Share This Article
Desenvolver uma marca é algo complexo e que exige muito estudo para que a empresa se estabeleça no mercado. Afinal, será por meio dela que o público identificará os produtos e serviços oferecidos.
Outro ponto importante é montar a arquitetura de marca, que vai variar de acordo com o portfólio de produtos da empresa, bem como o seu segmento de atuação. Compreender esse conceito será fundamental para as estratégias de marketing e, por consequência a comunicação adequada com o público.
A seguir vamos explorar o tema, a fim de que a sua empresa alcance um bom posicionamento no mercado. Olha só:
O que é marca?
Antes de abordar a arquitetura de marca é essencial entender o que é uma marca. O conceito é complexo e abrangente, mas, grosso modo, trata-se da percepção que o público possui de uma empresa.
A marca se refere ao conjunto de qualidades, defeitos, credibilidade, forças e fraquezas que o negócio possui. Seu posicionamento no mercado tende a ser permanente por muitos anos e até mesmo por toda a vida da empresa/instituição.
O conceito de arquitetura de marca e sua importância
O conceito de arquitetura de marca envolve a forma como uma empresa estabelece a estrutura e os nomes de suas marcas, bem como a relação entre elas. É a organização do portfólio de produtos ou serviços oferecidos por uma organização.
Nesse sentido, a arquitetura de marca estuda as melhores estratégias para oferecer sinergia entre as marcas. Além disso, também define o desenho e o nome de cada uma para que elas consigam se sustentar no mercado.
Compreender esse conceito é de suma importância para que o público identifique que todas aquelas marcas pertencem a mesma empresa, contribuindo para o posicionamento da organização no mercado.
Tipos de arquitetura de marca
Vale esclarecer que existem vários tipos de arquitetura de marca e não há um melhor que outro. A definição do modelo dependerá das estratégias estabelecidas pela empresa. Confira três deles:
Endossada
Nesse modelo de arquitetura as submarcas de uma empresa estão conectadas por meio de um endosso, ou seja, o público sabe que elas pertencem a uma única corporação. Essa comunicação pode ser visual ou verbal.
Assim, existem semelhanças com a marca guarda-chuva, que está acima das demais. Um bom exemplo é a Nestle que aparece, inclusive como elemento no nome nos produtos: Nescau, Nesfit, Nescafé.
Esse tipo de arquitetura permite que os investimentos em comunicação sejam aproveitados, mesmo que parcialmente, entre as submarcas. Afinal, a popularidade da marca-mãe pode ajudar bastante no lançamento e boa reputação de novos produtos.
Monolítica
No formato monolítica o nome corporativo estará presente em todos os produtos e/ou serviços. Assim, todas as marcas da empresa possuem o mesmo símbolo de identificação. A empresa FedEx atua dessa forma.
Nesse modelo o investimento em comunicação contempla todas as marcas, já que ao divulgar um dos produtos da empresa, os demais, por possuírem a mesma identificação, também serão reconhecidos.
Esse tipo de arquitetura, no entanto, tem uma desvantagem. Se algum produto ou serviço tiver a imagem ‘arranhada’, todas as marcas do grupo sofrerão esse impacto negativo.
Independente
A arquitetura independente acontece quando cada produto tem uma marca individual, pensada em seu público-alvo. Assim, as marcas são controladas por uma holding e não apresentam semelhança entre si. A P&G é um exemplo.
Neste caso o investimento será mais elevado, exigindo a diluição do budget disponível entre as marcas. Isso pode gerar um resultado menor de maneira geral e também independente.
Do outro lado, se houver algum impacto negativo envolvendo uma das marcas do grupo, as demais não terão a sua imagem associada ao ocorrido.
Agora você já sabe da importância de conhecer e estabelecer um tipo de arquitetura de marca para sua empresa. Isso será fundamental para o posicionamento e relacionamento com os consumidores. Nessa construção vale contar com o apoio de uma agência de branding que possa apresentar as melhores soluções e estratégias.
Depois de conferir sobre arquitetura de marca, saiba mais também sobre a importância do branding.