Share This Article
Logotipo nada mais é do que um dos termos mais popularizados para a representação gráfica de uma empresa, seja esta um símbolo, como a famosa maçã da Apple ou um texto estilizado, como a escrita a mão da Coca-Cola. De uma forma ou de outra, o logotipo tem uma função básica, identificação, ou seja, destacar a sua empresa em meio a todos os outros dentro do mercado.
Além da sua função primária, ele também auxilia na criação da sua identidade visual, que nada mais é do que uma forma padrão de representar sua empresa, seja através de cores, formas, formato de letras, símbolos, texturas e etc, algo parecido com as três listras da Adidas, que fazem com que a sua identidade seja forte e ainda mais funcional.
Mas é claro que, ter um logotipo não significa que você terá ambas as soluções citadas. Para que atinja perfeitamente o seu objetivo é necessário que você tenha um projeto bem desenvolvido, com características próprias e pensado para atender o seu público. Então, se liga nas dicas para você saber exatamente de como deve ser o logotipo que você precisa.
Tenha um bom nome
De nada adianta ter um bom logotipo se você não tem um bom nome para sua empresa, busque desenvolver um nome bacana, que caracterize bem sua empresa, que tenha boa conotação com o seu público e principalmente, que seja o único dentro do seu ramo de trabalho. A gente já chegou a falar sobre o processo de criação de nomes, que tal dar uma conferida? Basta clicar aqui.
Seu logotipo deve ser único
O logotipo deve ter características únicas, somente assim que você conseguirá de fato, ser diferente dos demais que dividem o mercado com você, por isso, nada de procurar o seu logotipo na internet, nada de comprá-lo em uma plataforma de logotipos online ou pior, nada de copiá-lo de alguém.
Escolha com cuidado um profissional
Essa é sem dúvidas a parte mais importante. Verifique sempre se o profissional que você contratou para criar o seu logotipo está qualificado para isso. Veja se ele executa pesquisas antes do desenvolvimento, se segue algum tipo de metodologia e mais importante consulte sempre o seu portfólio, veja se ele ja tem outros bons trabalhos, selecionar bem o profissional irá garantir ainda mais com que o seu projeto funcione bem e que você tenha ótimos resultados com seus clientes.
E ai? você ja sabia da função real de um logotipo? Você está satisfeito com o logo atual da sua empresa? Confira alguns exemplos de logotipos bem construídos.