Share This Article
Posicionar uma marca não é uma tarefa fácil, de fato, muitos empresários nem se quer sabem a importância de posicionamento de marca, mas a realidade é que essa estratégia é um fator importantíssimo para a longevidade de uma empresa, e, ao contrário do que muitos autores dizem, não é um luxo só para grandes corporações, mas sim para toda marca que quer ter bom relacionamento com seu público.
Mas afinal, o que é posicionamento de marca?
De maneira simples, posicionar uma marca, é escolher quem ela será e como ela será vista pelo mercado amplamente falando, desde seus clientes e colaboradores aos públicos mais distante que possam se relacionar com a mesma.
Trata-se de alinhar a proposta da marca com sua capacidade de entrega, de modo que ela opere no dia-a-dia com plenitude em seu potencial, atraindo pessoas que se engajem com seu discurso e modo de se pensar. Em poucas palavras, é criar a reputação da marca através de ferramentas e estratégias que direcionam o olhar do gestor para um futuro, a qual a marca consiga atuar como organismo vivo, agregando valor financeiro e aumentando os bens intangíveis da empresa.
Quais são as estratégias de posicionamento e como elas podem ajudar seu negócio
Podemos abrir esse assunto com uma grande quebra de expectativa: Não existe uma ou várias estratégias predefinidas que podemos listar aqui. Ao contrário do marketing que tem estratégias muito nítidas, como o funil de vendas por exemplo, o branding e o posicionamento de marca necessita de uma versatilidade e de uma adaptação caso a caso, ou seja, cada empresa e cada gestor podem englobar estratégias totalmente diferentes, sempre alinhando a sua capacidade de conseguir “cumprir” a promessa da marca.
Apesar de não possuir estratégias padrões para se seguir, o branding possui uma metodologia que pode auxiliar o profissional e o gestor da empresa a prosseguir e encontrar seu posicionamento de marca, tais como:
- Pesquisas de mercado, qualitativa, quantitativa e de opinião;
- Diferenciais de Marca;
- Cultura corporativa;
- Plataforma de Marca;
- Mapeamento e Hierarquia de Stakeholders;
- Mapeamento e Hierarquia de Ponto de contato;
- Identidade visual, fotográfica, sonora;
- Tom de voz, personalidade e personificação de marca;
- Entre outros.
Marcas que se destacaram graças a seu posicionamento
Existem muitas marcas no mercado que se destacam com facilidade em meio aos concorrentes, seja despontando como iniciante ou gerando uma singularidade difícil de alcançar. Claro que poderíamos aqui seguir com os exemplos clássicos de texto de branding como Coca-cola e Apple, mas por que não mostrar o quão interessante pode ser o posicionamento de marca para empresas menores?
Nubank
A marca que talvez tenha o maior porte entre nossos exemplos, a Nubank conseguiu se posicionar como o primeiro banco digital, moderno e desburocratizado, usando de um discurso facilitador que oferecia ao cliente controle, comodidade e facilidade ao cotidiano.
Nubank se propõe a tornar os assuntos chatos do mundo financeiro mais acessíveis e fáceis. Para isso, ele vem trabalhando constantemente para mostrar que é possível falar de banco sem ser banco. Com o tempo, a empresa passou de uma emissora de cartões para um banco digital e até mesmo, um banco de investimentos, tudo isso sem precisar de uma única agência física. A marca prega tanto o fim do banco tradicional que já até promoveu um evento para a “morte da porta giratória”, hoje a Nubank é uma das marcas mais queridas do mercado financeiro e tem conquistado mais brandlovers.
Coffee Lab
O Coffee Lab localizado na Vila Madalena em São Paulo traz uma proposta um tanto quanto ousada e diferente. Além de uma escola de barista, ele é também uma cafeteria.
Todo o seu discurso de marca, ambientação, tom de voz e até mesmo atendimento tem o princípio de ensinar o universo do café para seus alunos ou clientes.
Se auto entitulando “Uma escola de baristas, Um Laboratório de sensações e Um espaço para boa relações” o Coffee Lab consegue engajar clientes de dois públicos distintos em um só ambiente, os alunos que querem se tornar profissionais e os amantes de café que querem apenas iniciar seu dia com pé direito.
O cunho didático vai desde a decoração, frases espalhadas por todo ambiente, ao atendimento que é uma verdadeira aula de como amar o bom e velho café.
Hoje, o Coffee Lab é considerado uma das marcas mais influentes do ramo de café do estado de São Paulo e tem formado centenas de baristas todos os meses, além de ter encantado incontáveis amantes da bebida.
Estúdio Shape
Quando falamos de estúdio de estética corporal já logo pensamos naquelas tradicionais fotos de cintura com uma fita métrica, não é mesmo? Pois é exatamente contra essa ideia que surgiu o Estúdio Shape, localizado no Jardins – SP, a clínica tem uma proposta um tanto quanto diferente, apostando principalmente no bem-estar e na qualidade de vida.
A marca traz como discurso um propósito de marca que é ajudar o cliente a ter de volta aquele sorriso tão único quando se olha em frente ao espelho, mas deixa claro que esse sorriso deve ser natural, e indiferente de qual é o formato de corpo que te agrada, a marca se propõe a te orientar e guiar para que seu cliente alcance esse corpo e se sinta bem consigo mesmo.
Por mais curioso que pareça, o Estúdio Shape usa pouco seus serviços como vitrine e aposta muito mais em um formato de “consultoria e mentoria”, auxiliando e orientando os seus clientes sobre os bons hábitos de vida como exercícios físicos e boa alimentação, antes mesmo de falar de procedimentos estéticos. O que tem engajado potenciais clientes, aumentando o alcance de marca e fixando muito mais sua proposta no mercado.
Conclusão
Nesse texto podemos ver o quão relevante é o posicionamento de marca para a vida útil de uma marca e como ele pode ajudar as empresas a crescerem diferente dos seus concorrentes.
Vale a pena também frisar que o posicionamento deve sempre estar bem alinhado com sua capacidade de entrega e para isso, ter bem definido pontos como diferenciais, personalidade e personificação pode ser um ótimo primeiro passo para aderir essa estratégia.
Não sabe o que é personalidade de marca? Olha aqui!