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O Google Analytics Universal se tornou uma ferramenta essencial para a análise de dados, já que é utilizada em milhares de sites e aplicativos, sendo a melhor escolha para os profissionais de marketing conseguirem entender o comportamento dos clientes. Agora, uma nova versão está sendo implementada, o Google Analytics 4.
Confira abaixo as principais mudanças que o GA4 trará e os riscos em não se adaptar ao novo sistema.
O que é o Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 é uma nova versão do Google Analytics Universal, ferramenta presente no mercado desde 2006, que possibilita a análise de dados e o monitoramento de sites. A 4ª versão do GA (GA4) se adequa às mudanças do ambiente digital, aprimorando a proteção de dados dos usuários e tendo o fim dos cookies de terceiros.
Para que serve o Google Analytics 4?
O GA4 serve para a coleta de dados dos usuários em web, apps e, agora, na combinação entre as duas frentes, possibilitando uma análise multiplataforma, podendo compreender ainda mais como o usuário está se comportando.
Essa coleta é feita com base em eventos, que são as ações realizadas dentro dos aplicativos e sites. Assim, a plataforma produz seus relatórios de acordo com as interações com a página, como um clique ou pesquisa, por exemplo.
Quais são as principais mudanças do GA4?
O Google Analytics 4 agora utiliza a tecnologia machine learning para coletar os dados, fazendo uso também da inteligência artificial para aprender cada vez mais sobre o comportamento dos usuários ao utilizar os apps e sites.
Mas a principal mudança é a análise multiplataforma, possibilitando integrar os dados das suas frentes (web e app). Além disso, também foram adicionadas novas métricas e novos parâmetros para tagueamento de URLs:
- Métricas adicionadas: sessões engajadas, tempo médio, taxa de engajamento e sessões engajadas por usuário;
- Novos tagueamentos de URL: source platform, marketing tactic e creative format.
Por que migrar para o Google Analytics 4?
Acompanhar os dados obtidos é essencial para tomar decisões e conseguir se guiar nas estratégias e, quem não migrar até a data limite, que é 1º julho de 2023 (1º de outubro para quem tem a versão paga – Analytics 360), não conseguirá ter atualizações das informações.
Ainda será possível acessar o histórico, porém não será possível captar novos dados. O próprio Google recomenda que as empresas exportem os relatórios e históricos antes da data limite de migração e, a partir daí, comece a usar o Google Analytics 4 para iniciar as novas coletas.
Quais os riscos de não conseguir se adaptar?
A versão 4 do GA requer adaptação, já que será preciso estudo para entender as novas métricas e também as mudanças na interface. E como essa ferramenta é a dominante no mercado, ficar o mínimo de tempo possível sem utilizá-la, poderá comprometer as tomadas de decisões.
Não migrar também impossibilita visão comparativa ano a ano dos dados coletados, caso não tenha sido feito backup, além de possíveis erros de tagueamento e também interrupções no rastreamento.
É recomendado que uma empresa seja contratada para a fase de treinamento e adaptação para o Google Analytics 4.
Como sua empresa pode se beneficiar com o GA4?
A adoção do Google Analytics 4 é essencial para que os profissionais de marketing possam entender ainda melhor os clientes, sendo possível oferecer experiências ainda melhores, ao mesmo tempo em que os resultados de marketing são otimizados.
Isso pois o GA Universal não permitia uma análise multiplataforma e agora o GA4 permite essa visão amplificada, mantendo o cliente no centro das análises além, claro, da versão mais recente estar em conformidade com as leis de privacidade de dados.
Conseguir compreender o comportamento dos clientes é a melhor forma de dar um direcionamento e experiências relevantes e estratégicas a eles, o que é excelente para a indústria, por isso, é preciso que os profissionais de marketing e as empresas migrem e compreendam o Google Analytics 4.
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