Share This Article
A tomada de decisão em uma empresa pode facilitar processos, melhorar o clima no ambiente, reduzir despesas. É uma tarefa comum, especialmente para gestores, independentemente da área dentro da organização. Confira a seguir como tomar uma atitude com mais segurança e menos complicação.
Qual a importância da tomada de decisão dentro de uma empresa?
A tomada de decisões dentro de uma empresa é uma grande responsabilidade para os profissionais que ocupam cargos de liderança. Isso porque pode envolver diversos setores, como o de finanças, recursos humanos e jurídico. Nesse sentido, uma escolha errada, ao invés de resolver o problema, acaba criando outro.
Tomar decisões faz parte do escopo de trabalho dos gestores e são elas que ajudam a direcionar o caminho da empresa, o seu futuro o dos funcionários e prestadores de serviço. Por mais simples que sejam, certas providências podem ser determinantes para melhores resultados.
Por que é tão difícil tomar decisões quando o assunto é sobre empresa?
É difícil tomar decisões dentro de uma organização por diversos motivos, entre eles:
- Responsabilidade pelos resultados
- Atender as expectativas da empresa
- “Bancar” a escolha
- Os possíveis impactos financeiros
- Descontentamento da equipe e/ou demais funcionários da empresa
Para exemplificar: você está em busca de uma agência para gerir suas redes sociais. Afim de, aumentar suas vendas e posteriormente trabalhar melhor sua comunicação. Entre as suas escolhas, há duas opções mais distintas: a primeira apresenta posição diferente ao que você estava imaginando, a outra em contraponto, tem valores mais similares aos que sua empresa atualmente possui. No entanto, tem menos tempo de mercado.
As duas escolhas podem dar certo, mas qual delas apresenta o menor risco?
Quais são os tipos de tomada de decisão?
Para evitar os riscos, é possível se basear em tipos de decisões como:
Intuitiva
Nesse caso a razão costuma ser deixada de lado, Em geral são escolhas confortáveis, que inspiram confiança. Por isso é a mais fácil de executar, embora a intuição possa falhar em muitos casos.
Racional
Usar a lógica tende a ser mais seguro na hora de uma decisão. Isso porque se baseia em fatos, análises e experiências comprovadamente eficazes. Uma decisão racional também costuma ser melhor aceita dentro de uma empresa.
Colaborativa
Aqui a decisão é tomada em grupo. A equipe participa, contribuindo com suas opiniões e alternativas. Esse tipo decisão é desafiador, pois o consenso nem sempre é possível. Além disso, pode ser incompatível com a gestão da empresa.
Com base em especialistas
A decisão baseada na opinião de especialistas pode ser o melhor caminho, especialmente quando a decisão envolve conhecimentos específicos. Em geral, são profissionais com formação e experiência, preparados justamente para avaliar decisões.
Tomada de decisão: Quais são as etapas importantes?
Em geral, a tomada de decisão não acontece de uma hora para outra. Mesmo quando há certa urgente, o mais indicado é seguir etapas, como a seguir:
1ª etapa: é preciso conhecer a natureza do problema e delimitá-lo.
2ª etapa: realizar um diagnóstico da questão para identificar o contexto no qual o problema está inserido. Para tanto vale verificar relatórios e produzir uma pesquisa interna, por exemplo.
3ª etapa: envolve a lista dasalternativas que se deseja e são cabíveis para solucionar o problema.
4ª etapa: é hora de ordenar as opções considerando diversos cenários e elementos imprescindíveis para resolver a questão.
5ª etapa: depois de avaliar as alternativas, hipóteses de sucesso e falha, além dos dados identificados na segunda etapa, vem a decisão final.
A tomada de decisão dentro de uma empresa é uma tarefa muitas vezes complicada, mas necessária para melhorias no ambiente, dos resultados ou facilitar um processo interno. Em alguns casos será possível dividir a responsabilidade, consultar especialistas, mas em outras ocasiões a razão ou intuição serão o melhor caminho. Pense nisso e faça a sua escolha.
Aproveite e confira também casos de sucesso sobre posicionamento da marca.