Gestão, estratégia e posicionamento de marca.

Uma marca forte é uma marca bem construída, e a construção vai muito além do visual.

O projeto de branding consiste em criar uma estratégia de marca que auxilia a empresa a ter melhor planejamento de negócios uma maior visão mercadológica.

Como funciona

O projeto de branding é composto por diversas etapas que são focadas em pontos específicos da estratégia, isso faz com que o projeto seja mais linear e coerente com a realidade do cliente, veja abaixo algumas das etapas que envolvem o projeto de branding.

Pesquisa

Primeira etapa executada no projeto, nesta etapa o objetivo é conhecer mais a empresa, seus objetivos e como ela pretende atuar/se expandir no futuro.

Fase focada em analisar e entender a marca, traçar objetivos, elaborar um cronograma de atuação e um planejamento estrutural do projeto. Nessa fase também são identificados os pontos fortes e fracos da empresa e como eles estão interferindo na estratégia da mesma.

Fase de pesquisa imersiva, de fato mergulhar no universo do cliente e entender como está o atual posicionamento da empresa no mercado, como está o mercado e quais são as tendências que podem mudar essa realidade.

Metodologias de pesquisa focadas em colher dados, seja no formato qualitativo com o objetivo de ter qualidade de informação ou no formato quantitativo, focado em estatísticas e números.

Focus group, entrevista ou bate-papo feito com os colaboradores da empresa com o objetivo de entender como o principal público de interesse de uma marca vê a mesma.

Avaliar o alinhamento entre gestores da marca e colaboradores e quanto desta visão está sendo transmitida cadeia hierárquica abaixo. Levantar pontos de melhoria e apontar possíveis erros.

Avaliar qual a atual cultura implantada dentro da empresa, como ela pode ser mudada caso seja necessário e qual a melhor forma de disseminar a cultura para toda a empresa.

Cultura Corporativa

A marca nasce de dentro para fora, e a estratégia da mesma também, uma das etapas mais importantes do projeto é estruturar bem a marca por dentro, entender como opera, como é administrada e principalmente como é seu relacionamento com colaboradores.

Diferenciais de marca

Etapa de definição dos principais pilares de apoio da marca, onde a marca vai ser construída e como ela vai ser embasada. É o que vai gerar competitividade no mercado e gerar incentivo à decisão de consumo do cliente final.

São os principais pilares da marca, aqueles que sustentarão toda a estratégia da marca e como ela vai se posicionar no mercado

São os pilares de apoio da marca, aqueles que servirão para auxiliar os pilares principais. Servem para ter maior poder competitivo em relação aos concorrentes.

Definição de como serão aplicados os diferenciais, como eles irão trabalhar em conjunto e qual vai ser a abordagem mercadológica para a merca em relação aos demais players.

Com os diferenciais definidos é possível criar uma pré estratégia para a marca a fim de ja preparar o projeto para as suas definições principais.

Dinâmica focada em aperfeiçoamento da imagem da marca, criação estratégica de sua comunicação e percepção dela em relação aos seus consumidores.

Definição final de posicionamento de marca, como ela atuará e como será as suas principais características mercadológicas.

Criação do núcleo da marca, o elemento central que irá transmitir toda estratégia para sua ampla rede de contato.

Criação e/ou organização (se necessário) do portfólio de marcas e submarcas da empresa e como elas se relacionarão com os clientes no dia-a-dia da sua atuação.

Estrategia de marca

Etapa de criação da estratégia da marca, com base na sua cultura corporativa, diferenciais definidos, visão dos gestores e como a marca é vista no mercado. Esta é a etapa principal do projeto e é ela quem ditará como a marca será no su futuro.

Estratégia de comunicação

A estratégia de comunicação é um ponto crucial para tornar real toda estratégia levantada nas etapas anteriores. Nela, além de mapear todo processo de comunicação da marca, também se define a identidade da marca e como ela será aplicada.

Mapeamento completo de toda rede de contato da marca e quais os pontos de contato que tem maior ou menor influência na comunicação com estes.

Criação da parte verbal da marca, ou seja o nome da marca principal ou de suas submarcas.

Processo de criação de toda parte visual da marca, como design de logo, cores, texturas, materiais de apoio e etc.

