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Conquistar novos clientes pode ser um processo demorado e com um custo considerável, já que envolve toda a contratação, criação e divulgação das estratégias de marketing mais complexas. Uma aposta que pode te ajudar a reduzir esse custo e também ter uma melhor relação com seu consumidor é por meio da fidelização de clientes.
Mas é preciso adotar boas estratégias para se comunicar da melhor maneira possível e conquistar a confiança e lealdade do seu cliente, por isso, confira neste artigo alguns erros comuns que podem comprometer essa fidelização.
O que é fidelização de clientes?
A fidelização de clientes nada mais é do que fazer com que os clientes já conquistados permaneçam com você pelo máximo de período possível, por meio da confiança e do laço criado entre vocês, graças a um atendimento personalizado e excelência nos serviços e produtos oferecidos.
Ou seja, não basta apenas se preocupar em atrair novos clientes, é preciso criar uma relação de proximidade, para que continuem negociando com sua empresa e inclusive indique-a para outras pessoas.
Essa indicação se torna espontânea e recorrente, já que o cliente cria o hábito de recomendar algo de valor que resolveu um problema dele. E isso é feito em conversas cotidianas, festas de família, entre outros lugares difíceis em que uma estratégia de comunicação de captação de clientes consegue chegar.
Os erros mais comuns na fidelização de clientes
Mas na hora de realizar o processo de fidelização de clientes é preciso tomar cuidado com alguns erros, confira abaixo os mais comuns:
Não conhecer o seu público
Se antes era preciso conhecer seu público-alvo, hoje, com as mudanças de comportamento de consumo e tecnologias, é preciso saber quem é seu cliente ideal (persona), ou seja, saber qual gênero, idade, qual seu nível de formação, condição financeira e o que ele gosta. Caso você não saiba a persona do seu produto ou serviço, poderá perder a eficiência das suas estratégias.
Não saber se comunicar com seu público
Comunicar-se corretamente envolve a criação da personalidade da marca, que são as características humanas implementadas ao se comunicar com seu cliente, é isso que irá atraí-los, e aliado ao conhecimento que você tem do seu cliente ideal, será possível se comunicar da forma personalizada possível e com uma linguagem que represente a marca.
Esquecer de criar vínculo com o consumidor
A fidelização de clientes envolve a criação de vínculo com eles. Se sua empresa pretende ter consumidores fiéis, é preciso criar laços, ter um relacionamento amigável, a nível de amizade, para para ouví-lo, conquistar a confiança dele e mostrar que sua marca é humanizada e não está preocupada somente com o dinheiro que irá receber.
Não agregar valor à sua marca
Qual o diferencial do seu produto/serviço perante seus concorrentes? Como irá mudar a vida do seu cliente e não estamos falando apenas do que será consumido, mas também da experiência do cliente com a sua empresa, o atendimento, a entrega. Tudo conta na hora de agregar valor à marca e é preciso trabalhar bem isso, de forma estratégica, para aumentar a competitividade no mercado.
Não melhorar a experiência do cliente
Este é um ponto de certa forma crucial que pode prejudicar a fidelização de clientes. É preciso que essa experiência seja positiva desde a interação inicial até o pós-compra. Todo o processo de atendimento precisa ser memorável para o cliente, já que o básico que ele espera é que as necessidades sejam atendidas de acordo com suas atribuições. Uma experiência positiva faz seu cliente voltar, já que aquilo foi agradável para ele como um todo, não pensando apenas numa contratação ou compra, mas numa conversa ou até entretenimento também.
Ter clientes fiéis traz muitas vantagens à empresa, além de tornar possível a previsibilidade de receita, com um faturamento recorrente daqueles clientes que sempre comprarão com você, também há a diminuição no Custo de Aquisição de Clientes.
Então é preciso trabalhar bem e de forma estratégica a fidelização de clientes, sem cometer erros até bobos, que podem comprometer todo esse processo. O cliente leal, além de consumir sempre seu produto/serviço, fará uma indicação sincera e natural da sua empresa, sendo a porta de entrada para novos consumidores.
Deseja conquistar a mente e o coração das pessoas, aumentar a relevância da sua empresa no mercado e potencializar a visibilidade perante os concorrentes? Não deixe de ler nosso artigo sobre Criação de Marca e conheça o trabalho que vai muito além do logotipo.