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Imagine entrar em um supermercado para comprar refrigerante e na prateleira encontrar várias garrafas de vidro, com o mesmo modelo e sem qualquer rótulo. Estranho, não?! Esse exemplo pode parecer louco, mas na verdade é uma forma de explicar o quanto o design faz a diferença. Nesse sentido, investir em uma agência de design gráfico está longe ser algo dispensável.
A palavra design é inglesa e pode ser traduzida como “desenho”. No entanto, seu significado é bastante amplo dentro no contexto de comunicação. Quando pensamos nele estamos nos referindo ao planejamento e execução de algo que envolve estética e funcionalidade. Afinal, é a partir dele que o público consegue identificar que tal produto ou serviço é de determinada marca.
Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do design gráfico convidamos você a continuar a leitura.
O que uma agência de design gráfico oferece?
A agência de design gráfico é responsável pelo desenvolvimento da identidade visual da marca, logo, embalagens, entre outros materiais que expressam a marca e são importantes para a divulgação. Dessa maneira é fundamental contar com o serviço, independente do momento pelo qual a empresa esteja passando, já que isso a ajuda a se destacar entre a concorrência.
Se estivermos falando de uma empresa que está chegando ao mercado, por exemplo, a agência pode atuar na elaboração de um dos aspectos fundamentais para qualquer marca: a identidade visual. Essa construção envolve os conceitos, valores e objetivos do cliente, ponto que abordaremos com mais precisão adiante.
Além disso, neste início de trajetória da empresa, a agência de design é capaz de contribuir com soluções e estratégias de marketing e publicidade. O mesmo acontece com as que estão em busca de um reposicionamento no mercado. Nesse sentido, o serviço será fundamental o redesign da marca, passo importante para transmitir ao público os novos valores, produtos ou serviços do negócio.
Por que investir em identidade visual contratando uma agência?
Grosso modo, a identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que transmitem o conceito da marca. Engloba o estudo de cores, tipografia de fontes para textos e desenvolvimento de logotipo para expressar a “alma” do negócio.
Uma agência é importante nesse processo porque possui profissionais capazes de criar um projeto consistente, com base no briefing do cliente e o seu público alvo. Além disso, possuem conhecimento para detectar outros pontos positivos da empresa que possam ter passado desapercebidos e merecem ser ressaltados.
Uma identidade visual bem construída é fundamental para a presença no mercado, pois impacta os consumidores fazendo com que eles se lembrem da empresa só de “bater o olho” na marca.
O poder de transformação do redesign
Como você já deve imaginar, o redesign é uma adaptação do desing de uma marca. Em outras palavras pode ser é a reformulação ou correção do que já existe, com base nas novas tendências do mercado ou anseios da empresa.
Esse processo pode resultar no alcance de novos consumidores, especialmente, quando a ideia é ampliar o portfólio de produtos e/ou serviços. Além disso, contribui para o reposicionamento da marca, quando há o desejo de assumir novos valores institucionais. Pode ser benéfico em fusões de companhias e troca de gestão.
Para tanto é altamente recomendável contar com uma agência especializada, pois o trabalho exigirá profundo conhecimento em design, além de estudos que permitam uma reformulação eficiente. Isso significa preservar a essência, mas de uma forma inovadora.
O impacto do design de embalagens
O design de embalagens é outro serviço oferecido pelas agências especializadas e com alto potencial de agregar valor ao produto. Isso porque, dependendo da forma como elas são projetadas podem até se tornar desejo de consumo.
O design de uma embalagem vai além de um embrulho de papel ou uma caixa de papelão, por exemplo. Pode causar uma boa impressão no consumidor a ponto de influenciar sua decisão de compra. Diante da sua importância, é fundamental que profissionais altamente capacitados desenvolvam o projeto das embalagens.
Isso porque essa construção considera aspectos como estética, função e a sensação que se deseja causar no público. Por exemplo: se estamos falando de um negócio voltado para a comercialização de comidas saudáveis, provavelmente o consumidor espera uma embalagem simples, fácil de manusear e com o mínimo impacto ao meio ambiente, questão interligada a conceito de saúde.
Porque contratar uma agência de Design Gráfico
Já deve estar clara a importância em contratar uma agência de design gráfico. Mas, podemos dizer que esse serviço será fundamental para empresas que:
- Estão ingressando no mercado e precisam estabelecer sua presença;
- Desejam se reposicionar ou lançar uma nova linha de produtos e/ou serviços;
- Que ainda não possuem uma identidade visual a contento;
- Quererem ampliar o alcance de público;
- Pretendem ingressar em novos mercados ou até mesmo mudar de nicho; e
- Planejam um diferencial, como a elaboração de novas embalagens.
Acima apresentamos apenas alguns exemplos de benefícios, pois uma agência de design pode atuar de forma mais ampla e estratégica, colaborando com campanhas publicitárias e o plano de marketing da empresa.
Como você deve ter percebido uma agência de design gráfico pode ser indispensável em vários momentos da empresa. Nesse sentido é válido buscar no mercado as que possuem larga experiência no setor, assim como profissionais altamente capacitados e criativos para propor soluções eficientes e inovadoras. Os ganhos podem ser muitos como melhor presença de mercado, novos públicos e, claro, retorno financeiro.
Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre design gráfico entrando em contato com a dBriefing.