Demais identidades que podem potencializar a marca, como identidade auditiva, olfativa, arquitetônica, fotográfica e etc.

Livro da marca, material principal para orientar e instruir o correto uso da marca após aplicação.

Relatório com orientação completa sobre a estratégia da marca e metodologias principais para administrar e acompanhar corretamente o dia-a-dia da marca e seu desempenho.

Treinamentos ou palestras para introduzir a marca aos colaboradores e/ou equipe interna da empresa.

Estratégia de Gestão

Após a conclusão do projeto é necessário entender como funciona a gestão e o acompanhamento do desempenho da marca, nesta etapa a dB se encarrega de orientar corretamente os gestores da marca para uma boa administração da mesma.

Cases

Nossos projetos de branding são complexos e completos, já atuamos com diversas empresas a fim de criar estratégias de marcas pontuais focadas em pequenos detalhes da marca bem como projetos mais macros que envolvem inclusive seu lançamento. Veja abaixo alguns dos nossos cases de branding.

NFPET

NFPET

A NF Pet é uma industria do ramo pet que teve crescimento repentino nos poucos anos de atuação. Com isso foi identificado que a marca precisava estabelecer uma melhor estratégia a fim de ter melhor presença no mercado e maior poder competitivo. Solução Foi criado um posicionamento de marca que mostra o objetivo da empresa como marca, que é levar a ergonomia, conforto e segurança para todos os pets, alinhando a funcionalidade e durabilidade de seus produtos com o design e o estilo que a marca se propõe a oferecer. Além disso foi estruturado um portfólio de marcas a fim de distribuir de maneira mais lógica e assertiva todos os produtos da empresa, de maneira que a marca se torne mais flexível e fácil de ser administrada.

Santo Prana

Santo prana é uma marca nova que trabalha com Yoga, Meditação e bem-estar. O projeto consistiu em preparar a marca para iniciar sua atuação no mercado, de forma que consiga expor com clareza sua filosofia, com estilo único de comunicação e de relacionamento com os clientes. Durante o projeto diversas dinâmicas foram aplicadas e metodologias das mais simples às mais complexas foram aplicadas a fim de entender quem serão seus consumidores, estruturar investimento para aplicação da marca, construir uma personalidade, diferenciais competitivos e até mesmo a identidade visual que transmitira tudo para o seu público consumidor.

Chacará Pet

Chacará Pet

A Chácara pet é uma petshop localizada na Grande São Paulo, Com os longos anos de atuação a empresa se viu estabilizada financeiramente, e com um volume que pode ser considerado muito satisfatório. Partindo deste princípio os gestores gostariam de oferecer algo a mais dentro de suas instalações, de maneira que não necessariamente tivessem mais clientes, mas sim, clientes que "comprassem melhor". Como solução foi proposto uma estratégia de marca a fim de transformar a loja em um complexo pet, onde a loja não sirva só como ponto de compras de comodites, mas sim, um ponto de passeio Tanto para os tutores como os pets. Também foi feito um processo de naming a fim de melhorar o nome da empresa (que se chamava Chácara Pêssego), e todo um trabalho de hierarquização de Stakeholders, Pontos de contato, estratégia de comunicação, identidade visual e claro o posicionamento da marca que foi refletido em um brandcore sólido e preciso.

Depoimentos

Veja o que nossos clientes estão dizendo

PGBR

A dBriefing nos entrega agilidade, criatividade e parceria. Mensalmente temos nossa reunião de planejamento que é cheia de informações e muito esclarecedora. Além do planejamento mensal ser muito organizado, dinâmico e de fácil acesso e aprovação. São muito competentes e criativos. E geram materiais ricos. Recomendo!"

Jacqueline (PGBR)

PGBR

"A dBriefing conta com um time profissional, atencioso, criativo e focado nos resultados!"

Guilherme (One Way)

HELP

Profissionais eficientes com criatividade ímpar. Não se trata de uma prestadora de serviços e sim de uma grande parceira!

Marcela (HELP)

Fale Conosco

Queremos te ouvir, deixe sua mensagem e responderemos assim que possível! =)

Número de funcionários

AOS.init();