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Datas comemorativas para promover o pet shop representam excelentes chances de aumentar as vendas nas ocasiões propícias e de reverter o quadro ruim de períodos mais fracos.
Mas, afinal, como fazer na prática? Isso é o que muitos empreendedores do setor se perguntam. Para começar, é indispensável um estudo sobre seus consumidores. Desse modo, você descobre seus gostos e preferências e, acima de tudo, em que canais eles costumam receber mensagens.
Assim, com um pouquinho de organização e algumas ferramentas de publicidade, você divulga suas ações e atrai a atenção das pessoas. Geralmente, em feriados e dias festivos, o cliente está mais predisposto a comprar. Nesse sentido, você deve oferecer peças criativas e divulga-las com antecedência. Depois de encerrar uma campanha, aproveite a brecha para prolongar o vínculo com seu público.
Por exemplo: crie uma promoção com descontos e sorteie um produto de maior valor. Para ganhar o abatimento e participar da brincadeira, peça ao cliente que forneça seu e-mail.
Da mesma forma, você pode liberar o preço vantajoso somente para quem seguir seu comércio nas redes sociais. Mais tarde, use esses dados para fazer sua divulgação girar de forma constante. Assim, você consegue fortalecer a marca. Está parecendo difícil? Mas saiba que não é! Venha com a gente e entenda como as datas comemorativas vão ajudar a promover o pet shop!
Tenha um calendário específico para o mercado pet
Promover o pet shop com datas comemorativas ficará mais fácil se você ampliar o cronograma convencional. Por essa razão, além de ocasiões como o Dia das Crianças e o Natal, prepare-se para ter ações em datas ligadas aos animais. Veja a seguir algumas ideias para você iniciar seu planejamento de 2020!
Dia de Santo Antão
O Dia de Santo Antão, padroeiro dos animais, é celebrado em 17 de janeiro. Desse modo, você pode mandar fazer lacinhos e gravatinhas temáticos. Assim, todos os pets do banho e tosa vão sair com fitinhas em homenagem à data. Aproveite para colocar seu telefone e redes sociais nesses apetrechos.
Dia dos Velhinhos
Em 27 de fevereiro, se festeja o Dia dos Velhinhos. Por esse motivo, estabeleça descontos para as rações de cães e gatos idosos. Nesse quesito, não há limites para a imaginação: quem sabe um concurso de beleza para essa faixa etária?
Dia dos Animais
Já em março, no dia 26, se celebra o Dia dos Animais. Ou seja, você terá mais uma chance de aproveitar as datas comemorativas e promover o pet shop. Dessa forma, faça uma degustação de comida especial para os pets e ofereça pequenos brindes.
Dia Nacional da Adoção
Chega maio e tem mais oportunidades de negócios dia 25, o Dia Nacional da Adoção! Não é uma maravilha? Por isso, você pode firmar parcerias com ONGs e realizar uma feira para tentar achar uma família para cãezinhos e gatinhos abrigados. Além de ser ótimo para a reputação da marca, essa estratégia pode transformar uma pessoa comum em um novo cliente.
Dia Nacional da Imunização
Em 2 de junho, temos o Dia Nacional da Imunização, uma das mais interessantes datas comemorativas para promover o pet shop. Assim, você pode divulgar nas redes sociais a importância de aplicar as doses para proteger os bichinhos.
Estude o perfil dos seus clientes
Para realmente usufruir das datas comemorativas, é fundamental conhecer a fundo o perfil de seus clientes. Afinal, não basta listar no calendário as ocasiões importantes relacionadas a seu empreendimento.
Isso porque você precisa saber o que falar, para quem falar, quando falar e por onde falar. Nesse quadro, uma dica é mandar e-mails e mensagens pelo WhatsApp aos consumidores mais antigos e fiéis. Contudo, para os clientes eventuais, é melhor tentar chamar a atenção primeiro em redes sociais como o Facebook ou o Instagram. Já que eles não são tão próximos, não corra o risco de espantá-los com excesso de mensagens.
Inspire-se em estratégias de marketing
Mais uma ideia para aproveitar as datas comemorativas e promover o pet shop é buscar motivação na propaganda profissional. Desse modo, tenha estratégias de marketing em cada uma das comemorações.
Isso significa abandonar o imediatismo: além de divulgar o evento em si, mande mensagens posteriormente agradecendo quem participou. Assim, você vai ampliando a força da relação com seu público. Além disso, produza enquetes para saber como essa iniciativa foi recebida. Com isso, nas próximas datas, você agirá com mais maturidade e alinhamento à sua audiência.
Proporcione boas ofertas e novidades de produtos e serviços
Assim como você, o cliente também tem expectativas. Por isso, não adianta só dizer “Feliz Dia dos Animais”, por exemplo. Desse modo, prepare seu estoque para aproveitar as datas comemorativas e oferecer produtos novos.
Além disso, confira se tem mercadoria encalhada ou prestes a vencer. Nesse contexto, você pode promover o pet shop com um grande saldão na loja em uma dessas celebrações. Porém, será crucial uma divulgação de marketing digital de boa qualidade para que o público tome conhecimento dessa grande chance.
Portanto, as datas comemorativas são excelentes brechas para promover o pet shop e alavancar suas vendas. Além disso, conforme seu negócio for criando o hábito de sempre ter ações desse tipo, mais visibilidade seu empreendimento terá. Dessa maneira, sua marca será fortalecida. Quem sabe você não passa a atuar em todo Brasil? Por que não? Quer mais ideias para crescer? Então leia também nosso post sobre as tendências do mercado pet!
1 Comment
Thaynara
Adoreiiiii