Share This Article
O Instagram é uma das redes sociais mais populares no mundo. Segundo dados da própria plataforma já superou 1 bilhão de usuários ativos. Os brasileiros estão entre os que mais interagem por esse canal digital e é por isso que tantas empresas e profissionais querem saber como aumentar o engajamento no Instagram.
Se esse também é o seu objetivo, a seguir vamos apresentar seis dicas de como melhorar o engajamento. Afinal, contar com um grande número de seguidores e, mais que isso, de curtidas, comentários, troca de mensagens diretas e repost das suas publicações é sinal de sucesso nas redes socais. Então, confira, curta e compartilhe!
O que é engajamento
Antes de apresentar as seis dicas é importante ter clareza do que é o engajamento no Instagram. Grosso modo é a interação do público com os conteúdos postados no perfil da rede. Então são as curtidas, os comentários, compartilhamentos e trocas de mensagens diretas.
Quanto mais o público reage às postagens maior a probabilidade de alcance do perfil na rede. Além disso, é um bom indicativo de que as estratégias digitais têm funcionado.
Qual é a importância do engajamento
Seguindo o raciocínio acima, se o seu perfil se mostra atraente a ponto de os seguidores interagirem com os conteúdos é por que as postagens estão atingindo o seu objetivo.
Portanto é um indicativo essencial para manter, ampliar e traçar as novas estratégias de redes sociais. Além disso, é maior a probabilidade de crescimento dos seguidores e, no caso das empresas, de converter a comunicação em venda de produtos e/ou serviços.
Como aumentar o engajamento no Instagram
1 – Use sempre hashtags
As hashtags são os termos que na frente trazem o símbolo #, que cria um hiperlink com outros conteúdos que também o utilizam. Portanto é uma ferramenta que ajuda a aumentar o alcance do seu perfil.
Mas, para que as hashtags atinjam os objetivos é preciso pesquisar as que realmente se aplicam ao seu conteúdo e possuem uma boa frequência nas redes. Uma dica é utilizar a sessão explorar do Instagram para que o algoritmo selecione as mais relevantes para você.
É possível também criar hashtags usando a sua marca ou evento que estiver divulgando, por exemplo. Com isso os usuários vão conhecer cada vez mais o seu negócio.
2 – Interaja com os seguidores
Se o público está interagindo com as suas postagens é importante que você faça o mesmo diante das reações. Por isso, sempre que couber, responda as mensagens e curtidas.
A falta de comunicação direta com os seguidores pode ser fatal para o engajamento, fazendo com que alguns até deixem de acessar os conteúdos pela falta de respostas. Os usuários gostam desse envolvimento, pois se sentem valorizados.
3 – Utilize CTA
Para garantir uma reação aos seus conteúdos também será importante agir. Assim a recomendação é não esquecer das CTAs ou Call to action em suas postagens.
Convidar os seguidores para curtir, comentar, compartilhar, salvar na coleção, também são formas de aumentar o engajamento. É algo simples, mas que tem efeito.
4 – Publique com frequência
Quem é visto é lembrado. Pode ser clichê, mas a ideia é essa mesma se você pretende aumentar o engajamento no Instagram. Quanto maior forem o número de postagens no seu perfil, mais o público se sentirá envolvido pelos seus conteúdos.
Mas cuidado, é preciso ter critério com a frequência, já que quantidade também não é sinônimo de qualidade. Por isso vale estabelecer uma rotina, mas com conteúdos realmente relevantes.
5 – Busque o melhor horário para postar
Assim como a frequência, também é importante atentar para os horários em que você publica os posts no Instagram. Afinal de nada adianta publicar em momentos que o seu público não está na rede.
É possível utilizar ferramentas de analytics para isso, mas você também pode realizar a sua própria análise. Faça um teste, por alguns dias, publicando em horários diferentes para identificar em qual deles há maior engajamento.
6 – Utilize as ferramentas que o Instagram oferece
Não se prenda ao feed. O Instagram tem outros recursos muito interessantes para que as suas postagens atinjam maior engajamento.
Nos stories, por exemplo, é possível promover enquetes rápidas, se comunicando de uma maneira bem espontânea com o público. O IGTV pode ser usado para conteúdos mais aprofundados que no feed, enquanto o reels é uma ótima ideia para criar vídeos divertidos.
Aqui trouxemos alguns exemplos de como aumentar o engajamento no Instagram, rede social que faz a diferença nas estratégias de marketing digital. Por isso, aplique já essas ideias para que sua marca tenha um alcance cada vez maior no mercado.
Aproveite e agora confira também como conseguir seguidores no Instagram.
2 Comments
Mariana
Nossa ajudou bastante, pois não uso o igtv, vão ajudar muitos essas dicas. Preciso saber o melhor horário para postar também. Muito Obrigada
Akira Kawazoe
Olá, Mariana! Que bom que gostou do nosso conteúdo. Você pode se cadastrar gratuitamente em nossa newsletter para ter mais dicas. Obrigado! 🙂