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Atrair novos clientes ou fidelizar os consumidores já existentes pode ser algo considerado difícil, principalmente quando falamos do ambiente digital, em que os feeds são rápidos e posts desinteressantes não chamam atenção, mas saiba que o marketing de conteúdo pode ser um facilitador para sua empresa.
Essa é uma estratégia que visa a aproximação e conversão do seu público-alvo, por meios e conteúdos relevantes. confira nesse artigo o que é o marketing de conteúdo, como aplicá-lo e a importância da presença digital por parte das empresas.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo tem como objetivo atrair o público-alvo de uma empresa de forma espontânea. E isso se dá por meio da criação de conteúdos relevantes que impactam a vida de quem recebe esses materiais.
Desta forma, a sua organização se tornará uma referência e será lembrado de imediato quando o consumidor precisar de algo, consequentemente, tornando-se seu cliente e até mesmo seu promotor, divulgando sua marca para outras pessoas.
Ou seja, o foco principal não é apenas a venda, mas sim a captação do cliente, ensinando o público sobre algo, entretendo e ajudando ele a, de fato, resolver algum problema (nesse momento que seu produto ou serviço entra em destaque).
Marketing de conteúdo na prática
Marketing de conteúdo não é só escrever alguns textos. Vai muito além disso. É preciso planejar uma boa estratégia, para que as ações sejam corretamente executadas e o que for produzido de fato atinja e conquiste o público-alvo.
No primeiro passo, o planejamento, deve-se definir os responsáveis pelas tarefas. A criação da persona é a etapa seguinte e é muito importante, já que é com base nela que os conteúdos serão criados.
O estágio seguinte é a da criação dos materiais que serão disponibilizados ao público. São vários formatos possíveis, como vídeos, blogs, podcasts, ebooks, webinars, entre outros. A distribuição deve ser feita onde a persona está presente, como as redes sociais ou e-mail, por exemplo.
Um bom marketing de conteúdo é aquele que acompanha de perto os dados. Por isso, fazer a mensuração dos resultados se torna essencial, já que, assim, é possível saber se as ações estão dando certo e os números referentes ao tráfego, interações, conversões, SEO e etc.
A maioria das pessoas tem acesso ao mundo digital, por isso, investir no marketing de conteúdo permite uma aproximação maior com o público, possibilitando o aumento das conversões em vendas, o que reduz o custo de aquisição de cliente.
Além disso, a experiência pós-venda é melhor sucedida, já que o contato com o consumidor será facilitado. E todo o processo de aproximação permite que se ganhe a confiança do público, tornando ele o divulgador da sua marca.
Por que ter uma presença digital é importante
Como falamos, a presença do público no mundo digital é muito grande e estar presente nele é a forma mais fácil de dar visibilidade e captar leads para sua marca. Um marketing de conteúdo relevante e de qualidade possibilita o destaque da sua página nos mecanismos de pesquisa.
Afinal, quando você cria um conteúdo que resolve o problema de uma pessoa, ele terá mais visibilidade, o que aumenta a interação com a sua marca. As redes sociais são um dos melhores canais de distribuição, mas não foque só nelas, os outros canais também são importantes.
Relevância da presença digital para empresas B2B
As empresas B2B não são voltadas para o consumidor final, mas não é por esse motivo que elas devem ficar fora do mundo digital. É preciso passar uma imagem sólida e moderna aos seus clientes e isso é feito por meio de um bom marketing de conteúdo.
Estar presente na web é a forma mais fácil de ser localizado pelos compradores, além disso, é por meio do digital que ocorre a captação de informações relevantes para seu negócio, sendo possível compreender melhor o comportamento do público.
Uma empresa que não está presente no mundo digital praticamente não existe hoje em dia, por isso, é um dos melhores investimentos que devem ser feitos pelas organizações e o marketing de conteúdo é o perfeito aliado para atrair e converter o seu público-alvo.
O marketing digital é amplo e possui muitas estratégias e dados para alcançar a melhor eficiência dos resultados, confira o artigo que separamos para você cobre tráfego pago e orgânico.