiais são um excelente recurso para atrair a atenção do público e até mesmo gerar negócios lucrativos. Para entender melhor sobre o assunto, acompanhe tudo neste artigo.

O que é infoproduto

Retomando, o infoproduto é um produto desenvolvido especialmente para o ambiente digital. Reúne informações de qualidade com o propósito de sanar dúvidas, educar ou facilitar a execução de alguma tarefa.  

Um infoproduto apresenta diversas vantagens, tanto para quem consome, quanto quem desenvolve os produtos. O público acessa os materiais com muita facilidade pela internet. Os idealizadores podem alcançar excelente lucro, já que um mesmo curso online pode ser vendido diversas vezes.

Alguns exemplos para começar

Lá no comecinho do nosso artigo apontamos alguns exemplos de o que é infoproduto. Agora, vamos explicar melhor cada um deles:

1 – E-book

O e-book nada mais é do que um livro digital. Assim pode tratar de qualquer tema, mas em geral de forma mais sucinta. Para tanto basta usar o próprio word no computador e depois salvar em formato PDF ou ePub.

Como o e-book pode ser salvo no computador ou até mesmo no smartphone, o leitor pode acessá-lo a hora que quiser e independente do lugar que esteja.

2 – Podcast

Super em alta, os podcasts são gravações de áudio que, em geral, trazem entrevistas, debates e/ou bate papo entre várias pessoas. Esse material pode resultar de uma conferência via internet, por exemplo.

A grande vantagem desse produto é o consumo, já que o público pode consumir o conteúdo pelo smartphone, enquanto realiza qualquer outra atividade.

3 – Webinar

Os webinars são eventos digitais. A dinâmica é parecida com o que acontece em formato presencial, mas sem a desvantagem do deslocamento.

Em geral, os palestrantes falam diretamente com a audiência e apresentam slides, vídeos e sonoras sobre o tema do evento. O público interage na janela de chat. Algumas plataformas são gratuitas o que faz do webinar um infoproduto de baixo custo e com alto potencial de interatividade.

4 – Whitepapers

O whitepaper também é um infoproduto com várias vantagens. É como se fosse um grande artigo, com informações e relatórios mais detalhados sobre aspectos específicos de um tema.

É mais simples do que o e-book, mas também pode ser apresentado em PDF e, assim, servir de consulta a partir de qualquer dispositivo em que esteja salvo.

5 – Videocast

Assim como o podcast, o videocast é um produto cada vez mais em alta. Reúne entrevistas, bate papo entre convidados ou então uma única pessoa fala de um determinado tema.

O videocast usa imagem e áudio e, em geral, é veiculado pelo YouTube. Esse produto, aliás, pode ser uma versão de um podcast.

6 – Cursos online

Como o próprio nome indica, o curso online é a versão digital de uma série de aulas sobre determinado tema. Eles podem ser gravados e enviados ao aluno por e-mail.

Outra possibilidade é inserir as aulas em uma plataforma online ou site. Em paralelo é possível oferecer outros materiais de apoio como um e-book, por exemplo.

7 – Screencasts

Para quem desconhece, os screencasts são vídeos feitos a partir da tela do computador. Dessa maneira, funcionam como tutoriais no qual uma pessoa ensina a usar algum software ou site.

Por serem transmitidos da tela do computador, é recomendável adicionar recursos como trilha sonora para que o screencast fique mais dinâmico.

Neste artigo, nós mostramos o que é infoproduto e alguns exemplos destes materiais/produtos que vêm ganhando a atenção no mercado. Por isso mesmo são ótimo investimento para quem deseja estreitar o relacionamento com o seu público, lembrando sempre de que esses produtos precisam estar alinhados com as estratégias de marketing desenvolvidas por profissionais experientes no mercado.

Aproveitando que você acaba de conferir o nosso artigo sobre infográfico, aproveite e saiba mais também por que a sua empresa precisa do inbound marketing

Gardênia Nunes

Analista de Marketing da dBriefing Resultados criativos. Formada em Design Gráfico, especializada em Marketing digital com foco em estratégia e resultados. Amante da cultura pop, filmes e chocolate. - “Resultado de verdade é aquele que funciona”

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