Share This Article
Países do mundo todo tem tomado uma série de medidas para controlar a disseminação do coronavírus, que caracteriza a Covid-19. A doença, semelhante a uma gripe, mas que para o grupo de risco (idosos, pessoas com doenças crônicas e que passam por algum tipo de tratamento) pode ser letal, avança em grande velocidade. Dessa maneira mudou o comportamento da sociedade em diversos níveis.
Com o propósito de conter a propagação, governos decretaram situação de emergência, cancelando e recomendando a não realização de eventos e outras atividades que reúnam grande número de pessoas. Dessa forma, empresas e repartições públicas liberaram os seus funcionários e colaboradores para o trabalho no sistema home office.
Embora o momento seja preocupante, as medidas podem transformar de vez as relações profissionais e a produção das empresas. Isto é, imersas no universo digital, as empresas podem descobrir uma forma mais econômica e tão eficiente quanto ao tradicional modelo presencial de trabalho.
O conhecimento da tecnologia será fundamental para empresas
Apesar de algumas empresas já estarem acostumadas a trabalhar virtualmente como, os e-commerces, nem todas atingiram o nível máximo desse modus operandi. No entanto, essa é uma boa oportunidade para descobrir outros caminhos, mudar os processos internos e quem sabe até adotar de vez o modelo a distância.
Nesse sentido é extremamente importante conhecer todos os recursos que permitam o home office de funcionários durante a pandemia de coronavírus. De quesitos básicos, a exemplo da internet de qualidade, a operações mais complexas, como o acesso remoto ao sistema da empresa, tudo precisa ser pensado para que a performance não seja comprometida.
Hoje existem, por exemplo, diversos aplicativos de conferência para reuniões e até mesmo seminários online com a participação de centenas de pessoas. Isso permite a realização de eventos e projetos, mas no ambiente virtual.
Portanto, as empresas que ainda desconhecem esse universo digital precisarão de esforço a mais para dar continuidade às suas atividades, amenizando prejuízos.
Os impactos do coronavírus podem ser amenizados
Pensar em novas estratégias decerto exigirá conhecimento tecnológico, de logística e criatividade. Diante da pandemia de coronavírus, os museus, por exemplo, resolveram realizar visitas virtuais, disponibilizando o acesso do acervo remotamente.
Medidas como essa podem transformar as relações entre marcas e consumidores. Ao passo que as pessoas não saem de casa – principal recomendação para conter a propagação do coronavírus – aumenta o consumo virtual e isso inclui de informação aos produtos mais diversos.
Dessa forma as empresas que já investem em conteúdo digital, certamente, perceberão o aumento da demanda e necessidade de produzir ainda mais. Além disso, devem encontrar novas formas de engajamento para continuarem atraentes no mercado.
As perspectivas para depois da pandemia
Diante da pandemia de coronavírus, o futuro, decerto, preocupa. Mas, as empresas podem amenizar os prejuízos tomando algumas providencias como cuidar da percepção da marca.
Nesse sentido, os profissionais da publicidade tem papel importante, elaborando estratégias a fim de manter o posicionamento e confiabilidade das empresas. Comunicar as medidas tomadas para evitar a contaminação em massa, transmitir mensagens verdadeiras e positivas, certamente, farão toda a diferença nesse momento.
A hora é de mostrar solidariedade e responsabilidade para que todos possam atravessar a crise, sem muitos danos a curto e longo prazo.
O momento é tenso, mas as mudanças sociais causadas com a disseminação do coronavírus podem transformar de vez as relações de trabalho. O universo digital é a opção no momento e, dessa maneira é importante conhecer todos os recursos tecnológicos e estratégicos para manter a produção e prestação de serviços.
Esse é o momento da transformação digital, compartilhe as informações que trouxemos aqui e enfrente o momento com mais tranquilidade.